Comunicação Digital na Organização de Grandes (Mega) Eventos Desportivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Rui Filipe Major
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6044
Resumo: O presente projeto tem como objetivo analisar a comunicação digital de grandes eventos desportivos Eventos Desportivos a nível mundial, fazendo uma comparação com outros três eventos a nível nacional. Pretende-se sugerir um projeto de comunicação, com indicação de um conjunto de indicadores a serem trabalhados nos websites das organizações de eventos desportivos, bem como compreender de que forma a comunicação digital é utilizada e como contribui para o melhoramento e eficácia da organização dos mesmos. Este projeto encontra-se dividido em cinco capítulos: introdução, revisão de literatura, metodologia, análise de resultados e conclusão. No primeiro capítulo, na introdução, é referida a pertinência do estudo, bem como o estado de arte do tema. O segundo capítulo incide na abordagem dos principais conceitos teóricos em estudo, a comunicação, a comunicação digital, os eventos desportivos e a organização dos eventos desportivos. No terceiro capítulo, é proposta uma grelha de análise de websites das organizações de eventos desportivos, construída com base no estado de arte e na revisão de literatura. Neste capítulo, é, também, descrita a metodologia utilizada no estudo empírico, os métodos de recolha e análise dos dados e a amostra utilizada. No quarto capítulo são apresentados os dados dos resultados da aplicação da grelha de análise proposta. O último capítulo visa apresentar as conclusões do estudo, discutindo os resultados e apresentando sugestões de pesquisas futuras. A análise dos dados mostra que houve uma evolução na disseminação dos conteúdos nos websites das organizações de eventos desportivos. Os websites analisados privilegiam disseminação de conteúdos informativos sobre os eventos passados, presentes e futuros. Há, no entanto, conteúdos que faltam, designadamente no que se refere à organização do evento. Este estudo traz um contributo para a academia e para a comunicação digital das entidades responsáveis pela organização de eventos desportivos.
id RCAP_344473c96645666ca2d83fbe9090c980
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6044
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação Digital na Organização de Grandes (Mega) Eventos DesportivosComunicaçãoComunicação DigitalDesportoOrganização de Eventos e Eventos DesportivosCommunicationDigital CommunicationSportOrganization of Events and Sports EventsO presente projeto tem como objetivo analisar a comunicação digital de grandes eventos desportivos Eventos Desportivos a nível mundial, fazendo uma comparação com outros três eventos a nível nacional. Pretende-se sugerir um projeto de comunicação, com indicação de um conjunto de indicadores a serem trabalhados nos websites das organizações de eventos desportivos, bem como compreender de que forma a comunicação digital é utilizada e como contribui para o melhoramento e eficácia da organização dos mesmos. Este projeto encontra-se dividido em cinco capítulos: introdução, revisão de literatura, metodologia, análise de resultados e conclusão. No primeiro capítulo, na introdução, é referida a pertinência do estudo, bem como o estado de arte do tema. O segundo capítulo incide na abordagem dos principais conceitos teóricos em estudo, a comunicação, a comunicação digital, os eventos desportivos e a organização dos eventos desportivos. No terceiro capítulo, é proposta uma grelha de análise de websites das organizações de eventos desportivos, construída com base no estado de arte e na revisão de literatura. Neste capítulo, é, também, descrita a metodologia utilizada no estudo empírico, os métodos de recolha e análise dos dados e a amostra utilizada. No quarto capítulo são apresentados os dados dos resultados da aplicação da grelha de análise proposta. O último capítulo visa apresentar as conclusões do estudo, discutindo os resultados e apresentando sugestões de pesquisas futuras. A análise dos dados mostra que houve uma evolução na disseminação dos conteúdos nos websites das organizações de eventos desportivos. Os websites analisados privilegiam disseminação de conteúdos informativos sobre os eventos passados, presentes e futuros. Há, no entanto, conteúdos que faltam, designadamente no que se refere à organização do evento. Este estudo traz um contributo para a academia e para a comunicação digital das entidades responsáveis pela organização de eventos desportivos.This project aims to analyze the digital communication of major sporting events and sports events worldwide, making a comparison with three other events at national level. It is intended to suggest a communication project, indicating a set of indicators to be worked on the websites of sports event organizations, as well as to understand how digital communication is used and how it contributes to the improvement and effectiveness of the organization of the same. This project is divided into five chapters: introduction, literature review, methodology, results analysis and conclusion. In the first chapter, in the introduction, the pertinence of the study as well as the state of the art of the subject is mentioned. The second chapter focuses on the main theoretical