O estudo do timbre no processo de aprendizagem da trompete

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Joana Pinto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78482
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_34e6571c855c2002a2105baa0e7b5370
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78482
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O estudo do timbre no processo de aprendizagem da trompeteThe study of timbre in the learning process of the trumpetTimbreSomTrompetePedagogiaEnsinoTone colourSoundTrumpetPedagogyTeachingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente Relatório, elaborado no âmbito do Estágio Profissional integrado no Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, realizado no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, descreve um Projeto de Intervenção Pedagógica implementado durante o ano letivo de 2020/2021, com os grupos de recrutamento de Trompete (M21) e de Classe de Conjunto (M32). A implementação desta investigação/ação incidiu sobre os conceitos de timbre e de som, com o intuito de aferir as perspetivas dos professores e alunos acerca do seu significado e utilização no seu quotidiano, e por outro lado, procurou-se uma definição de timbre e da relação do mesmo com o som como forma de melhorar a qualidade artística dos trompetistas. O Projeto de Intervenção Pedagógica seguiu a metodologia de Investigação-Ação, fundamentando-se, assim, num ciclo contínuo de observação, planeamento, reflexão e avaliação. Contou com a colaboração de cinco alunos intervenientes a quem foi proposto o estudo segundo diversos métodos na parte inicial da aula (aquecimento, desenvolvimento técnico e trabalho de estudos) e com o intuito de incutir a utilização de determinadas metodologias e estratégias no trabalho dos seus repertórios aliando a toda esta intervenção a utilização de acessórios. Os instrumentos de recolha de dados no decorrer do projeto passaram pela (1) observação numa fase inicial e uma análise da importância atribuída ao conceito de timbre e a sua coordenação com som no meio trompetístico de ensino nacional (2) a recolha de materiais didáticos, acessórios e entrevista semiestruturada realizada aos alunos de forma a compreender os conhecimentos prévios sobre o assunto (3) implementação do plano de ação que visou a compreensão e desenvolvimento do conceito de timbre coordenadamente com o conceito de som assim como a aplicação de um questionário realizados aos alunos pós-interventivo. Os resultados obtidos na fase inicial apontam para uma subjetividade que de qualquer das formas não desvaloriza a importância do timbre, mas sim a sua estrita relação estabelecida com o som, essencialmente no que toca ao processo de ensino-aprendizagem em que os diversos pedagogos estabelecem um tipo de ensino focalizado na relação entre os mesmos, moldando os materiais didáticos, acessórias metodologias/estratégias ao timbre. A análise da intervenção aponta para uma apreensão devida dos conhecimentos e aplicabilidade dos mesmos nos diferentes momentos da aula, separa e coordenadamente.The present report, reflects the Professional Internship as part of the Master’s in Music Education at the University of Minho, applied at the Calouste Gulbenkian Music Conservatory in Braga, and describes a Pedagogical Intervention Project implemented during the 2020/2021 school year, and considered the Trumpet (M21) and Ensemble Class (M32) recruiting groups. The implementation of this research/action was focused on the concepts of timbre and sound, to assess the perspectives of teachers and students about their meaning and use in their daily lives, and on the other hand, a definition of timbre and its relationship with sound as a way to improve the artistic quality of trumpet players. The Pedagogical Intervention Project followed the Action-Research methodology, thus basing itself on a continuous cycle of observation, planning, reflection and evaluation. It had the collaboration of five intervening students, who were proposed to study according to various methods in the early part of the class (warm-up, technical development and study work) and were instructed to use certain methodologies and strategies in the work of their repertoires, combining to all this intervention the use of accessories. The data collection instruments throughout the project went through (1) observation at an early stage and an analysis of the importance attributed to the concept of timbre and its coordination with sound in the trumpetistic environment of national education (2) the collection of teaching materials, accessories and semi-structured interview conducted with students in order to understand prior knowledge on the subject (3) implementation of the action plan aimed at understanding and developing the concept of timbre in coordination with the concept of sound as well as the application of a questionnaire conducted to the post-intervention students. The results obtained in the initial phase point to a subjectivity that in any case does not devalue the importance of timbre, but rather its strict relationship established with sound, essentially with regard to the teaching-learning process in which the various pedagogues establish a type of teaching focused on the relationship between them, shaping the teaching materials, methodologies/strategies accessories to the timbre. The analysis of the intervention points to a proper apprehension of knowledge and its applicability in different moments of the class, separately and in coordination.Faria, Vasco Silva deUniversidade do MinhoBarbosa, Joana Pinto2021-01-192021-01-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78482por202996786info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:42Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78482Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:38:44.908685Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O estudo do timbre no processo de aprendizagem da trompete
The study of timbre in the learning process of the trumpet
title O estudo do timbre no processo de aprendizagem da trompete
spellingShingle O estudo do timbre no processo de aprendizagem da trompete
Barbosa, Joana Pinto
Timbre
Som
Trompete
Pedagogia
Ensino
Tone colour
Sound
Trumpet
Pedagogy
Teaching
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O estudo do timbre no processo de aprendizagem da trompete
title_full O estudo do timbre no processo de aprendizagem da trompete
title_fullStr O estudo do timbre no processo de aprendizagem da trompete
title_full_unstemmed O estudo do timbre no processo de aprendizagem da trompete
title_sort O estudo do timbre no processo de aprendizagem da trompete
author Barbosa, Joana Pinto
author_facet Barbosa, Joana Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faria, Vasco Silva de
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Joana Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Timbre
Som
Trompete
Pedagogia
Ensino
Tone colour
Sound
Trumpet
Pedagogy
Teaching
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Timbre
Som
Trompete
Pedagogia
Ensino
Tone colour
Sound
Trumpet
Pedagogy
Teaching
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-19
2021-01-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78482
url https://hdl.handle.net/1822/78482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202996786
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132926172987392