A gestão das escolas públicas em Angola entre a democracia e a burocracia: estudo de caso em Benguela
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/23738 |
Resumo: | A investigação que ora fazemos tem por base responder à questão sobre o tipo de modelo de gestão escolar numa escola angolana – democrático ou burocrático? – através de um estudo de caso realizado numa escola secundária. A democracia, ou seja, o modelo liberal de participação, representa um indicador positivo para o alcance de uma gestão mais participada e aberta. Por outro lado, a burocracia não deixa de marcar o seu lugar na gestão escolar, visto as escolas serem organizações muito influenciadas por visões hierárquicas, formalistas e orientadas para a reprodução das normas oficiais. A metodologia usada é mista, qualitativa e quantitativa, recorrendo a técnicas de recolha de informação como o inquérito por questionário, as entrevistas e a análise documental. A pesquisa permitiu revelar a existência, por vezes, de uma democracia participativa de alguns intervenientes na gestão escolar, valorizando as opiniões, sugestões e contactos diretos, pessoais, com a direção da escola. Mas, por outro lado, subsistem certos traços burocráticos na atuação do gestor perante o Ministério da tutela que centraliza as decisões mais importantes. |
id |
RCAP_3485bea01d3b2bbfcc42c05d14662f61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/23738 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A gestão das escolas públicas em Angola entre a democracia e a burocracia: estudo de caso em BenguelaGestão escolarModelos de gestãoAdministração escolar - Benguela (Angola)BurocraciaDemocraciaA investigação que ora fazemos tem por base responder à questão sobre o tipo de modelo de gestão escolar numa escola angolana – democrático ou burocrático? – através de um estudo de caso realizado numa escola secundária. A democracia, ou seja, o modelo liberal de participação, representa um indicador positivo para o alcance de uma gestão mais participada e aberta. Por outro lado, a burocracia não deixa de marcar o seu lugar na gestão escolar, visto as escolas serem organizações muito influenciadas por visões hierárquicas, formalistas e orientadas para a reprodução das normas oficiais. A metodologia usada é mista, qualitativa e quantitativa, recorrendo a técnicas de recolha de informação como o inquérito por questionário, as entrevistas e a análise documental. A pesquisa permitiu revelar a existência, por vezes, de uma democracia participativa de alguns intervenientes na gestão escolar, valorizando as opiniões, sugestões e contactos diretos, pessoais, com a direção da escola. Mas, por outro lado, subsistem certos traços burocráticos na atuação do gestor perante o Ministério da tutela que centraliza as decisões mais importantes.The research that we do now is based on answering the question about the type of model used for school management, between Democracy and Bureaucracy, through a case study, since it is a school where the level of schooling already allows Active participation of the direct actors of the educational process. Democracy, or the liberal model of participation, is a positive indicator of achieving managerial success. On the other hand, the bureaucracy does not fail to mark its place in school management, since these are institutions with an organizational hierarchy under which sometimes the leader does not effectively represent the maximum entity provided for in its statute. The research revealed the existence of a participative democracy of some players in school management, valuing the opinions, suggestions and direct personal contacts with the direction of the school, but on the other hand, there is a certain limitation at the level of the manager before the Ministry of guardianship which centralizes decisions.Universidade de Aveiro2018-07-03T09:40:23Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23738TID:201945908porPina, Irina Andrea Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:46:51Zoai:ria.ua.pt:10773/23738Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:41.620363Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gestão das escolas públicas em Angola entre a democracia e a burocracia: estudo de caso em Benguela |
title |
A gestão das escolas públicas em Angola entre a democracia e a burocracia: estudo de caso em Benguela |
spellingShingle |
A gestão das escolas públicas em Angola entre a democracia e a burocracia: estudo de caso em Benguela Pina, Irina Andrea Mendes Gestão escolar Modelos de gestão Administração escolar - Benguela (Angola) Burocracia Democracia |
title_short |
A gestão das escolas públicas em Angola entre a democracia e a burocracia: estudo de caso em Benguela |
title_full |
A gestão das escolas públicas em Angola entre a democracia e a burocracia: estudo de caso em Benguela |
title_fullStr |
A gestão das escolas públicas em Angola entre a democracia e a burocracia: estudo de caso em Benguela |
title_full_unstemmed |
A gestão das escolas públicas em Angola entre a democracia e a burocracia: estudo de caso em Benguela |
title_sort |
A gestão das escolas públicas em Angola entre a democracia e a burocracia: estudo de caso em Benguela |
author |
Pina, Irina Andrea Mendes |
author_facet |
Pina, Irina Andrea Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pina, Irina Andrea Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão escolar Modelos de gestão Administração escolar - Benguela (Angola) Burocracia Democracia |
topic |
Gestão escolar Modelos de gestão Administração escolar - Benguela (Angola) Burocracia Democracia |
description |
A investigação que ora fazemos tem por base responder à questão sobre o tipo de modelo de gestão escolar numa escola angolana – democrático ou burocrático? – através de um estudo de caso realizado numa escola secundária. A democracia, ou seja, o modelo liberal de participação, representa um indicador positivo para o alcance de uma gestão mais participada e aberta. Por outro lado, a burocracia não deixa de marcar o seu lugar na gestão escolar, visto as escolas serem organizações muito influenciadas por visões hierárquicas, formalistas e orientadas para a reprodução das normas oficiais. A metodologia usada é mista, qualitativa e quantitativa, recorrendo a técnicas de recolha de informação como o inquérito por questionário, as entrevistas e a análise documental. A pesquisa permitiu revelar a existência, por vezes, de uma democracia participativa de alguns intervenientes na gestão escolar, valorizando as opiniões, sugestões e contactos diretos, pessoais, com a direção da escola. Mas, por outro lado, subsistem certos traços burocráticos na atuação do gestor perante o Ministério da tutela que centraliza as decisões mais importantes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-03T09:40:23Z 2018-01-01T00:00:00Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/23738 TID:201945908 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/23738 |
identifier_str_mv |
TID:201945908 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137631608504320 |