Das margens para o ecrã: mulheres na ficção cinematográfica moçambicana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/49978 |
Resumo: | A singularidade da história do cinema feito em Moçambique depois da independência do país faz com que o cinema moçambicano seja alvo, nos últimos anos, de forte interesse da academia a nível internacional. São, no entanto, ainda muito raros, ou mesmo inexistentes, estudos específicos sob a perspetiva de género no cinema moçambicano. O presente artigo é uma aproximação intersecional a dois (2) filmes moçambicanos contemporâneos: relacionam‑se aspetos de género, raça e classe, numa análise de caráter crítico discursivo, para perceber a forma como são representadas as mulheres no cinema moçambicano dos nossos dias e como essas representações propõem, ou não, olhares alternativos às representações hegemónicas da mulher na sociedade moçambicana. |
id |
RCAP_34ab81e4944caf8f831aa35c707c3c58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/49978 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Das margens para o ecrã: mulheres na ficção cinematográfica moçambicanaCinema moçambicanoIntersecionalidadeSol de CarvalhoLicínio AzevedoIntersectionalityMozambican cinemaCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA singularidade da história do cinema feito em Moçambique depois da independência do país faz com que o cinema moçambicano seja alvo, nos últimos anos, de forte interesse da academia a nível internacional. São, no entanto, ainda muito raros, ou mesmo inexistentes, estudos específicos sob a perspetiva de género no cinema moçambicano. O presente artigo é uma aproximação intersecional a dois (2) filmes moçambicanos contemporâneos: relacionam‑se aspetos de género, raça e classe, numa análise de caráter crítico discursivo, para perceber a forma como são representadas as mulheres no cinema moçambicano dos nossos dias e como essas representações propõem, ou não, olhares alternativos às representações hegemónicas da mulher na sociedade moçambicana.The singularity of the history of cinema made in Mozambique after the independence of the country has made the Mozambican cinema in recent years a target of international interest in the academy. However, there are still very few, if any, specific studies on gender in Mozambican cinema. This article is an intersectional approximation to two (2) contemporary Mozambican films: gender, race and class aspects are related in a critical discursive analysis to understand the way women are represented in today’s Mozambican cinema, and how these representations propose, or not, alternatives to the hegemonic representations of women in Mozambican society.info:eu-repo/semantics/publishedVersionAssociação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM)Universidade do MinhoPereira, Ana Cristina20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/49978por0874-55602184-038510.22355/exaequo.2017.35.06http://exaequo.apem-estudos.org/artigo/35-das-margens-para-o-ecra-mulheres-na-ficcao-cinematografica-mocambicanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:28:50Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/49978Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:28:50Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Das margens para o ecrã: mulheres na ficção cinematográfica moçambicana |
title |
Das margens para o ecrã: mulheres na ficção cinematográfica moçambicana |
spellingShingle |
Das margens para o ecrã: mulheres na ficção cinematográfica moçambicana Pereira, Ana Cristina Cinema moçambicano Intersecionalidade Sol de Carvalho Licínio Azevedo Intersectionality Mozambican cinema Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
Das margens para o ecrã: mulheres na ficção cinematográfica moçambicana |
title_full |
Das margens para o ecrã: mulheres na ficção cinematográfica moçambicana |
title_fullStr |
Das margens para o ecrã: mulheres na ficção cinematográfica moçambicana |
title_full_unstemmed |
Das margens para o ecrã: mulheres na ficção cinematográfica moçambicana |
title_sort |
Das margens para o ecrã: mulheres na ficção cinematográfica moçambicana |
author |
Pereira, Ana Cristina |
author_facet |
Pereira, Ana Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Ana Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema moçambicano Intersecionalidade Sol de Carvalho Licínio Azevedo Intersectionality Mozambican cinema Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Cinema moçambicano Intersecionalidade Sol de Carvalho Licínio Azevedo Intersectionality Mozambican cinema Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
A singularidade da história do cinema feito em Moçambique depois da independência do país faz com que o cinema moçambicano seja alvo, nos últimos anos, de forte interesse da academia a nível internacional. São, no entanto, ainda muito raros, ou mesmo inexistentes, estudos específicos sob a perspetiva de género no cinema moçambicano. O presente artigo é uma aproximação intersecional a dois (2) filmes moçambicanos contemporâneos: relacionam‑se aspetos de género, raça e classe, numa análise de caráter crítico discursivo, para perceber a forma como são representadas as mulheres no cinema moçambicano dos nossos dias e como essas representações propõem, ou não, olhares alternativos às representações hegemónicas da mulher na sociedade moçambicana. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/49978 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/49978 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0874-5560 2184-0385 10.22355/exaequo.2017.35.06 http://exaequo.apem-estudos.org/artigo/35-das-margens-para-o-ecra-mulheres-na-ficcao-cinematografica-mocambicana |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544634970144768 |