Dor psicológica e ideação suicida em estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ariana Andreia Martins
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/11527
Resumo: Os estudantes do Ensino Superior, especificamente do curso de Enfermagem (pela sua conhecida natureza multifacetada), apresentam níveis de ansiedade mais elevados quando comparados com outros, sendo a licenciatura de Enfermagem aquela que reúne condições mais susceptíveis para ser considerada ameaçadora e de certa forma indutora de stresse para os seus estudantes. Quando estes níveis de stresse são percebidos negativamente ou se tornam excessivos (distress psicológico), podem afetar não só a realização académica como a saúde mental dos estudantes, provocando sintomas depressivos e uma significativa dor psicológica que pode despoletar no jovem adulto pensamentos, desejos e até mesmo planos para terminar com tal sofrimento (Ideação Suicida). O presente estudo teve como objetivo, avaliar a depressão, o distress psicológico, especificamente a dor psicológica e ideação suicida em estudantes de Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, ESEnfc, comparando estes diferentes níveis com os diferentes anos académicos. A amostra é constituída por 776 alunos, com idades compreendidas entre os 17 e os 58 anos (M=20.78; DP=3.14). Esta amostra respondeu a um protocolo composto por um Questionário Sóciodemográfico; o Questionário de Saúde do Paciente PHQ-SADS, o Inventário de Sintomas Psicopatológicos BSI e a Escala da Dor Psicológica. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se ser o sexo feminino, aquele que possui valores mais elevados de distress e depressão. Desta forma, também são as raparigas que apresentam maiores níveis de dor psicológica comparativamente com o sexo oposto, o que está relacionado com a forma como estas encaram o ensino superior, desde a entrada até à permanência no mesmo, provocando concomitantemente uma maior percentagem de respostas verdadeiras nas questões relacionadas com a ideação suicida. Importante será referir que é no 1º e 4º ano da licenciatura que se verificam níveis mais elevados de distress, sendo o 3º ano aquele que pontua valores mais baixos em todas as variáveis. São sugeridos novos estudos no âmbito do ensino superior, mais especificamente nas áreas de saúde, para revelar quais os motivos pelos quais estes valores mantém-se elevados. Seria útil implementar um programa de prevenção junto dos alunos logo na fase de ingresso ao Ensino Superior, de forma a melhor lidar com a ansiedade, diminuindo a dor psicológica dos mesmos e dessa forma prevenir a ideação suicida e possível suicidio consumado nesta população.
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O presente estudo teve como objetivo, avaliar a depressão, o distress psicológico, especificamente a dor psicológica e ideação suicida em estudantes de Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, ESEnfc, comparando estes diferentes níveis com os diferentes anos académicos. A amostra é constituída por 776 alunos, com idades compreendidas entre os 17 e os 58 anos (M=20.78; DP=3.14). Esta amostra respondeu a um protocolo composto por um Questionário Sóciodemográfico; o Questionário de Saúde do Paciente PHQ-SADS, o Inventário de Sintomas Psicopatológicos BSI e a Escala da Dor Psicológica. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se ser o sexo feminino, aquele que possui valores mais elevados de distress e depressão. Desta forma, também são as raparigas que apresentam maiores níveis de dor psicológica comparativamente com o sexo oposto, o que está relacionado com a forma como estas encaram o ensino superior, desde a entrada até à permanência no mesmo, provocando concomitantemente uma maior percentagem de respostas verdadeiras nas questões relacionadas com a ideação suicida. Importante será referir que é no 1º e 4º ano da licenciatura que se verificam níveis mais elevados de distress, sendo o 3º ano aquele que pontua valores mais baixos em todas as variáveis. São sugeridos novos estudos no âmbito do ensino superior, mais especificamente nas áreas de saúde, para revelar quais os motivos pelos quais estes valores mantém-se elevados. Seria útil implementar um programa de prevenção junto dos alunos logo na fase de ingresso ao Ensino Superior, de forma a melhor lidar com a ansiedade, diminuindo a dor psicológica dos mesmos e dessa forma prevenir a ideação suicida e possível suicidio consumado nesta população.Students in Higher Education, specifically in the nursing course (known for its multifaceted nature), have higher levels of anxiety when compared with others, also the degree in Nursing congregates conditions most likely to be considered threatening and somehow stress inducing to their students. When these stress levels are perceived negatively, or become excessive (psychological distress), they can affect not only academic achievement but also mental health of the students, causing significant depressive symptoms and psychological pain that may trigger the adult thoughts, desires and even plans to end such suffering (Suicidal Ideation). The present study aimed to assess depression, psychological distress, more specifically psychological pain and suicidal ideation in nursing students from the Nursing School of Coimbra, ESEnfC, comparing these levels in the different academic years. The sample consisted of 776 students, aged 17 to 58 years (M = 20.78, SD = 3.14). This sample responded to a protocol which contains a sociodemographic questionnaire, the Patient Health Questionnaire PHQ-SADS, Psychopathological Symptom Inventory BSI and Psychological Pain Scale. According to the results, females have higher levels of distress and depression. Thus, they also have higher levels of psychological pain compared with the opposite sex. This could be related to how they perceive higher education, from the entrance to the residence in the same, concomitantly causing a higher percentage of responses true in matters related to suicidal ideation. Importantly is to be noted that in the 1st and 4th year of the degree is the higher levels of distress occur. Also, the 3rd year reveals lower values for all variables. It is necessary to undertake further studies in the framework of higher education, specifically in health related courses, in order to explore more thoroughly the motives of the resukts. Moreover, futher studies may contribute to a better implementation of prevention programs among students at the beginning of their entrance to Higher Education in order to avoid future anxiety disorders and psychological pain, and also prevent possible suicide ideation suicide attempts.Universidade de Aveiro2013-12-05T14:42:55Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/11527TID:201567164porPereira, Ariana Andreia Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:20:47Zoai:ria.ua.pt:10773/11527Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:56.076117Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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