Na rota das comunidades reflexivas : um estudo de caso no âmbito do departamento de português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cristina Cândida Lopes de Sousa Morais
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/22096
Resumo: A relação entre o desenvolvimento profissional docente e a reflexão na ação e sobre a ação prática tem sido referenciada por vários autores. De mero executor do currículo prescrito pelo Ministério, manietado por manuais escolares, o professor deverá assumir, hoje, o papel de investigador que reflete sobre as suas experiências de aprendizagem formais e informais, contribuindo para a qualidade do seu desempenho e consequente satisfação pessoal. Este processo contínuo de autoformação e crescimento ocorre em contextos formais que envolvem tanto a partilha e discussão de ideias acerca da prática de ensino como a reflexão centrada na sua praxis ou na dos seus colegas. Uma comunidade reflexiva de professores gera profissionais construtores e críticos que ousam experiências concretas, abordagens inovadoras nas suas aulas com reflexos significativos na motivação e nas aprendizagens dos alunos. Com efeito, a gestão da motivação é determinante para a formação de alunos criativos e comprometidos, e da mesma forma a manutenção de níveis motivacionais elevados favorece a qualidade do ensino aprendizagem. Neste processo bilateral, professores e alunos partilham responsabilidades e decisões em alternância democrática. O enquadramento teórico centra-se numa revisão da literatura sobre o professor reflexivo e na abordagem de um conjunto de conceitos dos quais se distinguem, o individualismo/isolamento na profissão docente, a metodologia tradicional em oposição à metodologia dialética e as culturas profissionais docentes. De igual modo, são abordados conceitos relativos à cultura de colaboração, colegialidade e cooperação, à construção da identidade profissional dos professores e à diversidade das tipologias de trabalho. O estudo empírico teve enfoque na fundamentação do desenho metodológico traçado a partir da natureza da investigação, ou seja, um estudo de caso. Seguem-se as conclusões e as respostas às questões investigativas postuladas. Neste sentido, foi possível identificar a gramática das práticas pedagógicas de um grupo de professoras de português, sustentadas pelas razões empíricas, motivos e perceções de cada uma. Não menos relevantes foram as informações recolhidas junto dos alunos, desta feita, baseadas nas interpretações individuais acerca das metodologias praticadas em sala de aula pelas respetivas professoras. A partir da investigação efetuada, acredita-se que o trabalho colaborativo associado a práticas sistemáticas de reflexão partilhada com alunos permite a reorientação da ação pedagógica. Este paradigma tem como finalidade formar cidadãos que sabem ser, que sabem estar, que gostam de aprender e, que, consequentemente, obtém melhores resultados, encontrando na escola momentos de felicidade.
id RCAP_345beca44f4ecf023a2dc9ef887f0e60
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22096
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Na rota das comunidades reflexivas : um estudo de caso no âmbito do departamento de portuguêsProfessores reflexivosTipologia de trabalhoPerceções dos alunosResultados escolaresReflective teachersWork typologyStudents’ perceptionsSchool resultsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA relação entre o desenvolvimento profissional docente e a reflexão na ação e sobre a ação prática tem sido referenciada por vários autores. De mero executor do currículo prescrito pelo Ministério, manietado por manuais escolares, o professor deverá assumir, hoje, o papel de investigador que reflete sobre as suas experiências de aprendizagem formais e informais, contribuindo para a qualidade do seu desempenho e consequente satisfação pessoal. Este processo contínuo de autoformação e crescimento ocorre em contextos formais que envolvem tanto a partilha e discussão de ideias acerca da prática de ensino como a reflexão centrada na sua praxis ou na dos seus colegas. Uma comunidade reflexiva de professores gera profissionais construtores e críticos que ousam experiências concretas, abordagens inovadoras nas suas aulas com reflexos significativos na motivação e nas aprendizagens dos alunos. Com efeito, a gestão da motivação é determinante para a formação de alunos criativos e comprometidos, e da mesma forma a manutenção de níveis motivacionais elevados favorece a qualidade do ensino aprendizagem. Neste processo bilateral, professores e alunos partilham responsabilidades e decisões em alternância democrática. O enquadramento teórico centra-se numa revisão da literatura sobre o professor reflexivo e na abordagem