Acesso à educação para a igualdade de género : o projeto da empresa Mozambikes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/29780 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Desenvolvimento e Cooperação Internacional |
id |
RCAP_340ad7d3373cd57a1b1a68f297c69fe7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/29780 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Acesso à educação para a igualdade de género : o projeto da empresa MozambikesGéneroEducaçãoMoçambiqueMulheresRaparigasDesenvolvimentoGenderEducationMozambiqueWomenGirlsDevelopmentMestrado Bolonha em Desenvolvimento e Cooperação InternacionalA presente dissertação reconhece a desigualdade de género como um desafio global persistente e destaca o contexto de Moçambique como o ponto central da investigação. A estrutura do trabalho é delineada por capítulos-chave que abordam o quadro político e normativo em Moçambique, as barreiras à igualdade de género, com foco no acesso à educação. O principal objetivo do estudo passa por verificar o impacto do uso da bicicleta no acesso à educação por parte das alunas moçambicanas. Com o intuito de responder a esta questão, foram conduzidas entrevistas a alunas que rececionaram uma bicicleta por parte da empresa Mozambikes, tendo procedido à respetiva análise de conteúdo. Este estudo tem o potencial para contribuir para a compreensão das implicações no acesso à educação para uma maior igualdade de género em Moçambique, especificamente através do uso da bicicleta. As entrevistas realizadas às alunas apresentam dados valiosos sobre os efeitos tangíveis do projeto nas suas vidas e nas oportunidades educacionais.The present dissertation acknowledges gender inequality as a persistent global challenge and highlights the context of Mozambique as the central focus of the research. The structure of the work is outlined by key chapters that address the political and normative framework in Mozambique, the barriers to gender equality, focusing the access to education. The main objective of the study is to assess the impact of bicycle usage to access education for Mozambican female students. To address this question, interviews were conducted with female students who received bicycles from the company Mozambikes, and their content analysis was carried out. This study has the potential to contribute to the understanding of the implications in education for gender equality in Mozambique, specifically using bicycles. The interviews conducted with the female students provide valuable data on the tangible effects of the project on their lives and educational opportunities.Instituto Superior de Economia e GestãoCasaca, Sara FalcãoRepositório da Universidade de LisboaBastos, Joana Sílvia Neto Cerqueira2024-01-11T15:07:40Z2023-102023-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29780porBastos, Joana Sílvia Neto Cerqueira (2023). “Acesso à educação para a igualdade de género : o projeto da empresa Mozambikes”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T01:32:26Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29780Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:40:28.687604Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Acesso à educação para a igualdade de género : o projeto da empresa Mozambikes |
title |
Acesso à educação para a igualdade de género : o projeto da empresa Mozambikes |
spellingShingle |
Acesso à educação para a igualdade de género : o projeto da empresa Mozambikes Bastos, Joana Sílvia Neto Cerqueira Género Educação Moçambique Mulheres Raparigas Desenvolvimento Gender Education Mozambique Women Girls Development |
title_short |
Acesso à educação para a igualdade de género : o projeto da empresa Mozambikes |
title_full |
Acesso à educação para a igualdade de género : o projeto da empresa Mozambikes |
title_fullStr |
Acesso à educação para a igualdade de género : o projeto da empresa Mozambikes |
title_full_unstemmed |
Acesso à educação para a igualdade de género : o projeto da empresa Mozambikes |
title_sort |
Acesso à educação para a igualdade de género : o projeto da empresa Mozambikes |
author |
Bastos, Joana Sílvia Neto Cerqueira |
author_facet |
Bastos, Joana Sílvia Neto Cerqueira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Casaca, Sara Falcão Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos, Joana Sílvia Neto Cerqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Género Educação Moçambique Mulheres Raparigas Desenvolvimento Gender Education Mozambique Women Girls Development |
topic |
Género Educação Moçambique Mulheres Raparigas Desenvolvimento Gender Education Mozambique Women Girls Development |
description |
Mestrado Bolonha em Desenvolvimento e Cooperação Internacional |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10 2023-10-01T00:00:00Z 2024-01-11T15:07:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/29780 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/29780 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Bastos, Joana Sílvia Neto Cerqueira (2023). “Acesso à educação para a igualdade de género : o projeto da empresa Mozambikes”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136894388273152 |