Game for Cyber Crime Prevention
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/7824 |
Resumo: | Technologies are increasingly becoming a part of the daily lives of younger generations and with no supervised usage of these technologies, teenagers are exposed to various threats. To create awareness in the youth, an educational game about cyber-security was designed and a game prototype was created. The game designed was a detective game, where the player takes the role of a detective to investigate a cyber-crime and to solve the case the player must play several mini-games. Each mini-game has a specific thematic about cyber-security, for example, sharing information in social networks, phishing and the importance of creating strong passwords. In these mini-games the player makes decisions and learn based on that. This prototype was tested by teenagers and there was an improvement of their cyber-security knowledge. A cyber-security educational game may grow cyber-security awareness in younger generations. |
id |
RCAP_341abc05778dead0222dd78b80baa4d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7824 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Game for Cyber Crime PreventionBlenderCyber Crime PreventionCyber SecurityCyber Security LearningDetective GameGame DesignGame DevelopmentGame PrototypeMinigamesPassword SecurityPhishingRansomwareSmartphone Educational VideogameSocial Network Secure UsageUnityDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaTechnologies are increasingly becoming a part of the daily lives of younger generations and with no supervised usage of these technologies, teenagers are exposed to various threats. To create awareness in the youth, an educational game about cyber-security was designed and a game prototype was created. The game designed was a detective game, where the player takes the role of a detective to investigate a cyber-crime and to solve the case the player must play several mini-games. Each mini-game has a specific thematic about cyber-security, for example, sharing information in social networks, phishing and the importance of creating strong passwords. In these mini-games the player makes decisions and learn based on that. This prototype was tested by teenagers and there was an improvement of their cyber-security knowledge. A cyber-security educational game may grow cyber-security awareness in younger generations.Este resumo alargado tem como objetivo apresentar o conteúdo deste relatório de uma forma detalhada em Língua Portuguesa, visto que o documento está escrito na Língua Inglesa. Introdução No primeiro capítulo do relatório é apresentado um resumo do projeto através do seu enquadramento e da discussão da motivação por detrás da escolha do mesmo. Na introdução são apontados os objetivos do projeto, a metodologia utilizada, e os resultados esperados. Equadramento, Motivação e Objectivos Atualmente, as tecnologias fazem cada vez mais parte do quotidiano das gerações mais novas da sociedade. Desde bastante novas, as crianças vão tendo contacto com aparelhos como smartphones ou tablets e o mundo virtual, nomeadamente a Internet. Chegando à adolescência, estes jovens têm uma vida virtual ativa através dos seus computadores e telemóveis e, muitas vezes, esta não é acompanhada pelos pais (até porque muitos destes não acompanham os avanços tecnológicos). Assim sendo, estes adolescentes estão expostos a várias ameaças informáticas através dos seus dispositivos. Para educar estes jovens, alertando-os dos riscos que podem correr com os seus smartphones e na Internet, existem várias organizações e projetos que se focam na cyber-segurança, bem como em alertar os pais e educadores dos mesmos. De modo a suportar as ações pedagógicas sobre cyber-segurança tomadas por este tipo de organizações ou por educadores, pretendeu-se o design e o desenvolvimento de um videojogo direcionado para jovens que aborde as ameaças informáticas a que estes estão expostos e que fomente neles uma melhor conduta online. O objetivo principal deste projeto foi desenhar e desenvolver um protótipo de videojogo para smartphone que atente em instruir bons hábitos de cyber-segurança nos jovens e que chame a atenção para os riscos online. Este protótipo servirá como suporte para um conceito de um jogo completo que permita que jovens jogadores consigam, sozinhos, assumir ações responsáveis na Internet. [...]Silva, Frutuoso Gomes Mendes daInácio, Pedro Ricardo MoraisuBibliorumLopes, Inês Gonçalves Fatelo2019-12-13T16:46:04Z2017-11-242017-10-22017-11-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/7824TID:202333841enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:47:27Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7824Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:48:15.604488Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Game for Cyber Crime Prevention |
title |
Game for Cyber Crime Prevention |
spellingShingle |
Game for Cyber Crime Prevention Lopes, Inês Gonçalves Fatelo Blender Cyber Crime Prevention Cyber Security Cyber Security Learning Detective Game Game Design Game Development Game Prototype Minigames Password Security Phishing Ransomware Smartphone Educational Videogame Social Network Secure Usage Unity Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
title_short |
Game for Cyber Crime Prevention |
title_full |
Game for Cyber Crime Prevention |
title_fullStr |
Game for Cyber Crime Prevention |
title_full_unstemmed |
Game for Cyber Crime Prevention |
title_sort |
Game for Cyber Crime Prevention |
author |
Lopes, Inês Gonçalves Fatelo |
author_facet |
Lopes, Inês Gonçalves Fatelo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Frutuoso Gomes Mendes da Inácio, Pedro Ricardo Morais uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Inês Gonçalves Fatelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blender Cyber Crime Prevention Cyber Security Cyber Security Learning Detective Game Game Design Game Development Game Prototype Minigames Password Security Phishing Ransomware Smartphone Educational Videogame Social Network Secure Usage Unity Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
topic |
Blender Cyber Crime Prevention Cyber Security Cyber Security Learning Detective Game Game Design Game Development Game Prototype Minigames Password Security Phishing Ransomware Smartphone Educational Videogame Social Network Secure Usage Unity Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
description |
Technologies are increasingly becoming a part of the daily lives of younger generations and with no supervised usage of these technologies, teenagers are exposed to various threats. To create awareness in the youth, an educational game about cyber-security was designed and a game prototype was created. The game designed was a detective game, where the player takes the role of a detective to investigate a cyber-crime and to solve the case the player must play several mini-games. Each mini-game has a specific thematic about cyber-security, for example, sharing information in social networks, phishing and the importance of creating strong passwords. In these mini-games the player makes decisions and learn based on that. This prototype was tested by teenagers and there was an improvement of their cyber-security knowledge. A cyber-security educational game may grow cyber-security awareness in younger generations. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-24 2017-10-2 2017-11-24T00:00:00Z 2019-12-13T16:46:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/7824 TID:202333841 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/7824 |
identifier_str_mv |
TID:202333841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136376833179648 |