As vocalizações de bebés de 9 a 11 meses face à música e à linguagem : análise efectuada por juízes especializados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, António Vitorino Matias de Abreu
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/116308
Resumo: Tendo por tema o desenvolvimento de competências musicais a partir da observação das vocalizações de bebés, a presente dissertação insere-se no debate relativo à hipótese de uma competência musical diferenciada de outras competências humanas, entre elas, a linguagem verbal. Além disso, apoia-se nos dados obtidos por outros investigadores, os quais revelam a existência de respostas com carácter especificamente musical (Gordon, 2000b; Moog, 1976; Sloboda, 2000; Hargreaves, 2001). A abordagem adoptada neste estudo é de carácter experimental, apoiando-se no tratamento estatístico de uma amostra por meio de testes, de modo a salientar regularidades e relações. Assim, procurou-se saber se há respostas musicais diferenciadas das linguísticas num corpus de vocalizações produzidas por bebés dos 9 aos 11 meses na sequência de dois tipos de estímulo, o musical e o linguístico-verbal. Para tal, recorreu-se à avaliação das referidas vocalizações por dois grupos de juízes, cujas decisões foram depois sujeitas a testes de fiabilidade. Os resultados indicam que é possível encontrar alguma coerência entre juízes e considerar que há indícios que apontam para respostas musicais diferenciadas em relação a outros tipos de resposta, como sejam as linguísticas verbais. Paralelamente, foi identificado um problema que ainda não recebeu a devida atenção em psicologia do desenvolvimento musical, designadamente, ao nível da percepção das unidades musicais, por adultos. Desta forma, a dissertação aponta a necessidade de se explorarem também os critérios de identificação de características musicais e do seu funcionamento quer no contexto do desenvolvimento dos bebés quer no âmbito das representações mais estáveis da idade adulta.
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