Contributo da realização dos trabalhos para casa na matemática, para as aprendizagens dos alunos no 1º ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4629 |
Resumo: | Este estudo para o relatório final enquadra-se no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como propósito, perceber se os trabalhos de casa de matemática influenciam a aprendizagem dos alunos nesta área, numa turma de 2º ano do Ensino Básico, no Centro Escolar de Santa Maria em Beja. A metodologia utilizada nesta investigação foi baseada num estudo de caso, de natureza qualitativa, recorrendo a entrevistas e registos de observações efetuadas. Os participantes desta investigação foram oito [8] alunos e a professora titular da turma. A investigação decorreu no ano letivo 2014/2015, na referida turma, onde decorreu a prática profissional da autora deste estudo. Os dados obtidos através da análise de conteúdo das entrevistas, ao conteúdo dos registos das observações efetuadas e da análise dos resultados da avaliação dos alunos em matemática, no 2º período, permitiu compreender se os TPC de matemática contribuíram para uma melhor aprendizagem dos alunos, nesta área. |
id |
RCAP_3400491d75adc70a3c544badc6c91b8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4629 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributo da realização dos trabalhos para casa na matemática, para as aprendizagens dos alunos no 1º ciclo do Ensino Básico1º ciclo do ensino básicoMatemáticaTrabalhos para casaAprendizagem da matemáticaEste estudo para o relatório final enquadra-se no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como propósito, perceber se os trabalhos de casa de matemática influenciam a aprendizagem dos alunos nesta área, numa turma de 2º ano do Ensino Básico, no Centro Escolar de Santa Maria em Beja. A metodologia utilizada nesta investigação foi baseada num estudo de caso, de natureza qualitativa, recorrendo a entrevistas e registos de observações efetuadas. Os participantes desta investigação foram oito [8] alunos e a professora titular da turma. A investigação decorreu no ano letivo 2014/2015, na referida turma, onde decorreu a prática profissional da autora deste estudo. Os dados obtidos através da análise de conteúdo das entrevistas, ao conteúdo dos registos das observações efetuadas e da análise dos resultados da avaliação dos alunos em matemática, no 2º período, permitiu compreender se os TPC de matemática contribuíram para uma melhor aprendizagem dos alunos, nesta área.2018-06-15T14:11:56Z2015-09-21T00:00:00Z2015-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4629TID:201855550porSalgado, Ana Rita Tapadasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:15:09Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4629Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:48.194130Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributo da realização dos trabalhos para casa na matemática, para as aprendizagens dos alunos no 1º ciclo do Ensino Básico |
title |
Contributo da realização dos trabalhos para casa na matemática, para as aprendizagens dos alunos no 1º ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Contributo da realização dos trabalhos para casa na matemática, para as aprendizagens dos alunos no 1º ciclo do Ensino Básico Salgado, Ana Rita Tapadas 1º ciclo do ensino básico Matemática Trabalhos para casa Aprendizagem da matemática |
title_short |
Contributo da realização dos trabalhos para casa na matemática, para as aprendizagens dos alunos no 1º ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Contributo da realização dos trabalhos para casa na matemática, para as aprendizagens dos alunos no 1º ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Contributo da realização dos trabalhos para casa na matemática, para as aprendizagens dos alunos no 1º ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Contributo da realização dos trabalhos para casa na matemática, para as aprendizagens dos alunos no 1º ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Contributo da realização dos trabalhos para casa na matemática, para as aprendizagens dos alunos no 1º ciclo do Ensino Básico |
author |
Salgado, Ana Rita Tapadas |
author_facet |
Salgado, Ana Rita Tapadas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salgado, Ana Rita Tapadas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
1º ciclo do ensino básico Matemática Trabalhos para casa Aprendizagem da matemática |
topic |
1º ciclo do ensino básico Matemática Trabalhos para casa Aprendizagem da matemática |
description |
Este estudo para o relatório final enquadra-se no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como propósito, perceber se os trabalhos de casa de matemática influenciam a aprendizagem dos alunos nesta área, numa turma de 2º ano do Ensino Básico, no Centro Escolar de Santa Maria em Beja. A metodologia utilizada nesta investigação foi baseada num estudo de caso, de natureza qualitativa, recorrendo a entrevistas e registos de observações efetuadas. Os participantes desta investigação foram oito [8] alunos e a professora titular da turma. A investigação decorreu no ano letivo 2014/2015, na referida turma, onde decorreu a prática profissional da autora deste estudo. Os dados obtidos através da análise de conteúdo das entrevistas, ao conteúdo dos registos das observações efetuadas e da análise dos resultados da avaliação dos alunos em matemática, no 2º período, permitiu compreender se os TPC de matemática contribuíram para uma melhor aprendizagem dos alunos, nesta área. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-21T00:00:00Z 2015-09-21 2018-06-15T14:11:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4629 TID:201855550 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4629 |
identifier_str_mv |
TID:201855550 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129861334237184 |