As razões do poder material e do poder normativo na política internacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Pedro Emanuel
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/146227
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spelling As razões do poder material e do poder normativo na política internacionalThe reasons of material power and normative power in international politicsthe case of East TimorO caso de Timor-LesteTimor-LesteONUPortugalPoderEast TimorUNPowerUIDB/04627/2020 UIDP/04627/2020Este artigo propõe uma teorização sobre a dinâmica das razões de poder material e de poder normativo na política internacional para explicar a questão timorense. O artigo compara dois momentos decisivos: primeiro, a fase inicial da anexação indonésia e o nascimento da questão internacional de Timor; depois, a fase final da sua resolução, o processo de apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), de Portugal e de outros atores no nascimento do Estado de Timor- -Leste. O artigo demonstra que, em 1975, os atores não tiverem em consi- deração as razões normativas. Contra- riamente, a partir de 1999, os atores foram socializados a considerarem a ilegitimidade da anexação indonésia e a decidirem em conformidade com as normas internacionais. This article proposes a theorization on the dynamics of material power and normative power reasons in international politics to explain the East Timorese question. The article compares two decisive moments, firstly, the initial phase of the Indonesian annexation and the birth of the international question of Timor; secondly, the final phase of its resolution and the birth of the East Timor state, supported by the United Nations (un), Portugal, and other actors. The article shows that, in 1975, the actors did not consider the normative reasons. On the contrary, from 1999 onwards, actors were socialized to consider the illegitimacy of the Indonesian annexation and to decide following international norms.Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI)RUNMendes, Pedro Emanuel2022-12-14T22:12:38Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article24application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/146227por1645-9199PURE: 48274155https://doi.org/10.23906/ri2022.74a02info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:27:18Zoai:run.unl.pt:10362/146227Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:52:32.974078Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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