Contributo da realização dos trabalhos para casa na matemática, para as aprendizagens dos alunos no 1º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salgado, Ana Rita Tapadas
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4629
Resumo: Este estudo para o relatório final enquadra-se no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como propósito, perceber se os trabalhos de casa de matemática influenciam a aprendizagem dos alunos nesta área, numa turma de 2º ano do Ensino Básico, no Centro Escolar de Santa Maria em Beja. A metodologia utilizada nesta investigação foi baseada num estudo de caso, de natureza qualitativa, recorrendo a entrevistas e registos de observações efetuadas. Os participantes desta investigação foram oito [8] alunos e a professora titular da turma. A investigação decorreu no ano letivo 2014/2015, na referida turma, onde decorreu a prática profissional da autora deste estudo. Os dados obtidos através da análise de conteúdo das entrevistas, ao conteúdo dos registos das observações efetuadas e da análise dos resultados da avaliação dos alunos em matemática, no 2º período, permitiu compreender se os TPC de matemática contribuíram para uma melhor aprendizagem dos alunos, nesta área.
id RCAP_3400491d75adc70a3c544badc6c91b8e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4629
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributo da realização dos trabalhos para casa na matemática, para as aprendizagens dos alunos no 1º ciclo do Ensino Básico1º ciclo do ensino básicoMatemáticaTrabalhos para casaAprendizagem da matemáticaEste estudo para o relatório final enquadra-se no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como propósito, perceber se os trabalhos de casa de matemática influenciam a aprendizagem dos alunos nesta área, numa turma de 2º ano do Ensino Básico, no Centro Escolar de Santa Maria em Beja. A metodologia utilizada nesta investigação foi baseada num estudo de caso, de natureza qualitativa, recorrendo a entrevistas e registos de observações efetuadas. Os participantes desta investigação foram oito [8] alunos e a professora titular da turma. A investigação decorreu no ano letivo 2014/2015, na referida turma, onde decorreu a prática profissional da autora deste estudo. Os dados obtidos através da análise de conteúdo das entrevistas, ao conteúdo dos registos das observações efetuadas e da análise dos resultados da avaliação dos alunos em matemática, no 2º período, permitiu compreender se os TPC de matemática contribuíram para uma melhor aprendizagem dos alunos, nesta área.2018-06-15T14:11:56Z2015-09-21T00:00:00Z2015-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4629TID:201855550porSalgado, Ana Rita Tapadasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:15:09Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4629Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:48.194130Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributo da realização dos trabalhos para casa na matemática, para as aprendizagens dos alunos no 1º ciclo do Ensino Básico
title Contributo da realização dos trabalhos para casa na matemática, para as aprendizagens dos alunos no 1º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Contributo da realização dos trabalhos para casa na matemática, para as aprendizagens dos alunos no 1º ciclo do Ensino Básico
Salgado, Ana Rita Tapadas
1º ciclo do ensino básico
Matemática
Trabalhos para casa
Aprendizagem da matemática
title_short Contributo da realização dos trabalhos para casa na matemática, para as aprendizagens dos alunos no 1º ciclo do Ensino Básico
title_full Contributo da realização dos trabalhos para casa na matemática, para as aprendizagens dos alunos no 1º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Contributo da realização dos trabalhos para casa na matemática, para as aprendizagens dos alunos no 1º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Contributo da realização dos trabalhos para casa na matemática, para as aprendizagens dos alunos no 1º ciclo do Ensino Básico
title_sort Contributo da realização dos trabalhos para casa na matemática, para as aprendizagens dos alunos no 1º ciclo do Ensino Básico
author Salgado, Ana Rita Tapadas
author_facet Salgado, Ana Rita Tapadas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salgado, Ana Rita Tapadas
dc.subject.por.fl_str_mv 1º ciclo do ensino básico
Matemática
Trabalhos para casa
Aprendizagem da matemática
topic 1º ciclo do ensino básico
Matemática
Trabalhos para casa
Aprendizagem da matemática
description Este estudo para o relatório final enquadra-se no Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como propósito, perceber se os trabalhos de casa de matemática influenciam a aprendizagem dos alunos nesta área, numa turma de 2º ano do Ensino Básico, no Centro Escolar de Santa Maria em Beja. A metodologia utilizada nesta investigação foi baseada num estudo de caso, de natureza qualitativa, recorrendo a entrevistas e registos de observações efetuadas. Os participantes desta investigação foram oito [8] alunos e a professora titular da turma. A investigação decorreu no ano letivo 2014/2015, na referida turma, onde decorreu a prática profissional da autora deste estudo. Os dados obtidos através da análise de conteúdo das entrevistas, ao conteúdo dos registos das observações efetuadas e da análise dos resultados da avaliação dos alunos em matemática, no 2º período, permitiu compreender se os TPC de matemática contribuíram para uma melhor aprendizagem dos alunos, nesta área.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-21T00:00:00Z
2015-09-21
2018-06-15T14:11:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.12207/4629
TID:201855550
url http://hdl.handle.net/20.500.12207/4629
identifier_str_mv TID:201855550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129861334237184