Plataforma e-learning da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e Hospital de Faro : análise de acessibilidade web, da arquitetura de informação e usabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dominguinhos, Nuno
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/29613
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Tecnologias e Metodologias em E-learning), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Faculdade de Ciências, 2016
id RCAP_342beaa532b789670c55ba5269fce344
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/29613
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plataforma e-learning da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e Hospital de Faro : análise de acessibilidade web, da arquitetura de informação e usabilidadeWebPlataformasE-learningUsabilidadeTeses de mestrado - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Tecnologias e Metodologias em E-learning), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Faculdade de Ciências, 2016A sociedade do século XXI encontra-se intimamente ligada às Tecnologias de In-formação e Comunicação, que permitem a criação de conhecimento “através de um cli-que”. Para acompanharem esta globalização, as organizações na área da saúde começa-ram a implementar plataformas e-Learning para que seja possível qualificar e requalifi-car os seus ativos sem barreiras de tempo e espaço. Este novo paradigma exige que con-ceitos como a Acessibilidade Web, a Arquitetura de Informação e a Usabilidade sejam incorporados no ciclo de implementação destas plataformas, de forma a assegurar uma melhor interação com os utilizadores. Este estudo foca a análise das plataformas e-Learning da Escola Superior de Tec-nologias da Saúde de Lisboa e do Hospital de Faro (Moodle e Dokeos), sendo preocu-pação primária a avaliação do grau de eficiência, eficácia e satisfação dos utilizadores. Na primeira fase do estudo, foi feito um levantamento da Acessibilidade Web através da ferramenta AccessMonitor e das heurísticas de Rosenfeld para a Arquitetura de Informação, e de Nielsen e Tahir para a Usabilidade. Numa segunda fase foi feita uma interseção das heurísticas com maior ocorrência nas duas plataformas para o curso homólogo de radiologia. Por último, foram desenhadas tarefas com base no resultado da avaliação heurística, tendo sido aplicado um questionário e o protocolo “Think Aloud” aos participantes que representam o público-alvo e com utilizadores finais da Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa. A partir dos resultados obtidos, foram delineadas recomendações e propostas de solução face aos constrangimentos detetados. O estudo é particularmente pertinente por permitir comparar o número de proble-mas detetados pelo avaliador heurístico comparativamente com o resultado das intera-ções dos utilizadores, de modo a restruturar os interfaces existentes. A principal contri-buição passa por facultar uma abordagem integrada com os métodos em evidência, que permitiu apresentar um conjunto de boas práticas na implementação de plataformas e-Learning.The 21st Century society is closely linked to Information and Communication Technologies, which allow a creation of knowledge "through a click". To follow this pace, healthcare organizations started to implement e-Learning platforms so that it is possible to qualify and requalify their assets without barriers of time and space in order to ensure better interaction with users. This new paradigm requires that concepts such as Web Accessibility, Information Architecture and Usability are incorporated in the cycle of implementation of these platforms. This study focused on the analysis of the e-Learning platforms of the Escola Su-perior de Tecnologias da Saúde de Lisboa and the Hospital de Faro (Moodle and Doke-os), having as primary concern the evaluation of efficiency, effectiveness and user satis-faction. In the first phase of the study, a survey of the Web Accessibility through the Ac-cessMonitor tool, Rosenfeld's heuristics for Information Architecture, and Nielsen and Tahir for Usability was performed. In a second phase an intersection of the heuristics with greater occurrence in the two platforms for the homologous course of radiology was made. Finally the result of the heuristics evaluation, with a questionnaire and the protocol “Think Aloud” being applied to the participants who represent the public-target and final users of the Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa, allowed some tasks to be drawn based on it. From the obtained results, recommendations and pro-posals of solution were defined relative to the detected constraints The study is particularly relevant because it allows comparing the number of problems detected by the heuristic evaluator to the result of user interactions in order to restructure the existing interfaces. The main contribution is to provide an integrated approach with the methods in evidence, which allowed presenting a set of good practic-es in the implementation of e-Learning platforms.Duarte, Carlos Alberto Pacheco dos Anjos, 1972-Repositório da Universidade de LisboaDominguinhos, Nuno2017-11-07T11:57:58Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/29613TID:201698803porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:21:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/29613Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:31.679871Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plataforma e-learning da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e Hospital de Faro : análise de acessibilidade web, da arquitetura de informação e usabilidade
title Plataforma e-learning da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e Hospital de Faro : análise de acessibilidade web, da arquitetura de informação e usabilidade
spellingShingle Plataforma e-learning da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e Hospital de Faro : análise de acessibilidade web, da arquitetura de informação e usabilidade
Dominguinhos, Nuno
Web
Plataformas
E-learning
Usabilidade
Teses de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Plataforma e-learning da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e Hospital de Faro : análise de acessibilidade web, da arquitetura de informação e usabilidade
title_full Plataforma e-learning da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e Hospital de Faro : análise de acessibilidade web, da arquitetura de informação e usabilidade
title_fullStr Plataforma e-learning da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e Hospital de Faro : análise de acessibilidade web, da arquitetura de informação e usabilidade
title_full_unstemmed Plataforma e-learning da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e Hospital de Faro : análise de acessibilidade web, da arquitetura de informação e usabilidade
title_sort Plataforma e-learning da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e Hospital de Faro : análise de acessibilidade web, da arquitetura de informação e usabilidade
author Dominguinhos, Nuno
author_facet Dominguinhos, Nuno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Carlos Alberto Pacheco dos Anjos, 1972-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Dominguinhos, Nuno
dc.subject.por.fl_str_mv Web
Plataformas
E-learning
Usabilidade
Teses de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Web
Plataformas
E-learning
Usabilidade
Teses de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação (Tecnologias e Metodologias em E-learning), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Faculdade de Ciências, 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-11-07T11:57:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/29613
TID:201698803
url http://hdl.handle.net/10451/29613
identifier_str_mv TID:201698803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134377691578368