Microcrédito como fomento para o desenvolvimento do empreendedorismo no Estado do Amapá: estudo de caso da Agência de Fomento do Amapá - AFAP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Francisco de Assis Souza
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7642
Resumo: O perfil do empreendedor brasileiro tem-se modificado nos últimos anos. Vários autores referem que empreendedorismo por oportunidade tem substituído aos poucos o empreendedorismo por necessidade, contribuindo assim para a sustentabilidade económica do país. Na perspetiva macroeconômica, os empreendedores são os protagonistas da criação de um novo paradigma, uma vez que são estes os principais impulsionadores da dinâmica e competitividade da economia. Em 2014, por exemplo, registaram-se 46 milhões de empreendedores no Brasil o que levou a uma elevada necessidade de financiamento. Neste contexto, o microcrédito surgiu como um apoio financeiro que possibilitou ao empreendedor adquirir autonomia financeira para criar o seu próprio negócio, contudo, são encontradas certas dificuldades na conceção de crédito rápido a estas pessoas, comprometendo o seu inicio de atividade. Neste sentido, é necessário melhor as condições e a velocidade de financiamento do microcrédito de modo a combater a pobreza e a desigualdade social vigente no país. No estado do Amapá, o crescimento económico e as mudanças positivas que têm vindo a ocorrer na região tornam o cenário propício para o fomento de políticas públicas que procuram o desenvolvimento socioeconómico através do empreendedorismo. A Agência de Fomento do Amapá – AFAP foi criada com o objetivo de trabalhar no desenvolvimento da economia amapaense, facilitando o acesso ao microcrédito de modo a garantir a sustentabilidade dos empreendimentos locais. Assim, o objetivo deste trabalho é perceber se o microcrédito, cedido pela AFAP, tem sido uma ferramenta que permite estimular o empreendedorismo dos pequenos negócios no Estado. Neste trabalho foram entrevistados 402 empreendedores registados na base de dados da AFAP. Optou-se pelo método de análise quantitativa, através da aplicação de questionários, uma vez que o mesmo se revelou o método mais apropriado para esta tipologia de trabalho. Por sua vez, a validação das hipóteses das foram realizadas através dos Testes Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) e de Esfericidade de Bartlett, uma vez que estes testes indicam o grau de suscetibilidade ou o ajuste dos dados à análise fatorial, isto é, o nível de confiança que se pode esperar dos dados obtidos. No final do trabalho, conclui-se que microcrédito, cedido pela Agência de Fomento do Amapá, contribuiu no estímulo do empreendedorismo dos pequenos negócios no Estado. Por sua vez, 90,8% dos empreendedores que tiveram acesso ao financiamento da AFAP, afirmam que o microcrédito se revelou uma ferramenta essencial ao sucesso do seu negócio, o que se demonstra por um nível de satisfação elevado. Conclui-se então que o microcrédito, fornecido pela AFAP, proporciona vantagens e benefícios ao empreendedor amapaense no início de sua atividade.
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Neste contexto, o microcrédito surgiu como um apoio financeiro que possibilitou ao empreendedor adquirir autonomia financeira para criar o seu próprio negócio, contudo, são encontradas certas dificuldades na conceção de crédito rápido a estas pessoas, comprometendo o seu inicio de atividade. Neste sentido, é necessário melhor as condições e a velocidade de financiamento do microcrédito de modo a combater a pobreza e a desigualdade social vigente no país. No estado do Amapá, o crescimento económico e as mudanças positivas que têm vindo a ocorrer na região tornam o cenário propício para o fomento de políticas públicas que procuram o desenvolvimento socioeconómico através do empreendedorismo. A Agência de Fomento do Amapá – AFAP foi criada com o objetivo de trabalhar no desenvolvimento da economia amapaense, facilitando o acesso ao microcrédito de modo a garantir a sustentabilidade dos empreendimentos locais. Assim, o objetivo deste trabalho é perceber se o microcrédito, cedido pela AFAP, tem sido uma ferramenta que permite estimular o empreendedorismo dos pequenos negócios no Estado. Neste trabalho foram entrevistados 402 empreendedores registados na base de dados da AFAP. Optou-se pelo método de análise quantitativa, através da aplicação de questionários, uma vez que o mesmo se revelou o método mais apropriado para esta tipologia de trabalho. Por sua vez, a validação das hipóteses das foram realizadas através dos Testes Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) e de Esfericidade de Bartlett, uma vez que estes testes indicam o grau de suscetibilidade ou o ajuste dos dados à análise fatorial, isto é, o nível de confiança que se pode esperar dos dados obtidos. No final do trabalho, conclui-se que microcrédito, cedido pela Agência de Fomento do Amapá, contribuiu no estímulo do empreendedorismo dos pequenos negócios no Estado. Por sua vez, 90,8% dos empreendedores que tiveram acesso ao financiamento da AFAP, afirmam que o microcrédito se revelou uma ferramenta essencial ao sucesso do seu negócio, o que se demonstra por um nível de satisfação elevado. Conclui-se então que o microcrédito, fornecido pela AFAP, proporciona vantagens e benefícios ao empreendedor amapaense no início de sua atividade.The Brazilian entrepreneur's profile has been modified in the last years. Several authors report that entrepreneurship by opportunity is replacing gradually entrepreneurship by necessity, thus contributing to the economic sustainability of the country. In macroeconomic perspective, entrepreneurs are the protagonists of the creation of a new paradigm, since these are the main drivers of a dynamic and competitive economy. In 2014, for example, there were 46 million entrepreneurs in Brazil, which led to a high need of financing. In this context, microcredit has emerged as a financial support that enabled the entrepreneur of acquiring financial autonomy to create their own business, however, these credit are encountered certain difficulties in the rapid obtainment of credit to these people, compromising the start of their activity. Therefore, it is necessary to create better conditions and expedite the financing of microcredit in order to fight the poverty and the social inequality prevailing in the country. In the state of Amapá, the economic growth and the positive changes that have taken place in the region make a favorable scenario for the promotion of public policies that seek to socio-economic development through entrepreneurship. The Agência de Fomento do Amapá - AFAP was created in order to work on the development of Amapá economy by facilitating access to microcredit in order to ensure the sustainability of local enterprises. The objective of this dissertation is to understand whether microcredit, donated by AFAP, is a tool to stimulate entrepreneurship of small businesses in the state. In this work we were interviewed 402 entrepreneurs registered in the AFAP database. We opted for the quantitative analysis method, using questionnaires, since it has proved that this method is the most suitable for this type of work. In turn, the validation of assumptions were performed using the Kaiser- Meyer-Olkin (KMO) and Bartlett sphericity, since these tests indicate the degree of susceptibility or the setting of data to factor analysis, i.e., the level of trust that can be expected from the data. Thereby, it is concluded that microcredit, loan from Agência de Fomento do Amapá , contributed in small business entrepreneurship stimulation in the state of Amapá. In turn, 90.8% of entrepreneurs who have access the financing of AFAP, claim that microcredit has proved an essential tool for the success of their business, which is demonstrated by a high satisfaction level. It follows then that the microcredit provided by AFAP, providing advantages and benefits to the Amapá entrepreneur in terms of begin their activity.2017-05-19T13:49:22Z2017-05-19T00:00:00Z2017-05-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7642TID:201979268porCosta, Francisco de Assis Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:55:08Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7642Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:05.688165Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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