Game of Thrones e a cultura na era da transmedia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Marcelo Alves Ribeiro do
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/76276
Resumo: Game of Thrones é um dos maiores fenômenos da cultura pop do século XXI. É também um exemplo de sucesso de narrativa transmedia. Vivemos na era da transmedia, onde mais do que contar uma boa história, é preciso construir um universo de onde saiam diversas boas histórias para os mais diferentes meios. Ao mesmo tempo em que apresenta ainda um universo em expansão, Game of Thrones já deu claros sinais de que não se trata de uma mera adaptação dos livros da saga A Song of Ice and Fire, de George R. R Martin, mas um projeto que dialoga com a cultura transmedia desde a sua formação. Este trabalho reflete sobre os conceitos em torno da narrativa transmedia e analisa em que ponto Game of Thrones encontra-se dentro dos conceitos de transmedia, especialmente a partir de ideias traçadas por Henry Jenkins e Carlos A. Scolari.
id RCAP_34c6c8c3029b7a98b6b3c5a02f241419
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/76276
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Game of Thrones e a cultura na era da transmediaGame of ThronesSéries televisivasTransmediaCultura popCinemaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoGame of Thrones é um dos maiores fenômenos da cultura pop do século XXI. É também um exemplo de sucesso de narrativa transmedia. Vivemos na era da transmedia, onde mais do que contar uma boa história, é preciso construir um universo de onde saiam diversas boas histórias para os mais diferentes meios. Ao mesmo tempo em que apresenta ainda um universo em expansão, Game of Thrones já deu claros sinais de que não se trata de uma mera adaptação dos livros da saga A Song of Ice and Fire, de George R. R Martin, mas um projeto que dialoga com a cultura transmedia desde a sua formação. Este trabalho reflete sobre os conceitos em torno da narrativa transmedia e analisa em que ponto Game of Thrones encontra-se dentro dos conceitos de transmedia, especialmente a partir de ideias traçadas por Henry Jenkins e Carlos A. Scolari.Game of Thrones is one of the biggest pop culture phenomenon of the 21st century. It is also an example of successful transmedia narrative. We live in the age of transmedia, where more than telling a good story, we must build a universe from which come different good stories for different media. At the same time that it presents an expanding universe, Game of Thrones has already given clear signs that it is not a mere adaptation of the books of George R. R. Martin's Song of Ice and Fire saga, but a project that dialogues with transmedia culture since its formation. This work reflects on the concepts around the transmedia narrative and examines the extent to which Game of Thrones finds itself within the concepts of transmedia, especially from ideas drawn by Henry Jenkins and Carlos A. Scolari.Rosa, Jorge MartinsRUNCarmo, Marcelo Alves Ribeiro do2019-07-23T14:32:41Z2019-06-242019-04-302019-06-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/76276TID:202259285porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:34:46Zoai:run.unl.pt:10362/76276Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:35:36.823703Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Game of Thrones e a cultura na era da transmedia
title Game of Thrones e a cultura na era da transmedia
spellingShingle Game of Thrones e a cultura na era da transmedia
Carmo, Marcelo Alves Ribeiro do
Game of Thrones
Séries televisivas
Transmedia
Cultura pop
Cinema
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Game of Thrones e a cultura na era da transmedia
title_full Game of Thrones e a cultura na era da transmedia
title_fullStr Game of Thrones e a cultura na era da transmedia
title_full_unstemmed Game of Thrones e a cultura na era da transmedia
title_sort Game of Thrones e a cultura na era da transmedia
author Carmo, Marcelo Alves Ribeiro do
author_facet Carmo, Marcelo Alves Ribeiro do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Jorge Martins
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Marcelo Alves Ribeiro do
dc.subject.por.fl_str_mv Game of Thrones
Séries televisivas
Transmedia
Cultura pop
Cinema
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Game of Thrones
Séries televisivas
Transmedia
Cultura pop
Cinema
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Game of Thrones é um dos maiores fenômenos da cultura pop do século XXI. É também um exemplo de sucesso de narrativa transmedia. Vivemos na era da transmedia, onde mais do que contar uma boa história, é preciso construir um universo de onde saiam diversas boas histórias para os mais diferentes meios. Ao mesmo tempo em que apresenta ainda um universo em expansão, Game of Thrones já deu claros sinais de que não se trata de uma mera adaptação dos livros da saga A Song of Ice and Fire, de George R. R Martin, mas um projeto que dialoga com a cultura transmedia desde a sua formação. Este trabalho reflete sobre os conceitos em torno da narrativa transmedia e analisa em que ponto Game of Thrones encontra-se dentro dos conceitos de transmedia, especialmente a partir de ideias traçadas por Henry Jenkins e Carlos A. Scolari.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-23T14:32:41Z
2019-06-24
2019-04-30
2019-06-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/76276
TID:202259285
url http://hdl.handle.net/10362/76276
identifier_str_mv TID:202259285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137976885706752