Consolidação da aprendizagem de uma língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spínola, Petra Raquel Gomes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/24074
Resumo: O presente estudo trata da aprendizagem de língua estrangeira (LE), mais concretamente da Língua Inglesa (LI), e da sua ligação com a aquisição da língua materna, neste caso, a Língua Portuguesa. As suas diferenças são abordadas no decorrer deste estudo, mencionando-se as interferências que a última causa sobre a primeira, bem como as suas vantagens na aprendizagem do Inglês como LE. As características do processo de aprendizagem da LE são também aqui tratadas, salientando-se um processo inerente ao anterior que está relacionado com a motivação do aprendente dessa mesma língua. Por último, este estudo termina com a abordagem da aprendizagem precoce e do Projeto Curricular do Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_34aaf6d494ae2e0a38d8f159065ede0d
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/24074
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Consolidação da aprendizagem de uma língua estrangeiraLíngua maternaLíngua estrangeiraAprendizagemMotivaçãoLíngua inglesaLíngua portuguesaMother tongueForeign languageLearningMotivationEnglish languagePortuguese languageDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoO presente estudo trata da aprendizagem de língua estrangeira (LE), mais concretamente da Língua Inglesa (LI), e da sua ligação com a aquisição da língua materna, neste caso, a Língua Portuguesa. As suas diferenças são abordadas no decorrer deste estudo, mencionando-se as interferências que a última causa sobre a primeira, bem como as suas vantagens na aprendizagem do Inglês como LE. As características do processo de aprendizagem da LE são também aqui tratadas, salientando-se um processo inerente ao anterior que está relacionado com a motivação do aprendente dessa mesma língua. Por último, este estudo termina com a abordagem da aprendizagem precoce e do Projeto Curricular do Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico.This study focuses on the process of acquisiton of a Foreign Language, in this case the English Language, and on its connection with the acquisition of the Mother Tongue, the Portuguese Language. Their differences are referred, as well as the interferences that the last one makes in the sphere of the Foreign Language and its adavantages associated with its use in that same process of acquisition. The characteristics of the process of acquisition of the Foreign Language are also present in this study, with a special emphasis given to its inherent process of motivation of the student. We conclude with the concepts of early learning and Curricular Project regarding the teaching of English in Elementary School.Casanova, Maria Isabel Ponte Gonçalves SalazarVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSpínola, Petra Raquel Gomes2018-02-21T14:17:15Z2017-07-2420172017-07-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/24074TID:201721902porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:30:07Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/24074Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:19:49.203104Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Consolidação da aprendizagem de uma língua estrangeira
title Consolidação da aprendizagem de uma língua estrangeira
spellingShingle Consolidação da aprendizagem de uma língua estrangeira
Spínola, Petra Raquel Gomes
Língua materna
Língua estrangeira
Aprendizagem
Motivação
Língua inglesa
Língua portuguesa
Mother tongue
Foreign language
Learning
Motivation
English language
Portuguese language
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Consolidação da aprendizagem de uma língua estrangeira
title_full Consolidação da aprendizagem de uma língua estrangeira
title_fullStr Consolidação da aprendizagem de uma língua estrangeira
title_full_unstemmed Consolidação da aprendizagem de uma língua estrangeira
title_sort Consolidação da aprendizagem de uma língua estrangeira
author Spínola, Petra Raquel Gomes
author_facet Spínola, Petra Raquel Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Casanova, Maria Isabel Ponte Gonçalves Salazar
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Spínola, Petra Raquel Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Língua materna
Língua estrangeira
Aprendizagem
Motivação
Língua inglesa
Língua portuguesa
Mother tongue
Foreign language
Learning
Motivation
English language
Portuguese language
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Língua materna
Língua estrangeira
Aprendizagem
Motivação
Língua inglesa
Língua portuguesa
Mother tongue
Foreign language
Learning
Motivation
English language
Portuguese language
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description O presente estudo trata da aprendizagem de língua estrangeira (LE), mais concretamente da Língua Inglesa (LI), e da sua ligação com a aquisição da língua materna, neste caso, a Língua Portuguesa. As suas diferenças são abordadas no decorrer deste estudo, mencionando-se as interferências que a última causa sobre a primeira, bem como as suas vantagens na aprendizagem do Inglês como LE. As características do processo de aprendizagem da LE são também aqui tratadas, salientando-se um processo inerente ao anterior que está relacionado com a motivação do aprendente dessa mesma língua. Por último, este estudo termina com a abordagem da aprendizagem precoce e do Projeto Curricular do Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-24
2017
2017-07-24T00:00:00Z
2018-02-21T14:17:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/24074
TID:201721902
url http://hdl.handle.net/10400.14/24074
identifier_str_mv TID:201721902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131893334016000