Logística na indústria do ovo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/18113 |
Resumo: | Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Rui Pedro Santos Lourenço e Cristovão Domingues. |
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Logística na indústria do ovoLogísticaWMSPickingRFIDtransportesRelatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Rui Pedro Santos Lourenço e Cristovão Domingues.Nos últimos anos a logística tem-se revelado fundamental para qualquer empresa, na medida em que a falta de um componente, numa linha de produção pode significar a paragem da empresa e por consequência o encerramento temporário, da mesma. Um exemplo disso foi o caso ocorrido durante o período de greve dos camionistas que obrigou certas empresas a pararem a produção, por falta de componentes e matéria-prima. A logística pode ser fragmentada em diversas áreas, tais como a expedição; a recepção; a gestão de armazém, entre outros. A esta logística, normalmente, chama-se logística directa, pois o fluxo vai sempre ao encontro do cliente com o intuito de entregar a mercadoria nas melhores condições, de modo a superar as suas expectativas. Recentemente, as empresas têm enfrentado um novo problema que se prende com as recolhas ou devoluções dos clientes, é chamada logística inversa que não é mais do que a circulação dos bens, no sentido inverso à logística directa. É nesta logística que as empresas manifestam as maiores dificuldades, sendo por vezes o seu custo elevadíssimo. Outra dificuldade consiste em registar a entrada da mercadoria, bem como, saber da sua localização no armazém. Para a realização do presente trabalho procurei fundamentar conceitos relacionados com cadeia de abastecimento, logística, picking, transportes, Warehouse Management Systems (WMS) e tecnologias de Radio-Frequency IDentification (RFID), como componentes de uma estratégia logística, no sentido de optimizar resultados e criar vantagem competitiva. O estágio compreendeu a instalação de um WMS apoiado por um sistema de picking, em que os registos dos produtos passaram a ser feitos de uma forma informatizada, tanto à entrada como à saída. Com o aumento do volume de mercadorias a circular e com o alargamento da gama de produtos que a empresa começou a produzir e a vender, houve necessidade de colocar um sistema que facilitasse a recepção das matérias-primas e a expedição dos produtos. Outra razão que levou a empresa a adoptar um sistema de gestão de armazém foi a necessidade de aumentar a fiabilidade da informação e a eliminação de erros na introdução de dados relativos aos produtos. Acresce-se ainda que a competitividade do mercado faz com que as empresas necessitem de sistemas informáticos, que possibilitem a comunicação entre os parceiros da cadeia de abastecimento. Deste modo, a empresa teve necessidade de instalar um WMS apoiado por um sistema de picking. O presente trabalho pretende mostrar quais poderão ser as mais-valias na implementação de um sistema de gestão de armazém, ao nível da poupança de custos e diminuição das perdas, resultantes da falta de gestão de stocks.FEUC2011-11-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/18113http://hdl.handle.net/10316/18113porSantos, Nuno Miguel Vicente - Logística na indústria do ovo. Coimbra, 2011Santos, Nuno Miguel Vicente.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:39Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/18113Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:46:29.724Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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