O processamento sensorial e a sua relação com o desempenho escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/7347 |
Resumo: | O estudo pretende verificar se existe relação entre o processamento sensorial e o desempenho escolar. Constituiu-se uma amostra de 47 sujeitos que frequentavam o 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Aplicou-se a Sensory Processing Measure (SPM) - Forma Casa e Forma Sala de Aula e a Bateria de Aptidões para a Aprendizagem Escolar (BAPAE), relacionando-as com as avaliações escolares. Observaram-se mais problemas no “Planeamento e Ideias” no contexto sala de aula do que em casa. Os resultados nas dimensões da BAPAE foram superiores, comparativamente com os valores de referência. Verifica-se uma correlação significativa, para p < 0,05, negativa entre a “Visão” da SPM - Forma Sala de Aula e os “Conceitos Quantitativos” da BAPAE (RPearson = 0,301, p = 0,039), o que significa que quanto maiores os resultados no item “Visão”, o que corresponde a um pior resultado, menores são os desempenhos na BAPAE. Confirma-se que existe relação entre o processamento sensorial e o desempenho escolar, verificando-se que quanto maior é o score nas dimensões da SPM descritas, mais baixas são as notas nas disciplinas. |
id |
RCAP_341a5044c562ad4246613f07ffd51f23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7347 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O processamento sensorial e a sua relação com o desempenho escolarProcessamento SensorialDesempenho EscolarCriançasO estudo pretende verificar se existe relação entre o processamento sensorial e o desempenho escolar. Constituiu-se uma amostra de 47 sujeitos que frequentavam o 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Aplicou-se a Sensory Processing Measure (SPM) - Forma Casa e Forma Sala de Aula e a Bateria de Aptidões para a Aprendizagem Escolar (BAPAE), relacionando-as com as avaliações escolares. Observaram-se mais problemas no “Planeamento e Ideias” no contexto sala de aula do que em casa. Os resultados nas dimensões da BAPAE foram superiores, comparativamente com os valores de referência. Verifica-se uma correlação significativa, para p < 0,05, negativa entre a “Visão” da SPM - Forma Sala de Aula e os “Conceitos Quantitativos” da BAPAE (RPearson = 0,301, p = 0,039), o que significa que quanto maiores os resultados no item “Visão”, o que corresponde a um pior resultado, menores são os desempenhos na BAPAE. Confirma-se que existe relação entre o processamento sensorial e o desempenho escolar, verificando-se que quanto maior é o score nas dimensões da SPM descritas, mais baixas são as notas nas disciplinas.Centro de Investigação em Educação Universidade do MinhoIC-OnlineHenriques, Andreia SimãoSilva, Cláudia Sofia Góis RibeiroReis, Helena Isabel da Silva2022-07-07T12:19:34Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/7347porReis, H., Henriques, A. S. ., & Ribeiro Silva, C. S. G. . (2022). O processamento sensorial e a sua relação com o desempenho escolar. Revista Portuguesa de Educação, 35(1), 150–166. https://doi.org/10.21814/rpe.207640871-918710.21814/rpe.20764info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:54:57Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/7347Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:50:20.049963Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processamento sensorial e a sua relação com o desempenho escolar |
title |
O processamento sensorial e a sua relação com o desempenho escolar |
spellingShingle |
O processamento sensorial e a sua relação com o desempenho escolar Henriques, Andreia Simão Processamento Sensorial Desempenho Escolar Crianças |
title_short |
O processamento sensorial e a sua relação com o desempenho escolar |
title_full |
O processamento sensorial e a sua relação com o desempenho escolar |
title_fullStr |
O processamento sensorial e a sua relação com o desempenho escolar |
title_full_unstemmed |
O processamento sensorial e a sua relação com o desempenho escolar |
title_sort |
O processamento sensorial e a sua relação com o desempenho escolar |
author |
Henriques, Andreia Simão |
author_facet |
Henriques, Andreia Simão Silva, Cláudia Sofia Góis Ribeiro Reis, Helena Isabel da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Cláudia Sofia Góis Ribeiro Reis, Helena Isabel da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henriques, Andreia Simão Silva, Cláudia Sofia Góis Ribeiro Reis, Helena Isabel da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processamento Sensorial Desempenho Escolar Crianças |
topic |
Processamento Sensorial Desempenho Escolar Crianças |
description |
O estudo pretende verificar se existe relação entre o processamento sensorial e o desempenho escolar. Constituiu-se uma amostra de 47 sujeitos que frequentavam o 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Aplicou-se a Sensory Processing Measure (SPM) - Forma Casa e Forma Sala de Aula e a Bateria de Aptidões para a Aprendizagem Escolar (BAPAE), relacionando-as com as avaliações escolares. Observaram-se mais problemas no “Planeamento e Ideias” no contexto sala de aula do que em casa. Os resultados nas dimensões da BAPAE foram superiores, comparativamente com os valores de referência. Verifica-se uma correlação significativa, para p < 0,05, negativa entre a “Visão” da SPM - Forma Sala de Aula e os “Conceitos Quantitativos” da BAPAE (RPearson = 0,301, p = 0,039), o que significa que quanto maiores os resultados no item “Visão”, o que corresponde a um pior resultado, menores são os desempenhos na BAPAE. Confirma-se que existe relação entre o processamento sensorial e o desempenho escolar, verificando-se que quanto maior é o score nas dimensões da SPM descritas, mais baixas são as notas nas disciplinas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-07T12:19:34Z 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/7347 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/7347 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Reis, H., Henriques, A. S. ., & Ribeiro Silva, C. S. G. . (2022). O processamento sensorial e a sua relação com o desempenho escolar. Revista Portuguesa de Educação, 35(1), 150–166. https://doi.org/10.21814/rpe.20764 0871-9187 10.21814/rpe.20764 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136995594731520 |