Das margens para o ecrã: mulheres na ficção cinematográfica moçambicana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Cristina
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/49978
Resumo: A singularidade da história do cinema feito em Moçambique depois da independência do país faz com que o cinema moçambicano seja alvo, nos últimos anos, de forte interesse da academia a nível internacional. São, no entanto, ainda muito raros, ou mesmo inexistentes, estudos específicos sob a perspetiva de género no cinema moçambicano. O presente artigo é uma aproximação intersecional a dois (2) filmes moçambicanos contemporâneos: relacionam‑se aspetos de género, raça e classe, numa análise de caráter crítico discursivo, para perceber a forma como são representadas as mulheres no cinema moçambicano dos nossos dias e como essas representações propõem, ou não, olhares alternativos às representações hegemónicas da mulher na sociedade moçambicana.
id RCAP_34ab81e4944caf8f831aa35c707c3c58
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/49978
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Das margens para o ecrã: mulheres na ficção cinematográfica moçambicanaCinema moçambicanoIntersecionalidadeSol de CarvalhoLicínio AzevedoIntersectionalityMozambican cinemaCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA singularidade da história do cinema feito em Moçambique depois da independência do país faz com que o cinema moçambicano seja alvo, nos últimos anos, de forte interesse da academia a nível internacional. São, no entanto, ainda muito raros, ou mesmo inexistentes, estudos específicos sob a perspetiva de género no cinema moçambicano. O presente artigo é uma aproximação intersecional a dois (2) filmes moçambicanos contemporâneos: relacionam‑se aspetos de género, raça e classe, numa análise de caráter crítico discursivo, para perceber a forma como são representadas as mulheres no cinema moçambicano dos nossos dias e como essas representações propõem, ou não, olhares alternativos às representações hegemónicas da mulher na sociedade moçambicana.The singularity of the history of cinema made in Mozambique after the independence of the country has made the Mozambican cinema in recent years a target of international interest in the academy. However, there are still very few, if any, specific studies on gender in Mozambican cinema. This article is an intersectional approximation to two (2) contemporary Mozambican films: gender, race and class aspects are related in a critical discursive analysis to understand the way women are represented in today’s Mozambican cinema, and how these representations propose, or not, alternatives to the hegemonic representations of women in Mozambican society.info:eu-repo/semantics/publishedVersionAssociação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM)Universidade do MinhoPereira, Ana Cristina20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/49978por0874-55602184-038510.22355/exaequo.2017.35.06http://exaequo.apem-estudos.org/artigo/35-das-margens-para-o-ecra-mulheres-na-ficcao-cinematografica-mocambicanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:28:50Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/49978Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:28:50Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Das margens para o ecrã: mulheres na ficção cinematográfica moçambicana
title Das margens para o ecrã: mulheres na ficção cinematográfica moçambicana
spellingShingle Das margens para o ecrã: mulheres na ficção cinematográfica moçambicana
Pereira, Ana Cristina
Cinema moçambicano
Intersecionalidade
Sol de Carvalho
Licínio Azevedo
Intersectionality
Mozambican cinema
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Das margens para o ecrã: mulheres na ficção cinematográfica moçambicana
title_full Das margens para o ecrã: mulheres na ficção cinematográfica moçambicana
title_fullStr Das margens para o ecrã: mulheres na ficção cinematográfica moçambicana
title_full_unstemmed Das margens para o ecrã: mulheres na ficção cinematográfica moçambicana
title_sort Das margens para o ecrã: mulheres na ficção cinematográfica moçambicana
author Pereira, Ana Cristina
author_facet Pereira, Ana Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema moçambicano
Intersecionalidade
Sol de Carvalho
Licínio Azevedo
Intersectionality
Mozambican cinema
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Cinema moçambicano
Intersecionalidade
Sol de Carvalho
Licínio Azevedo
Intersectionality
Mozambican cinema
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description A singularidade da história do cinema feito em Moçambique depois da independência do país faz com que o cinema moçambicano seja alvo, nos últimos anos, de forte interesse da academia a nível internacional. São, no entanto, ainda muito raros, ou mesmo inexistentes, estudos específicos sob a perspetiva de género no cinema moçambicano. O presente artigo é uma aproximação intersecional a dois (2) filmes moçambicanos contemporâneos: relacionam‑se aspetos de género, raça e classe, numa análise de caráter crítico discursivo, para perceber a forma como são representadas as mulheres no cinema moçambicano dos nossos dias e como essas representações propõem, ou não, olhares alternativos às representações hegemónicas da mulher na sociedade moçambicana.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/49978
url http://hdl.handle.net/1822/49978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0874-5560
2184-0385
10.22355/exaequo.2017.35.06
http://exaequo.apem-estudos.org/artigo/35-das-margens-para-o-ecra-mulheres-na-ficcao-cinematografica-mocambicana
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM)
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544634970144768