Atitudes dos professores na inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais nas atividades artísticas extraescolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Marília do Carmo Almeida
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/6861
Resumo: Entendendo a Escola Inclusiva como promotora do equilíbrio de oportunidades de aprendizagem para todas as crianças e considerando que as instituições de ensino deverão ajustar-se às problemáticas e necessidades das mesmas, pretende-se com este estudo, aferir as atitudes, fragilidades e necessidades dos docentes participantes neste âmbito, verificando de que forma é possível superar as lacunas existentes. Para o efeito, realizou-se uma investigação de cariz Qualitativo. A recolha de dados foi realizada através de dois Focus Group no qual participaram dez docentes (cinco em cada grupo). Estes grupos foram constituídos por professores das áreas da Música, do Teatro e da Dança, que têm ou já tiveram contacto com crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Aos dados obtidos foi realizada uma análise de conteúdo, e conclui-se que os docentes valorizam a inclusão, existindo mais-valias tanto para as crianças com NEE, como para as que não as têm, sendo que as maiores fragilidades surgem com a necessidade de um acompanhamento por um docente formado na área da Educação Especial. É referido ainda pelos participantes como fragilidade, a falta de formação. Esta formação refere-se tanto à inicial como à contínua, através da qual, na sua opinião, obteriam conhecimentos para lidar com as inseguranças e dificuldades. Face a estes resultados propõe-se a realização de uma ação de formação para que os docentes possam adquirir conhecimentos e competências pedagógicas que resultem na mudança de atitudes e de práticas educativas. Deste modo, espera-se que os docentes em causa possam estar mais bem preparados para assumirem um papel determinante na promoção de uma educação inclusiva, ao nível das artes.
id RCAP_341f0ba1757ae007face5157608a029f
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/6861
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atitudes dos professores na inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais nas atividades artísticas extraescolaresInclusãoArtesEducaçãoAtitudesFragilidadesNecessidadesInclusionArtsEducationAttitudesFragilitiesNeedsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEntendendo a Escola Inclusiva como promotora do equilíbrio de oportunidades de aprendizagem para todas as crianças e considerando que as instituições de ensino deverão ajustar-se às problemáticas e necessidades das mesmas, pretende-se com este estudo, aferir as atitudes, fragilidades e necessidades dos docentes participantes neste âmbito, verificando de que forma é possível superar as lacunas existentes. Para o efeito, realizou-se uma investigação de cariz Qualitativo. A recolha de dados foi realizada através de dois Focus Group no qual participaram dez docentes (cinco em cada grupo). Estes grupos foram constituídos por professores das áreas da Música, do Teatro e da Dança, que têm ou já tiveram contacto com crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Aos dados obtidos foi realizada uma análise de conteúdo, e conclui-se que os docentes valorizam a inclusão, existindo mais-valias tanto para as crianças com NEE, como para as que não as têm, sendo que as maiores fragilidades surgem com a necessidade de um acompanhamento por um docente formado na área da Educação Especial. É referido ainda pelos participantes como fragilidade, a falta de formação. Esta formação refere-se tanto à inicial como à contínua, através da qual, na sua opinião, obteriam conhecimentos para lidar com as inseguranças e dificuldades. Face a estes resultados propõe-se a realização de uma ação de formação para que os docentes possam adquirir conhecimentos e competências pedagógicas que resultem na mudança de atitudes e de práticas educativas. Deste modo, espera-se que os docentes em causa possam estar mais bem preparados para assumirem um papel determinante na promoção de uma educação inclusiva, ao nível das artes.Understanding the Inclusive School as a promoter of the balance of learning opportunities for all children and that educational institutions should adjust to the problems and needs of these, it is intended with this study to assess the attitudes, weaknesses and needs of the participating teachers in this context, by checking how the existing gaps can be overcome. For this purpose, a qualitative investigation was carried out. The data collection was carried out through two Focus Group in which 10 teachers participated (5 in each group). These groups were made up of teachers from the areas of Music, Theater and Dance, who have or have had contact with children with special educational needs (SEN). To the data obtained, a content analysis was performed, and it was concluded that the teachers value inclusion, adding value to both children with SEN and to those who do not, and