de um conjunto de conceitos dos quais se distinguem, o individualismo/isolamento na profissão docente, a metodologia tradicional em oposição à metodologia dialética e as culturas profissionais docentes. De igual modo, são abordados conceitos relativos à cultura de colaboração, colegialidade e cooperação, à construção da identidade profissional dos professores e à diversidade das tipologias de trabalho. O estudo empírico teve enfoque na fundamentação do desenho metodológico traçado a partir da natureza da investigação, ou seja, um estudo de caso. Seguem-se as conclusões e as respostas às questões investigativas postuladas. Neste sentido, foi possível identificar a gramática das práticas pedagógicas de um grupo de professoras de português, sustentadas pelas razões empíricas, motivos e perceções de cada uma. Não menos relevantes foram as informações recolhidas junto dos alunos, desta feita, baseadas nas interpretações individuais acerca das metodologias praticadas em sala de aula pelas respetivas professoras. A partir da investigação efetuada, acredita-se que o trabalho colaborativo associado a práticas sistemáticas de reflexão partilhada com alunos permite a reorientação da ação pedagógica. Este paradigma tem como finalidade formar cidadãos que sabem ser, que sabem estar, que gostam de aprender e, que, consequentemente, obtém melhores resultados, encontrando na escola momentos de felicidade.The relationship between the professional teacher development and the reflection on the action and about the practical action has been referenced by several authors. From mere performer of the curriculum imposed by the Ministry, overwhelmed by school books, today’s teachers must assume the role of a researcher that thinks about his/her formal and informal learning experiences, which will contribute to the quality of his / her performance and consequent personal satisfaction. This continuous process of self-formation and growth occurs in formal contexts that involve not only the sharing and the discussion of ideas about the teaching practice but also the reflection centred in his / her praxis or in their colleagues’ ones. A teachers’ reflective community generates critical professionals that dare concrete experiences and innovative approaches in their classrooms with significant reflections on the students’ motivation and learning. As a matter of fact, the management of motivation is of the utmost importance for the formation of creative and committed students as is the maintenance of high levels of motivation which ends up favouring the quality of the teaching learning process. In this bilateral process, teachers and students share responsibilities and decisions in democratic alternation. The theoretical framework focuses on a revision of the available literature on the reflective teacher as well as on the approach of a set of concepts, of which we pinpoint the individualism/isolation in the teaching profession, the traditional methodology as opposed to the dialectic methodology and the teaching professional cultures. In the same way, we approach concepts related to the culture of collaboration, collegiality and cooperation, to the construction of the professional identity of teachers and to the diversity of work typologies. The empirical study focussed on a case study. The conclusions and the answers given to the postulated research questions are also presented. In this way, it was possible to identify the grammar of pedagogical practices of a group of Portuguese teachers supported by the empirical reasons, motives and perceptions of each one of them. Not less relevant was the information collected from the students, this time based on the individual interpretations about the methodologies used in the classroom by that same group of teachers. Based on the research carried out, we are of the opinion that collaborative work associated to the systematic practices of shared reflection with students allows the reorientation of the pedagogical action. This paradigm aims to form citizens who know how to be, who enjoy learning and who, consequently, obtain better results, finding in school moments of happiness.Alves, José Joaquim Ferreira MatiasVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSantos, Cristina Cândida Lopes de Sousa Morais2017-05-02T16:08:50Z2017-03-2020172017-03-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/22096TID:201699494porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:28:23Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22096Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:18:26.376735Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Na rota das comunidades reflexivas : um estudo de caso no âmbito do departamento de português
