Tchiloli: um reflexo da “Communitas” santomense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espírito Santo, Wagiza Garcia do
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/33666
Resumo: O Tchiloli é uma forma teatral realizada em São Tomé e Príncipe, transportadora de uma herança cultural que atravessa todo um continente africano, ao mesmo tempo, capaz de refletir os ideais de resistência e autonomia de um povo. Servindo-se como alibi da peça de teatro de Baltazar Dias, escrita pelo poeta cego da ilha da Madeira no sec. XVI, a ela serão acrescentados sucessivamente excertos que lhe irão reformar gradualmente o significado ao longo dos tempos. Esta tese sobre o estudo do Tchiloli, entanto reflexo da comunitas santomense, procurou compreender esta manifestação cultural, a partir da experiência cultural intrínseca à comunidade santomense. A partir deste objetivo central, reflectiu sobre a adaptação e apropriação da peça de B. Dias, e de como esta, em orgânica simbiose com outras manifestações culturais de proveniência vária, com especial incidência na herança cultural africana, serviu para criar um género único, reflector da potência e criatividade cultural deste povo. Além disso, analisou a sua teatralidade e o sincretismo cultural implícitos, bem como a carga ritual imanente, traduz o espelhar da experiência coletiva da comunidade santomense. Para este estudo fundeamos numa pesquisa bibliográfica, através de uma abordagem qualitativa, de caracter interpretativo. No que concerne a obtenção de dados, recorremos aos recursos audiovisuais, optando pela entrevista semidirecta. A tese vem responder a uma exigência da Universidade de Évora, para conclusão do curso de mestrado em artes cénicas, ao mesmo tempo que irá satisfazer um desejo pessoal e muito particular, no sentido de estudar esta manifestação cultural, o que implicará conhecer mais profundamente as particularidades de cultura de São Tomé; - Tchiloli: A Reflection Of The Santomense “Communitas”. Abstrat: Tchiloli is a theatrical form performed in Sao Tome and Principe, carrier of a cultural heritage that spans an entire African continent, at the same time capable of reflecting the ideals of resistance and autonomy of a people. Using itself as an alibi for plays by Baltazar Dias, written by the blind poet from Madeira in the 16th century, excerpts will be successively added to it that will gradually reform its meaning over time. This thesis on the study of tchiloli, however the reflection of the Santomense comunitos, sought to understand this cultural manifestation, from the cultural experience intrinsic to the Santomense community. Based on this central objective, he reflected on the adaptation and appropriation of pieces by B.Dias, and how this, in organic symbiosis with other cultural manifestations of various origins, with a special focus on the African cultural heritage, served to create a unique genre, reflector ofpower and cultural creativity of this people. In addition, it analyzed in its entirety the implicit cultural syncretism as well as the immanent ritual load, reflecting the spread of the collective experience of the Santomean community. For this study we based on a bibliographic research, through a qualitative approach, with an interpretative character. With regard to obtaining data, we resorted to audiovisual resources, opting for the semi-direct interview. The thesis responds to a requirement of the University of Évora for the completion of the master's course in performing arts, at the same time that it will satisfy a very particular personal desire, in the sense of studying this cultural manifestation, and which will involve more deeply the particularities of culture. of Sao Tome.
