Devolver ao olhar: percurso e projecto expositivo no Museu Nacional do Azulejo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Teresa Margarida Bastos Ferreira Pinto da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/20384
Resumo: Durante o ano de 2009 deu-se início ao projecto "Devolver ao Olhar", financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), integrado na Rede Temática em Estudos de Azulejaria e Cerâmica João Miguel dos Santos Simões (RTEACJMSS) do Instituto de História de Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e desenvolvido no Museu Nacional do Azulejo (MNAz), com a coordenação do responsável do Departamento de Inventário, Doutor Alexandre Nobre Pais e com participação permanente do Departamento de Conservação e Restauro. A necessidade, há muito referenciada, do conhecimento efectivo de um espólio integrado no designado Fundo Antigo do qual se desconhecem as características, a sua conservação e restauro bem como investigação, permitiu a aquisição de técnicos especializados nas diferentes áreas. Neste contexto, pretendemos dar a conhecer o que foi o desenrolar da acção do projecto, assim como a sua finalidade maior que seria a de dar a conhecer o espólio desconhecido das reservas do Museu Nacional do Azulejo. A partir do espólio que entretanto se conseguiu "resgatar" pretendemos dar a conhecer, através de um projecto expositivo, o conjunto de peças que se vieram a revelar uma mais valia para o enriquecimento da colecção da instituição. Foram assim descobertos novos padrões, completaram-se padrões conhecidos, mas incompletos na instituição, conheceramse novos painéis figurativos que, do século XVII ao século XX, trouxeram novas abordagens e perspectivas de investigação, tanto ao nível da iconografia, da temática ou da tipologia. Compôs-se um conjunto de peças que torna ainda mais rica a colecção do Museu Nacional do Azulejo e, por consequência, do património nacional. Sabendo que as peças agora (re)descobertas tiveram um percurso, dentro e fora desta instituição, é profícuo contextualizar a nossa exposição com o edifício histórico que acolhe o projecto, desde a sua constituição como convento até aos dias de hoje, bem como todo o processo de inventariação e conservação e restauro. Reconhecendo que estamos a trabalhar com objectos desenquadrados do seu contexto original, cuja informação referente às encomendas e locais se perderam no decorrer da nossa história colectiva, pretende-se, contudo, dar-lhes um protagonismo que se quer ver afirmado no panorama dos objectos de arte, por se tratar de uma manifestação tão Portuguesa.
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A necessidade, há muito referenciada, do conhecimento efectivo de um espólio integrado no designado Fundo Antigo do qual se desconhecem as características, a sua conservação e restauro bem como investigação, permitiu a aquisição de técnicos especializados nas diferentes áreas. Neste contexto, pretendemos dar a conhecer o que foi o desenrolar da acção do projecto, assim como a sua finalidade maior que seria a de dar a conhecer o espólio desconhecido das reservas do Museu Nacional do Azulejo. A partir do espólio que entretanto se conseguiu "resgatar" pretendemos dar a conhecer, através de um projecto expositivo, o conjunto de peças que se vieram a revelar uma mais valia para o enriquecimento da colecção da instituição. Foram assim descobertos novos padrões, completaram-se padrões conhecidos, mas incompletos na instituição, conheceramse novos painéis figurativos que, do século XVII ao século XX, trouxeram novas abordagens e perspectivas de investigação, tanto ao nível da iconografia, da temática ou da tipologia. Compôs-se um conjunto de peças que torna ainda mais rica a colecção do Museu Nacional do Azulejo e, por consequência, do património nacional. Sabendo que as peças agora (re)descobertas tiveram um percurso, dentro e fora desta instituição, é profícuo contextualizar a nossa exposição com o edifício histórico que acolhe o projecto, desde a sua constituição como convento até aos dias de hoje, bem como todo o processo de inventariação e conservação e restauro. Reconhecendo que estamos a trabalhar com objectos desenquadrados do seu contexto original, cuja informação referente às encomendas e locais se perderam no decorrer da nossa história colectiva, pretende-se, contudo, dar-lhes um protagonismo que se quer ver afirmado no panorama dos objectos de arte, por se tratar de uma manifestação tão Portuguesa.Abstract: The project "Devolver ao Olhar" started in 2009. It was funded by Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), promoted by Rede Temática em Estudos de Azulejaria e Cerâmica João Miguel dos Santos Simões (RTEACJMSS), a thematic network of the Instituto de História de Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, and developed at the Museu Nacional do Azulejo (MNAz), under the coordination of the head of the Inventory Department, Doctor Alexandre Nobre Pais, with the ongoing involvement of the Conservation and Restoration Department. The need for an effective study of the collection known as "Fundo Antigo" had long been identified. Its preservation and restoration as well as analysis required the recruitment of technical specialists in different fields. Our purpose is to make known the process of this project, and propose an exhibition project beginning with what has already been disclosed. Based on what we have been able to reveal of this collection, we intend to bring, through an exhibition project, a set of pieces that adds particular value to the Museum's collection. Incomplete patters have been filled in, new patterns have been discovered, new figurative panels from the seventeenth to the twentieth centuries became known and have suggested new approaches and new research perspectives, both in terms of iconography, subject and typology. A totally new set of pieces is now available to enhance the collection of the MNAz and the Portuguese heritage. Knowing that the pieces that have now been discovered have had an history of their own in and out of this institution, it is important to contextualize our exhibition with the historic building that holds the project, from its constitution as a convent to the present day, as well as the whole process of inventorying, conservation and restoration. Being aware of the fact that we are dealing with objects that have been withdrawn from their original contexts, and that most information concerning commissioning and their original places has been lost, it is our intent to allow them to stand out in the art panorama, as they are such an important example of the Portuguese glazed azulejo heritage.Neto, Maria João BaptistaPais, Alexandre NobreRepositório da Universidade de LisboaSilva, Teresa Margarida Bastos Ferreira Pinto da2015-11-05T12:52:57Z2014-11-172014-09-292014-11-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfvideo/quicktimehttp://hdl.handle.net/10451/20384TID:201894637porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:05:47Zoai:repositorio.ul.pt:10451/20384Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:38:24.910330Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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