A errância na aprendizagem da matemática e da língua portuguesa sob uma filosofia dos afetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peel, Misleine
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Beites, P. D., Oliveira, L. R. P. F. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/12437
Resumo: A filosofia dos afetos pensada por Espinosa e por Deleuze pode nos ajudar a en-tender como os erros afetam a aprendizagem e, consequentemente, o desenvolvimento integral de nossos aprendizes. Propomo-nos a pensar nas diferenças existentes entre a errância que acontece na aprendizagem da matemática e a que acontece no aprendizado da língua portuguesa: acreditamos que os erros oriundos de experimentações matemáticas podem causar mais afetos negativos do que os oriundos de experimenta-ções linguístico-gramaticais, visto que muitos dos linguistas tratam esses acontecimen-tos como desvios da norma padrão e não mais como desacertos; já na matemática, os erros são sistematizados quase sempre como desacertos, e, por isso, dependendo da imagem que temos deles, podem provocar uma diminuição da potência de agir e de existir. A metodologia utilizada foi a cartográfica com revisão de literatura. Percebe-mos, a partir de nossa pesquisa, que uma nova conceituação do erro é essencial para que seja possível ter um bom encontro com o saber.
id RCAP_350daace0e6f50d8132b7ab2c9c4c010
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/12437
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A errância na aprendizagem da matemática e da língua portuguesa sob uma filosofia dos afetosAfetosAprendizagemErrânciaA filosofia dos afetos pensada por Espinosa e por Deleuze pode nos ajudar a en-tender como os erros afetam a aprendizagem e, consequentemente, o desenvolvimento integral de nossos aprendizes. Propomo-nos a pensar nas diferenças existentes entre a errância que acontece na aprendizagem da matemática e a que acontece no aprendizado da língua portuguesa: acreditamos que os erros oriundos de experimentações matemáticas podem causar mais afetos negativos do que os oriundos de experimenta-ções linguístico-gramaticais, visto que muitos dos linguistas tratam esses acontecimen-tos como desvios da norma padrão e não mais como desacertos; já na matemática, os erros são sistematizados quase sempre como desacertos, e, por isso, dependendo da imagem que temos deles, podem provocar uma diminuição da potência de agir e de existir. A metodologia utilizada foi a cartográfica com revisão de literatura. Percebe-mos, a partir de nossa pesquisa, que uma nova conceituação do erro é essencial para que seja possível ter um bom encontro com o saber.The philosophy of affections due to Spinoza and Deleuze can help us understand how errors affect learning and, consequently, the integral development of our learners. We propose to think about the differences between the wandering that happens when learning mathematics and the wandering that happens when learning Portuguese: we believe that errors arising from mathematical experimentation may cause more negative affects than those arising from linguistic-grammatical experimentation, since many linguists treat such events as deviations from the standard norm and no longer as mismatch; In mathematics, errors are almost always systematized as mismatches, and therefore, depending on the image we have of them, they can cause a decrease in the power to act and to exist. The methodology used was cartography with literature review. We realized, from our research, that a new conceptualization of error is essential in order to have a good encounter with knowledge.uBibliorumPeel, MisleineBeites, P. D.Oliveira, L. R. P. F. de2022-12-05T10:17:01Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/12437porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:55:37Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/12437Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:52:02.682908Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A errância na aprendizagem da matemática e da língua portuguesa sob uma filosofia dos afetos
title A errância na aprendizagem da matemática e da língua portuguesa sob uma filosofia dos afetos
spellingShingle A errância na aprendizagem da matemática e da língua portuguesa sob uma filosofia dos afetos
Peel, Misleine
Afetos
Aprendizagem
Errância
title_short A errância na aprendizagem da matemática e da língua portuguesa sob uma filosofia dos afetos
title_full A errância na aprendizagem da matemática e da língua portuguesa sob uma filosofia dos afetos
title_fullStr A errância na aprendizagem da matemática e da língua portuguesa sob uma filosofia dos afetos
title_full_unstemmed A errância na aprendizagem da matemática e da língua portuguesa sob uma filosofia dos afetos
title_sort A errância na aprendizagem da matemática e da língua portuguesa sob uma filosofia dos afetos
author Peel, Misleine
author_facet Peel, Misleine
Beites, P. D.
Oliveira, L. R. P. F. de
author_role author
author2 Beites, P. D.
Oliveira, L. R. P. F. de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Peel, Misleine
Beites, P. D.
Oliveira, L. R. P. F. de
dc.subject.por.fl_str_mv Afetos
Aprendizagem
Errância
topic Afetos
Aprendizagem
Errância
description A filosofia dos afetos pensada por Espinosa e por Deleuze pode nos ajudar a en-tender como os erros afetam a aprendizagem e, consequentemente, o desenvolvimento integral de nossos aprendizes. Propomo-nos a pensar nas diferenças existentes entre a errância que acontece na aprendizagem da matemática e a que acontece no aprendizado da língua portuguesa: acreditamos que os erros oriundos de experimentações matemáticas podem causar mais afetos negativos do que os oriundos de experimenta-ções linguístico-gramaticais, visto que muitos dos linguistas tratam esses acontecimen-tos como desvios da norma padrão e não mais como desacertos; já na matemática, os erros são sistematizados quase sempre como desacertos, e, por isso, dependendo da imagem que temos deles, podem provocar uma diminuição da potência de agir e de existir. A metodologia utilizada foi a cartográfica com revisão de literatura. Percebe-mos, a partir de nossa pesquisa, que uma nova conceituação do erro é essencial para que seja possível ter um bom encontro com o saber.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2022-12-05T10:17:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/12437
url http://hdl.handle.net/10400.6/12437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136408818941952