Na rota das comunidades reflexivas : um estudo de caso no âmbito do departamento de português
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/22096 |
Resumo: | A relação entre o desenvolvimento profissional docente e a reflexão na ação e sobre a ação prática tem sido referenciada por vários autores. De mero executor do currículo prescrito pelo Ministério, manietado por manuais escolares, o professor deverá assumir, hoje, o papel de investigador que reflete sobre as suas experiências de aprendizagem formais e informais, contribuindo para a qualidade do seu desempenho e consequente satisfação pessoal. Este processo contínuo de autoformação e crescimento ocorre em contextos formais que envolvem tanto a partilha e discussão de ideias acerca da prática de ensino como a reflexão centrada na sua praxis ou na dos seus colegas. Uma comunidade reflexiva de professores gera profissionais construtores e críticos que ousam experiências concretas, abordagens inovadoras nas suas aulas com reflexos significativos na motivação e nas aprendizagens dos alunos. Com efeito, a gestão da motivação é determinante para a formação de alunos criativos e comprometidos, e da mesma forma a manutenção de níveis motivacionais elevados favorece a qualidade do ensino aprendizagem. Neste processo bilateral, professores e alunos partilham responsabilidades e decisões em alternância democrática. O enquadramento teórico centra-se numa revisão da literatura sobre o professor reflexivo e na abordagem de um conjunto de conceitos dos quais se distinguem, o individualismo/isolamento na profissão docente, a metodologia tradicional em oposição à metodologia dialética e as culturas profissionais docentes. De igual modo, são abordados conceitos relativos à cultura de colaboração, colegialidade e cooperação, à construção da identidade profissional dos professores e à diversidade das tipologias de trabalho. O estudo empírico teve enfoque na fundamentação do desenho metodológico traçado a partir da natureza da investigação, ou seja, um estudo de caso. Seguem-se as conclusões e as respostas às questões investigativas postuladas. Neste sentido, foi possível identificar a gramática das práticas pedagógicas de um grupo de professoras de português, sustentadas pelas razões empíricas, motivos e perceções de cada uma. Não menos relevantes foram as informações recolhidas junto dos alunos, desta feita, baseadas nas interpretações individuais acerca das metodologias praticadas em sala de aula pelas respetivas professoras. A partir da investigação efetuada, acredita-se que o trabalho colaborativo associado a práticas sistemáticas de reflexão partilhada com alunos permite a reorientação da ação pedagógica. Este paradigma tem como finalidade formar cidadãos que sabem ser, que sabem estar, que gostam de aprender e, que, consequentemente, obtém melhores resultados, encontrando na escola momentos de felicidade. |
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Na rota das comunidades reflexivas : um estudo de caso no âmbito do departamento de portuguêsProfessores reflexivosTipologia de trabalhoPerceções dos alunosResultados escolaresReflective teachersWork typologyStudents’ perceptionsSchool resultsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA relação entre o desenvolvimento profissional docente e a reflexão na ação e sobre a ação prática tem sido referenciada por vários autores. De mero executor do currículo prescrito pelo Ministério, manietado por manuais escolares, o professor deverá assumir, hoje, o papel de investigador que reflete sobre as suas experiências de aprendizagem formais e informais, contribuindo para a qualidade do seu desempenho e consequente satisfação pessoal. Este processo contínuo de autoformação e crescimento ocorre em contextos formais que envolvem tanto a partilha e discussão de ideias acerca da prática de ensino como a reflexão centrada na sua praxis ou na dos seus colegas. Uma comunidade reflexiva de professores gera profissionais construtores e críticos que ousam experiências concretas, abordagens inovadoras nas suas aulas com reflexos significativos na motivação e nas aprendizagens dos alunos. Com efeito, a gestão da motivação é determinante para a formação de alunos criativos e comprometidos, e da mesma forma a manutenção de níveis motivacionais elevados favorece a qualidade do ensino aprendizagem. Neste processo bilateral, professores e alunos partilham responsabilidades e decisões em alternância democrática. O enquadramento teórico centra-se numa revisão da literatura sobre o professor reflexivo e na abordagem de um conjunto de conceitos dos quais se distinguem, o individualismo/isolamento na profissão docente, a metodologia tradicional em oposição à metodologia dialética e as culturas profissionais docentes. De igual modo, são abordados conceitos relativos à cultura de colaboração, colegialidade e cooperação, à construção da identidade profissional dos professores e à diversidade das tipologias de trabalho. O estudo empírico teve enfoque na fundamentação do desenho metodológico traçado a partir da natureza da investigação, ou seja, um estudo de caso. Seguem-se as conclusões e as respostas às questões investigativas postuladas. Neste sentido, foi possível identificar a gramática das práticas pedagógicas de um grupo de professoras de português, sustentadas pelas razões empíricas, motivos e perceções de cada uma. Não menos relevantes foram as informações recolhidas junto dos alunos, desta feita, baseadas nas interpretações individuais acerca das metodologias praticadas em sala de aula pelas respetivas professoras. A partir da investigação efetuada, acredita-se que o trabalho colaborativo associado a práticas sistemáticas de reflexão partilhada com alunos permite a reorientação da ação pedagógica. Este paradigma tem como finalidade formar cidadãos que sabem ser, que sabem estar, que gostam de aprender e, que, consequentemente, obtém melhores resultados, encontrando na escola momentos de felicidade.The relationship between the professional teacher development and the reflection on the action and about the practical action has been referenced by several authors. From mere performer of the curriculum imposed by the Ministry, overwhelmed by school books, today’s teachers must assume the role of a researcher that thinks about his/her formal and informal learning experiences, which will contribute to the quality of his / her performance and consequent personal satisfaction. This continuous process of self-formation and growth occurs in formal contexts that involve not only the sharing and the discussion of ideas about the teaching practice but also the reflection centred in his / her praxis or in their colleagues’ ones. A teachers’ reflective community generates critical professionals that dare concrete experiences and innovative approaches in their classrooms with significant reflections on the students’ motivation and learning. As a matter of fact, the management of motivation is of the utmost importance for the formation of creative and committed students as is the maintenance of high levels of motivation which ends up favouring the quality of the teaching learning process. In this bilateral process, teachers and students share responsibilities and decisions in democratic alternation. The theoretical framework focuses on a revision of the available literature on the reflective teacher as well as on the approach of a set of concepts, of which we pinpoint the individualism/isolation in the teaching profession, the traditional methodology as opposed to the dialectic methodology and the teaching professional cultures. In the same way, we approach concepts related to the culture of collaboration, collegiality and cooperation, to the construction of the professional identity of teachers and to the diversity of work typologies. The empirical study focussed on a case study. The conclusions and the answers given to the postulated research questions are also presented. In this way, it was possible to identify the grammar of pedagogical practices of a group of Portuguese teachers supported by the empirical reasons, motives and perceptions of each one of them. Not less relevant was the information collected from the students, this time based on the individual interpretations about the methodologies used in the classroom by that same group of teachers. Based on the research carried out, we are of the opinion that collaborative work associated to the systematic practices of shared reflection with students allows the reorientation of the pedagogical action. This paradigm aims to form citizens who know how to be, who enjoy learning and who, consequently, obtain better results, finding in school moments of happiness.Alves, José Joaquim Ferreira MatiasVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSantos, Cristina Cândida Lopes de Sousa Morais2017-05-02T16:08:50Z2017-03-2020172017-03-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/22096TID:201699494porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:28:23Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22096Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:18:26.376735Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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