Filosofia da Religião em Os Demónios de Dostoiévski
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/4168 |
Resumo: | O romance Os Demônios trata dos excessos da secularização em ética e pedagogia e indica que o esquecimento da categoria de santidade inviabiliza o discernimento em meio ao relativismo moral. A negatividade devastadora de seus personagens não são expressões de um mal abstrato e metafísico, ao contrário, são expressões vívidas e concretas ao longo do romance da perfeita liberdade da vontade humana. Na plenitude de tal liberdade a personalidade humana é dissolvida, a solidão se instala, a ligação entre os homens é cortada e a sociedade destruída.Trata-se de um brilhante insight do estado de perplexidade, declínio e inadequação da alma mutilada e espiritualmente impotente. Deslocado o centro da gravidade para a liberdade da vontade humana, emancipado das potências de Deus, os homens passam a voar pelo espaço. Uma síndrome cada vez mais crônica do homem moderno: descolado de sua tradição e constrangido aos referenciais humanos degenera e realiza o Nada. A consistência da Filosofia da Religião em Dostoiévski, que considera o mistério como constitutivo da condição humana, nos revela uma poderosa crítica religiosa aos desdobramentos do ateísmo moderno, assim como, uma valiosa contribuição no diálogo entre educação, religião e moral. |
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Filosofia da Religião em Os Demónios de DostoiévskiRELIGIÃOFILOSOFIA DA RELIGIÃOLITERATURA RUSSARELIGIONPHILOSOPHY OF RELIGIONRUSSIAN LITERATUREO romance Os Demônios trata dos excessos da secularização em ética e pedagogia e indica que o esquecimento da categoria de santidade inviabiliza o discernimento em meio ao relativismo moral. A negatividade devastadora de seus personagens não são expressões de um mal abstrato e metafísico, ao contrário, são expressões vívidas e concretas ao longo do romance da perfeita liberdade da vontade humana. Na plenitude de tal liberdade a personalidade humana é dissolvida, a solidão se instala, a ligação entre os homens é cortada e a sociedade destruída.Trata-se de um brilhante insight do estado de perplexidade, declínio e inadequação da alma mutilada e espiritualmente impotente. Deslocado o centro da gravidade para a liberdade da vontade humana, emancipado das potências de Deus, os homens passam a voar pelo espaço. Uma síndrome cada vez mais crônica do homem moderno: descolado de sua tradição e constrangido aos referenciais humanos degenera e realiza o Nada. A consistência da Filosofia da Religião em Dostoiévski, que considera o mistério como constitutivo da condição humana, nos revela uma poderosa crítica religiosa aos desdobramentos do ateísmo moderno, assim como, uma valiosa contribuição no diálogo entre educação, religião e moral.The novel The Devils treats the excesses of secularization in ethics and pedagogy and indicates that the forgetfulness of the holiness category renders useless the discernment amongst the moral relativism. The devastating negativity of its characters are not expressions of a metaphysical and abstract evil, on the opposite, they are vivid and concrete expressions on the perfect human free will. In the plenitude of such liberty, human personality is dissolved, the loneliness is installed, the connection between the men is chopped and the society destroyed. It’s about a brilliant state of perplexity insight, unsuitability and decline of the mutilated and spirituality impotent soul. Once the gravity center is relocated to the human liberty free will and the powers of God emancipated, men starts to fly along space. A growing chronic syndrome of the modern man: unstuck of their tradition and restrained to the human referential degenerates and accomplishes the Nothing. The consistency of Dostoyevsky’s Philosophy of the Religion, which considers mystery as a human constituent condition, reveals us a powerful religious criticism to the implications of the modern atheism, as well as, a valuable contribution in the dialogue between education, religion and moral.Edições Universitárias Lusófonas2013-11-17T11:26:13Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/4168por1646-1630Sakamoto, Jacquelineinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:51Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/4168Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:43.864577Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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