id RCAP_3501c65890f0b23a7fe78f179524a59b
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/33666
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tchiloli: um reflexo da “Communitas” santomenseTchiloliRitualTeatralidadeReafirmação CulturalPerformanceTchiloliRitualTheatricalityCultural ReaffirmationPerformanceO Tchiloli é uma forma teatral realizada em São Tomé e Príncipe, transportadora de uma herança cultural que atravessa todo um continente africano, ao mesmo tempo, capaz de refletir os ideais de resistência e autonomia de um povo. Servindo-se como alibi da peça de teatro de Baltazar Dias, escrita pelo poeta cego da ilha da Madeira no sec. XVI, a ela serão acrescentados sucessivamente excertos que lhe irão reformar gradualmente o significado ao longo dos tempos. Esta tese sobre o estudo do Tchiloli, entanto reflexo da comunitas santomense, procurou compreender esta manifestação cultural, a partir da experiência cultural intrínseca à comunidade santomense. A partir deste objetivo central, reflectiu sobre a adaptação e apropriação da peça de B. Dias, e de como esta, em orgânica simbiose com outras manifestações culturais de proveniência vária, com especial incidência na herança cultural africana, serviu para criar um género único, reflector da potência e criatividade cultural deste povo. Além disso, analisou a sua teatralidade e o sincretismo cultural implícitos, bem como a carga ritual imanente, traduz o espelhar da experiência coletiva da comunidade santomense. Para este estudo fundeamos numa pesquisa bibliográfica, através de uma abordagem qualitativa, de caracter interpretativo. No que concerne a obtenção de dados, recorremos aos recursos audiovisuais, optando pela entrevista semidirecta. A tese vem responder a uma exigência da Universidade de Évora, para conclusão do curso de mestrado em artes cénicas, ao mesmo tempo que irá satisfazer um desejo pessoal e muito particular, no sentido de estudar esta manifestação cultural, o que implicará conhecer mais profundamente as particularidades de cultura de São Tomé; - Tchiloli: A Reflection Of The Santomense “Communitas”. Abstrat: Tchiloli is a theatrical form performed in Sao Tome and Principe, carrier of a cultural heritage that spans an entire African continent, at the same time capable of reflecting the ideals of resistance and autonomy of a people. Using itself as an alibi for plays by Baltazar Dias, written by the blind poet from Madeira in the 16th century, excerpts will be successively added to it that will gradually reform its meaning over time. This thesis on the study of tchiloli, however the reflection of the Santomense comunitos, sought to understand this cultural manifestation, from the cultural experience intrinsic to the Santomense community. Based on this central objective, he reflected on the adaptation and appropriation of pieces by B.Dias, and how this, in organic symbiosis with other cultural manifestations of various origins, with a special focus on the African cultural heritage, served to create a unique genre, reflector ofpower and cultural creativity of this people. In addition, it analyzed in its entirety the implicit cultural syncretism as well as the immanent ritual load, reflecting the spread of the collective experience of the Santomean community. For this study we based on a bibliographic research, through a qualitative approach, with an interpretative character. With regard to obtaining data, we resorted to audiovisual resources, opting for the semi-direct interview. The thesis responds to a requirement of the University of Évora for the completion of the master's course in performing arts, at the same time that it will satisfy a very particular personal desire, in the sense of studying this cultural manifestation, and which will involve more deeply the particularities of culture. of Sao Tome.Universidade de Évora2023-01-26T19:28:40Z2023-01-262022-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/33666http://hdl.handle.net/10174/33666TID:203143850porDepartamento de Artes Cénicaswagizza37@gmail.com203Espírito Santo, Wagiza Garcia doinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:35:42Zoai:dspace.uevora.pt:10174/33666Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:22:28.949526Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tchiloli: um reflexo da “Communitas” santomense
title Tchiloli: um reflexo da “Communitas” santomense
spellingShingle Tchiloli: um reflexo da “Communitas” santomense
Espírito Santo, Wagiza Garcia do
Tchiloli
Ritual
Teatralidade
Reafirmação Cultural
Performance
Tchiloli
Ritual
Theatricality
Cultural Reaffirmation
Performance
title_short Tchiloli: um reflexo da “Communitas” santomense
