Iluminação natural em salas de aula: caso de estudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Gonçalo Nuno Meira de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/97160
Resumo: Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil na especialidade de Construções, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
id RCAP_342ac4981ba096a348775449631678a4
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/97160
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Iluminação natural em salas de aula: caso de estudoIluminação naturaledifíciossalas de aulasimulaçãoDesignBuilderestudo paramétricoDaylighting, buildingsclassroomssimulationDesignBuilderparametric studyDissertação de Mestrado em Engenharia Civil na especialidade de Construções, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.Um dos grandes desafios deste milénio passa por encontrar práticas sustentáveis que possam contribuir para a melhoria das condições ambientais, de modo a garantir uma maior qualidade de vida para os habitantes do planeta. Também na área da construção civil é possível encontrar formas sustentáveis que ajudem a reduzir a pegada ecológica desta importante atividade. A iluminação natural apresenta-se como uma forma de aproveitamento dos recursos naturais que, quando bem aplicada aos edifícios, pode trazer grandes benefícios ao meio ambiente e aos seus ocupantes. As vantagens desta técnica passam por garantir um bom conforto visual nas diferentes zonas dos edifícios, não deixando de parte a sustentabilidade e eficiência energética dos mesmos. Ao mesmo tempo, a luz natural contribui para a saúde e o bem-estar físico das pessoas. No entanto, é importante avaliar as diferentes estratégias de iluminação natural a aplicar a um edifício, ainda em fase de projeto, de modo a que se adotem as soluções mais apropriadas. Com este estudo pretende-se avaliar os aspetos qualitativos e quantitativos da iluminação natural em salas de aula. Para tal, recorreu-se à modelação virtual de uma sala de aula de referência no software DesignBuilder para simular as condições de iluminação natural e avaliar a iluminância e o fator de luz do dia (FLD), sendo estes valores confrontados com as recomendações da norma EN 12464-1:2011. No final é feito um estudo paramétrico onde é analisada a influência de uma claraboia e de uma pala, de diferentes tipos de vidro, das diferentes cores dos revestimentos interiores e dos tipos de céu na distribuição da iluminação natural na sala de aula de referência.One of the great challenges of this millennium is to find sustainable practices that can contribute to the improvement of the environmental conditions in order to ensure a higher quality of life for the inhabitants of the planet. In the construction sector it is also possible to find sustainable ways to help reduce the ecological footprint of this important activity. Daylighting is presented as a form of exploitation of natural resources that, if well applied to the buildings, can bring great benefits to the environment and its occupants. The advantages of this technique can ensure good visual comfort in the different areas of the buildings, without leaving aside the sustainability and energy efficiency. At the same time, natural light contributes to the health and physical well-being of the individuals. However, it is important to evaluate the different daylighting strategies to be applied to a building, in design phase, in order to adopt the most suitable solutions. This study aims to assess the qualitative and quantitative aspects of natural lighting in classrooms. For this, was used the virtual modelling of a reference classroom in DesignBuilder software to simulate natural lighting conditions and evaluate the illuminances and daylight factor (FLD), comparing these parameters with the standard recommendations EN 12464-1: 2011. At the end it was done a parametric study where it is analysed the influence of a skylight and a shading device (overhang), different types of glass, different colours in the materials, different sky model (clear sky) in the daylighting distribution in the classroom.2016-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97160http://hdl.handle.net/10316/97160porOliveira, Gonçalo Nuno Meira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:28:50Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97160Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:15.693711Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Iluminação natural em salas de aula: caso de estudo
title Iluminação natural em salas de aula: caso de estudo
spellingShingle Iluminação natural em salas de aula: caso de estudo
Oliveira, Gonçalo Nuno Meira de
Iluminação natural
edifícios
salas de aula
simulação
DesignBuilder
estudo paramétrico
Daylighting, buildings
classrooms
simulation
DesignBuilder
parametric study
title_short Iluminação natural em salas de aula: caso de estudo
title_full Iluminação natural em salas de aula: caso de estudo
title_fullStr Iluminação natural em salas de aula: caso de estudo
title_full_unstemmed Iluminação natural em salas de aula: caso de estudo
title_sort Iluminação natural em salas de aula: caso de estudo
author Oliveira, Gonçalo Nuno Meira de
author_facet Oliveira, Gonçalo Nuno Meira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Gonçalo Nuno Meira de
dc.subject.por.fl_str_mv Iluminação natural
edifícios
salas de aula
simulação
DesignBuilder
estudo paramétrico
Daylighting, buildings
classrooms
simulation
DesignBuilder
parametric study
topic Iluminação natural
edifícios
salas de aula
simulação
DesignBuilder
estudo paramétrico
Daylighting, buildings
classrooms
simulation
DesignBuilder
parametric study
description Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil na especialidade de Construções, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/97160
http://hdl.handle.net/10316/97160
url http://hdl.handle.net/10316/97160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134050023112704