A importância da tecnologia blockchain para o marketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Catarina Maria Cachulo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/40247
Resumo: A introdução da tecnologia Blockchain tem a capacidade de alterar a forma como as organizações da área do marketing operam e interagem com os consumidores e as partes interessadas. Nesse sentido, o objetivo deste estudo passa por entender, sob o ponto de vista dos profissionais de marketing, quais as mais valias da tecnologia Blockchain para o Marketing. Para atingir este objetivo foram recolhidas respostas a questões colocadas sobre a aplicação da tecnologia Blockchain no Marketing na rede social Quora. Os dados foram analisados através de text mining e uma análise estatística de correlação de Spearman serviu para estimar a relação de proporcionalidade entre as variáveis obtidas e a intensidade da força entre elas. De acordo com os resultados obtidos, a tecnologia Blockchain revela ser uma mais-valia para o Marketing, com maior relevância na área da gestão de cadeias de distribuição e gestão interna das ações de marketing. Através deste estudo, os profissionais poderão melhorar os sistemas de gestão internos e campanhas de marketing, o que permitirá às empresas revolucionar a sua vantagem estratégica sobre a concorrência, através da implementação da tecnologia Blockchain.
id RCAP_351861a4ab93ad5136e7bded9cee9574
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/40247
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da tecnologia blockchain para o marketingBlockchain,Marketing,TecnologiaA introdução da tecnologia Blockchain tem a capacidade de alterar a forma como as organizações da área do marketing operam e interagem com os consumidores e as partes interessadas. Nesse sentido, o objetivo deste estudo passa por entender, sob o ponto de vista dos profissionais de marketing, quais as mais valias da tecnologia Blockchain para o Marketing. Para atingir este objetivo foram recolhidas respostas a questões colocadas sobre a aplicação da tecnologia Blockchain no Marketing na rede social Quora. Os dados foram analisados através de text mining e uma análise estatística de correlação de Spearman serviu para estimar a relação de proporcionalidade entre as variáveis obtidas e a intensidade da força entre elas. De acordo com os resultados obtidos, a tecnologia Blockchain revela ser uma mais-valia para o Marketing, com maior relevância na área da gestão de cadeias de distribuição e gestão interna das ações de marketing. Através deste estudo, os profissionais poderão melhorar os sistemas de gestão internos e campanhas de marketing, o que permitirá às empresas revolucionar a sua vantagem estratégica sobre a concorrência, através da implementação da tecnologia Blockchain.Ramos, Ricardo Filipe CarreiraMoro, Sérgio Miguel CarneiroRepositório ComumLemos, Catarina Maria Cachulo2022-04-20T14:34:11Z2021-10-292022-02-01T00:00:00Z2022-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/40247202996328porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:50Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/40247Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:31.003587Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da tecnologia blockchain para o marketing
title A importância da tecnologia blockchain para o marketing
spellingShingle A importância da tecnologia blockchain para o marketing
Lemos, Catarina Maria Cachulo
Blockchain,
Marketing,
Tecnologia
title_short A importância da tecnologia blockchain para o marketing
title_full A importância da tecnologia blockchain para o marketing
title_fullStr A importância da tecnologia blockchain para o marketing
title_full_unstemmed A importância da tecnologia blockchain para o marketing
title_sort A importância da tecnologia blockchain para o marketing
author Lemos, Catarina Maria Cachulo
author_facet Lemos, Catarina Maria Cachulo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Ricardo Filipe Carreira
Moro, Sérgio Miguel Carneiro
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Catarina Maria Cachulo
dc.subject.por.fl_str_mv Blockchain,
Marketing,
Tecnologia
topic Blockchain,
Marketing,
Tecnologia
description A introdução da tecnologia Blockchain tem a capacidade de alterar a forma como as organizações da área do marketing operam e interagem com os consumidores e as partes interessadas. Nesse sentido, o objetivo deste estudo passa por entender, sob o ponto de vista dos profissionais de marketing, quais as mais valias da tecnologia Blockchain para o Marketing. Para atingir este objetivo foram recolhidas respostas a questões colocadas sobre a aplicação da tecnologia Blockchain no Marketing na rede social Quora. Os dados foram analisados através de text mining e uma análise estatística de correlação de Spearman serviu para estimar a relação de proporcionalidade entre as variáveis obtidas e a intensidade da força entre elas. De acordo com os resultados obtidos, a tecnologia Blockchain revela ser uma mais-valia para o Marketing, com maior relevância na área da gestão de cadeias de distribuição e gestão interna das ações de marketing. Através deste estudo, os profissionais poderão melhorar os sistemas de gestão internos e campanhas de marketing, o que permitirá às empresas revolucionar a sua vantagem estratégica sobre a concorrência, através da implementação da tecnologia Blockchain.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-29
2022-04-20T14:34:11Z
2022-02-01T00:00:00Z
2022-02-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/40247
202996328
url http://hdl.handle.net/10400.26/40247
identifier_str_mv 202996328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130037049360384