Game of Thrones e a cultura na era da transmedia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/76276 |
Resumo: | Game of Thrones é um dos maiores fenômenos da cultura pop do século XXI. É também um exemplo de sucesso de narrativa transmedia. Vivemos na era da transmedia, onde mais do que contar uma boa história, é preciso construir um universo de onde saiam diversas boas histórias para os mais diferentes meios. Ao mesmo tempo em que apresenta ainda um universo em expansão, Game of Thrones já deu claros sinais de que não se trata de uma mera adaptação dos livros da saga A Song of Ice and Fire, de George R. R Martin, mas um projeto que dialoga com a cultura transmedia desde a sua formação. Este trabalho reflete sobre os conceitos em torno da narrativa transmedia e analisa em que ponto Game of Thrones encontra-se dentro dos conceitos de transmedia, especialmente a partir de ideias traçadas por Henry Jenkins e Carlos A. Scolari. |
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Game of Thrones e a cultura na era da transmediaGame of ThronesSéries televisivasTransmediaCultura popCinemaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoGame of Thrones é um dos maiores fenômenos da cultura pop do século XXI. É também um exemplo de sucesso de narrativa transmedia. Vivemos na era da transmedia, onde mais do que contar uma boa história, é preciso construir um universo de onde saiam diversas boas histórias para os mais diferentes meios. Ao mesmo tempo em que apresenta ainda um universo em expansão, Game of Thrones já deu claros sinais de que não se trata de uma mera adaptação dos livros da saga A Song of Ice and Fire, de George R. R Martin, mas um projeto que dialoga com a cultura transmedia desde a sua formação. Este trabalho reflete sobre os conceitos em torno da narrativa transmedia e analisa em que ponto Game of Thrones encontra-se dentro dos conceitos de transmedia, especialmente a partir de ideias traçadas por Henry Jenkins e Carlos A. Scolari.Game of Thrones is one of the biggest pop culture phenomenon of the 21st century. It is also an example of successful transmedia narrative. We live in the age of transmedia, where more than telling a good story, we must build a universe from which come different good stories for different media. At the same time that it presents an expanding universe, Game of Thrones has already given clear signs that it is not a mere adaptation of the books of George R. R. Martin's Song of Ice and Fire saga, but a project that dialogues with transmedia culture since its formation. This work reflects on the concepts around the transmedia narrative and examines the extent to which Game of Thrones finds itself within the concepts of transmedia, especially from ideas drawn by Henry Jenkins and Carlos A. Scolari.Rosa, Jorge MartinsRUNCarmo, Marcelo Alves Ribeiro do2019-07-23T14:32:41Z2019-06-242019-04-302019-06-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/76276TID:202259285porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:34:46Zoai:run.unl.pt:10362/76276Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:35:36.823703Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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