the greatest fragilities arise with the need to an accompaniment by a teacher trained in the area of Special Education. It is also mentioned by the participants as fragility, lack of training. This training refers to both the initial and the continuing, through which, in his opinion, they would obtain knowledge to deal with the insecurities and difficulties. In view of these results, it is proposed to carry out a training action so that teachers can acquire pedagogical knowledge and skills that result in a change in attitudes and educational practices. It is hoped, therefore, that the teachers concerned may be better prepared to play a leading role in promoting inclusive education at the arts level.Coelho, FátimaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaRodrigues, Marília do Carmo Almeida2018-07-27T08:16:57Z2018-06-26T00:00:00Z2018-06-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6861porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:06:14Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6861Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:45.718993Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atitudes dos professores na inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais nas atividades artísticas extraescolares
title Atitudes dos professores na inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais nas atividades artísticas extraescolares
spellingShingle Atitudes dos professores na inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais nas atividades artísticas extraescolares
Rodrigues, Marília do Carmo Almeida
Inclusão
Artes
Educação
Atitudes
Fragilidades
Necessidades
Inclusion
Arts
Education
Attitudes
Fragilities
Needs
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Atitudes dos professores na inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais nas atividades artísticas extraescolares
title_full Atitudes dos professores na inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais nas atividades artísticas extraescolares
title_fullStr Atitudes dos professores na inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais nas atividades artísticas extraescolares
title_full_unstemmed Atitudes dos professores na inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais nas atividades artísticas extraescolares
title_sort Atitudes dos professores na inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais nas atividades artísticas extraescolares
author Rodrigues, Marília do Carmo Almeida
author_facet Rodrigues, Marília do Carmo Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Fátima
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Marília do Carmo Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Artes
Educação
Atitudes
Fragilidades
Necessidades
Inclusion
Arts
Education
Attitudes
Fragilities
Needs
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Inclusão
Artes
Educação
Atitudes
Fragilidades
Necessidades
Inclusion
Arts
Education
Attitudes
Fragilities
Needs
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Entendendo a Escola Inclusiva como promotora do equilíbrio de oportunidades de aprendizagem para todas as crianças e considerando que as instituições de ensino deverão ajustar-se às problemáticas e necessidades das mesmas, pretende-se com este estudo, aferir as atitudes, fragilidades e necessidades dos docentes participantes neste âmbito, verificando de que forma é possível superar as lacunas existentes. Para o efeito, realizou-se uma investigação de cariz Qualitativo. A recolha de dados foi realizada através de dois Focus Group no qual participaram dez docentes (cinco em cada grupo). Estes grupos foram constituídos por professores das áreas da Música, do Teatro e da Dança, que têm ou já tiveram contacto com crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Aos dados obtidos foi realizada uma análise de conteúdo, e conclui-se que os docentes valorizam a inclusão, existindo mais-valias tanto para as crianças com NEE, como para as que não as têm, sendo que as maiores fragilidades surgem com a necessidade de um acompanhamento por um docente formado na área da Educação Especial. É referido ainda pelos participantes como fragilidade, a falta de formação. Esta formação refere-se tanto à inicial como à contínua, através da qual, na sua opinião, obteriam conhecimentos para lidar com as inseguranças e dificuldades. Face a estes resultados propõe-se a realização de uma ação de formação para que os docentes possam adquirir conhecimentos e competências pedagógicas que resultem na mudança de atitudes e de práticas educativas. Deste modo, espera-se que os docentes em causa possam estar mais bem preparados para assumirem um papel determinante na promoção de uma educação inclusiva, ao nível das artes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-27T08:16:57Z
2018-06-26T00:00:00Z
2018-06-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/6861
url http://hdl.handle.net/10284/6861
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130303880495104