A Educação Histórica no Ensino Primário em Angola numa perspetiva glocal: um estudo centrado no Programa da 5.ª classe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Emanuel, Vita
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barca, Isabel, Costa, Nilza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/32561
Resumo: O artigo aborda a Educação Histórica no Ensino Primário em Angola, focando-se no Programa de História da 5.ª classe de 2019. Objetiva compreender os seus pressupostos e sugerir medidas promotoras da sua qualidade. O estudo é qualitativo, com recurso à análise documental feita a partir de uma grelha elaborada e validada. Os principais resultados indicam que, apesar de o Programa não incluir explicitamente a necessidade de se abordar dimensões centrais dos princípios curriculares nacionais, ele contempla outras alinhadas com perspetivas internacionais/ nacionais, por exemplo com o 4.º Objetivo da Agenda 2030 e, ainda, uma reduzida adequação à “natureza da cognição histórica situada”. Sugere-se que estes resultados sejam contemplados na atual revisão curricular em Angola e em outros contextos similares.
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