title Na rota das comunidades reflexivas : um estudo de caso no âmbito do departamento de português
spellingShingle Na rota das comunidades reflexivas : um estudo de caso no âmbito do departamento de português
Santos, Cristina Cândida Lopes de Sousa Morais
Professores reflexivos
Tipologia de trabalho
Perceções dos alunos
Resultados escolares
Reflective teachers
Work typology
Students’ perceptions
School results
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Na rota das comunidades reflexivas : um estudo de caso no âmbito do departamento de português
title_full Na rota das comunidades reflexivas : um estudo de caso no âmbito do departamento de português
title_fullStr Na rota das comunidades reflexivas : um estudo de caso no âmbito do departamento de português
title_full_unstemmed Na rota das comunidades reflexivas : um estudo de caso no âmbito do departamento de português
title_sort Na rota das comunidades reflexivas : um estudo de caso no âmbito do departamento de português
author Santos, Cristina Cândida Lopes de Sousa Morais
author_facet Santos, Cristina Cândida Lopes de Sousa Morais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, José Joaquim Ferreira Matias
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cristina Cândida Lopes de Sousa Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Professores reflexivos
Tipologia de trabalho
Perceções dos alunos
Resultados escolares
Reflective teachers
Work typology
Students’ perceptions
School results
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Professores reflexivos
Tipologia de trabalho
Perceções dos alunos
Resultados escolares
Reflective teachers
Work typology
Students’ perceptions
School results
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A relação entre o desenvolvimento profissional docente e a reflexão na ação e sobre a ação prática tem sido referenciada por vários autores. De mero executor do currículo prescrito pelo Ministério, manietado por manuais escolares, o professor deverá assumir, hoje, o papel de investigador que reflete sobre as suas experiências de aprendizagem formais e informais, contribuindo para a qualidade do seu desempenho e consequente satisfação pessoal. Este processo contínuo de autoformação e crescimento ocorre em contextos formais que envolvem tanto a partilha e discussão de ideias acerca da prática de ensino como a reflexão centrada na sua praxis ou na dos seus colegas. Uma comunidade reflexiva de professores gera profissionais construtores e críticos que ousam experiências concretas, abordagens inovadoras nas suas aulas com reflexos significativos na motivação e nas aprendizagens dos alunos. Com efeito, a gestão da motivação é determinante para a formação de alunos criativos e comprometidos, e da mesma forma a manutenção de níveis motivacionais elevados favorece a qualidade do ensino aprendizagem. Neste processo bilateral, professores e alunos partilham responsabilidades e decisões em alternância democrática. O enquadramento teórico centra-se numa revisão da literatura sobre o professor reflexivo e na abordagem de um conjunto de conceitos dos quais se distinguem, o individualismo/isolamento na profissão docente, a metodologia tradicional em oposição à metodologia dialética e as culturas profissionais docentes. De igual modo, são abordados conceitos relativos à cultura de colaboração, colegialidade e cooperação, à construção da identidade profissional dos professores e à diversidade das tipologias de trabalho. O estudo empírico teve enfoque na fundamentação do desenho metodológico traçado a partir da natureza da investigação, ou seja, um estudo de caso. Seguem-se as conclusões e as respostas às questões investigativas postuladas. Neste sentido, foi possível identificar a gramática das práticas pedagógicas de um grupo de professoras de português, sustentadas pelas razões empíricas, motivos e perceções de cada uma. Não menos relevantes foram as informações recolhidas junto dos alunos, desta feita, baseadas nas interpretações individuais acerca das metodologias praticadas em sala de aula pelas respetivas professoras. A partir da investigação efetuada, acredita-se que o trabalho colaborativo associado a práticas sistemáticas de reflexão partilhada com alunos permite a reorientação da ação pedagógica. Este paradigma tem como finalidade formar cidadãos que sabem ser, que sabem estar, que gostam de aprender e, que, consequentemente, obtém melhores resultados, encontrando na escola momentos de felicidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-02T16:08:50Z
2017-03-20
2017
2017-03-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/22096
TID:201699494
url http://hdl.handle.net/10400.14/22096
identifier_str_mv TID:201699494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131875939188736