title_full Tchiloli: um reflexo da “Communitas” santomense
title_fullStr Tchiloli: um reflexo da “Communitas” santomense
title_full_unstemmed Tchiloli: um reflexo da “Communitas” santomense
title_sort Tchiloli: um reflexo da “Communitas” santomense
author Espírito Santo, Wagiza Garcia do
author_facet Espírito Santo, Wagiza Garcia do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Espírito Santo, Wagiza Garcia do
dc.subject.por.fl_str_mv Tchiloli
Ritual
Teatralidade
Reafirmação Cultural
Performance
Tchiloli
Ritual
Theatricality
Cultural Reaffirmation
Performance
topic Tchiloli
Ritual
Teatralidade
Reafirmação Cultural
Performance
Tchiloli
Ritual
Theatricality
Cultural Reaffirmation
Performance
description O Tchiloli é uma forma teatral realizada em São Tomé e Príncipe, transportadora de uma herança cultural que atravessa todo um continente africano, ao mesmo tempo, capaz de refletir os ideais de resistência e autonomia de um povo. Servindo-se como alibi da peça de teatro de Baltazar Dias, escrita pelo poeta cego da ilha da Madeira no sec. XVI, a ela serão acrescentados sucessivamente excertos que lhe irão reformar gradualmente o significado ao longo dos tempos. Esta tese sobre o estudo do Tchiloli, entanto reflexo da comunitas santomense, procurou compreender esta manifestação cultural, a partir da experiência cultural intrínseca à comunidade santomense. A partir deste objetivo central, reflectiu sobre a adaptação e apropriação da peça de B. Dias, e de como esta, em orgânica simbiose com outras manifestações culturais de proveniência vária, com especial incidência na herança cultural africana, serviu para criar um género único, reflector da potência e criatividade cultural deste povo. Além disso, analisou a sua teatralidade e o sincretismo cultural implícitos, bem como a carga ritual imanente, traduz o espelhar da experiência coletiva da comunidade santomense. Para este estudo fundeamos numa pesquisa bibliográfica, através de uma abordagem qualitativa, de caracter interpretativo. No que concerne a obtenção de dados, recorremos aos recursos audiovisuais, optando pela entrevista semidirecta. A tese vem responder a uma exigência da Universidade de Évora, para conclusão do curso de mestrado em artes cénicas, ao mesmo tempo que irá satisfazer um desejo pessoal e muito particular, no sentido de estudar esta manifestação cultural, o que implicará conhecer mais profundamente as particularidades de cultura de São Tomé; - Tchiloli: A Reflection Of The Santomense “Communitas”. Abstrat: Tchiloli is a theatrical form performed in Sao Tome and Principe, carrier of a cultural heritage that spans an entire African continent, at the same time capable of reflecting the ideals of resistance and autonomy of a people. Using itself as an alibi for plays by Baltazar Dias, written by the blind poet from Madeira in the 16th century, excerpts will be successively added to it that will gradually reform its meaning over time. This thesis on the study of tchiloli, however the reflection of the Santomense comunitos, sought to understand this cultural manifestation, from the cultural experience intrinsic to the Santomense community. Based on this central objective, he reflected on the adaptation and appropriation of pieces by B.Dias, and how this, in organic symbiosis with other cultural manifestations of various origins, with a special focus on the African cultural heritage, served to create a unique genre, reflector ofpower and cultural creativity of this people. In addition, it analyzed in its entirety the implicit cultural syncretism as well as the immanent ritual load, reflecting the spread of the collective experience of the Santomean community. For this study we based on a bibliographic research, through a qualitative approach, with an interpretative character. With regard to obtaining data, we resorted to audiovisual resources, opting for the semi-direct interview. The thesis responds to a requirement of the University of Évora for the completion of the master's course in performing arts, at the same time that it will satisfy a very particular personal desire, in the sense of studying this cultural manifestation, and which will involve more deeply the particularities of culture. of Sao Tome.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-29T00:00:00Z
2023-01-26T19:28:40Z
2023-01-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/33666
http://hdl.handle.net/10174/33666
TID:203143850
url http://hdl.handle.net/10174/33666
identifier_str_mv TID:203143850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Artes Cénicas
wagizza37@gmail.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136706414247936