concepts in study, communication, digital communication, sporting events and the organization of sporting events. In the third chapter, a web-based analysis grid of sports event organizations, based on state of the art and literature review, is proposed. In this chapter, it is also described the methodology used in the empirical study, the methods of data collection and analysis and the sample used. In the fourth chapter the data of the results of the application of the proposed analysis grid are presented. The last chapter aims to present the conclusions of the study, discussing the results and presenting suggestions for future research. The data analysis shows that there has been an evolution in the dissemination of content on the websites of sports event organizations. The analyzed websites favor the dissemination of informative contents about past, present and future events. There are, however, missing contents, namely with regard to the organization of the event. This study makes a contribution to the academy and to the digital communication of the entities responsible for the organization of sporting events.Augusto, LuísaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuFerreira, Rui Filipe Major2019-12-18T09:15:09Z2019-04-052019-04-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6044TID:202345351porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:20Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6044Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:02.277986Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação Digital na Organização de Grandes (Mega) Eventos Desportivos
title Comunicação Digital na Organização de Grandes (Mega) Eventos Desportivos
spellingShingle Comunicação Digital na Organização de Grandes (Mega) Eventos Desportivos
Ferreira, Rui Filipe Major
Comunicação
Comunicação Digital
Desporto
Organização de Eventos e Eventos Desportivos
Communication
Digital Communication
Sport
Organization of Events and Sports Events
title_short Comunicação Digital na Organização de Grandes (Mega) Eventos Desportivos
title_full Comunicação Digital na Organização de Grandes (Mega) Eventos Desportivos
title_fullStr Comunicação Digital na Organização de Grandes (Mega) Eventos Desportivos
title_full_unstemmed Comunicação Digital na Organização de Grandes (Mega) Eventos Desportivos
title_sort Comunicação Digital na Organização de Grandes (Mega) Eventos Desportivos
author Ferreira, Rui Filipe Major
author_facet Ferreira, Rui Filipe Major
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Augusto, Luísa
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Rui Filipe Major
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Comunicação Digital
Desporto
Organização de Eventos e Eventos Desportivos
Communication
Digital Communication
Sport
Organization of Events and Sports Events
topic Comunicação
Comunicação Digital
Desporto
Organização de Eventos e Eventos Desportivos
Communication
Digital Communication
Sport
Organization of Events and Sports Events
description O presente projeto tem como objetivo analisar a comunicação digital de grandes eventos desportivos Eventos Desportivos a nível mundial, fazendo uma comparação com outros três eventos a nível nacional. Pretende-se sugerir um projeto de comunicação, com indicação de um conjunto de indicadores a serem trabalhados nos websites das organizações de eventos desportivos, bem como compreender de que forma a comunicação digital é utilizada e como contribui para o melhoramento e eficácia da organização dos mesmos. Este projeto encontra-se dividido em cinco capítulos: introdução, revisão de literatura, metodologia, análise de resultados e conclusão. No primeiro capítulo, na introdução, é referida a pertinência do estudo, bem como o estado de arte do tema. O segundo capítulo incide na abordagem dos principais conceitos teóricos em estudo, a comunicação, a comunicação digital, os eventos desportivos e a organização dos eventos desportivos. No terceiro capítulo, é proposta uma grelha de análise de websites das organizações de eventos desportivos, construída com base no estado de arte e na revisão de literatura. Neste capítulo, é, também, descrita a metodologia utilizada no estudo empírico, os métodos de recolha e análise dos dados e a amostra utilizada. No quarto capítulo são apresentados os dados dos resultados da aplicação da grelha de análise proposta. O último capítulo visa apresentar as conclusões do estudo, discutindo os resultados e apresentando sugestões de pesquisas futuras. A análise dos dados mostra que houve uma evolução na disseminação dos conteúdos nos websites das organizações de eventos desportivos. Os websites analisados privilegiam disseminação de conteúdos informativos sobre os eventos passados, presentes e futuros. Há, no entanto, conteúdos que faltam, designadamente no que se refere à organização do evento. Este estudo traz um contributo para a academia e para a comunicação digital das entidades responsáveis pela organização de eventos desportivos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-18T09:15:09Z
2019-04-05
2019-04-05T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/6044
TID:202345351
url http://hdl.handle.net/10400.19/6044
identifier_str_mv TID:202345351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130910498488320