Estudo experimental sobre a relação entre as propriedades fisicas dos lubrificantes e o seu comportamento tribológico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/19355 |
Resumo: | A Tribologia é definida como a ciência que estuda os fenómenos relacionados com os contactos superficiais em movimento relativo, lubrificação e desgaste. O seu estudo tem uma importância relevante uma vez que tem um impacto direto sobre as civilizações, e no esforço humano exigido para a movimentação de cargas pesadas. Durante os séculos XIX e século XX aconteceram os principais grandes avanços nesta matéria, fruto do avanço tecnológico e dos estudos disponíveis nessa altura. Nesta área em específico, as geometrias das superfícies de contacto assumem-se como um fator importante dado que, quando submetidas a pressão, os corpos se deformam, criando uma área de contacto entre as duas superfícies. Os contactos podem ser do tipo linear ou elíptico, conforme a geometria dos corpos gerando uma força de atrito entre as superfícies que precisa de ser reduzida o máximo quanto possível. O atrito é o fator menos desejável, no que concerne aos contactos, uma vez que provoca um desgaste severo na superfície dos corpos em contacto. Esse desgaste assume, no limite, danos graves (como abrasão, adesão ou erosão), ou até rotura de componentes, sendo essencial a presença de um lubrificante. Este terá como principal função separar os corpos em movimento relativo, gerando uma camada de filme de lubrificante suficientemente grande, que mantém afastadas as rugosidades das superfícies, reduzindo o atrito entre os componentes e aumentando o tempo de vida. Para que o atrito entre estas superfícies seja mínimo, o lubrificante tem de estar munido de um conjunto de propriedades físicas que irão ser vitais no seu desempenho ao longo do tempo, nomeadamente a viscosidade e massa volúmica. Ambas são afetadas pela variação da temperatura, tornando o lubrificante mais “fino” em altas temperaturas, o que pode não ser desejável num contacto quando submetido a elevadas pressões de contacto, correndo-se o risco de o lubrificante deixar de ter a capacidade de separar as superfícies dos corpos convenientemente. Consequentemente, torna-se essencial analisar o tipo de lubrificante a usar para que o seu uso seja devidamente empregue. Dentro dos vários domínios da tribologia, a propriedade que se pretende estudar é o coeficiente de piezoviscozidade que relaciona a viscosidade do fluído quando se encontra sob pressão e em regime eslastohidrodinâmico. O objetivo principal deste estudo é relacionar a piezoviscosidade com o coeficiente de atrito, analisar a forma como varia o atrito consoante a variação do coeficiente de piezoviscosidade e consequentemente analisar de que forma a espessura de filme vai ser afetada com a alteração destes coeficientes em regime de filme completo. |
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Estudo experimental sobre a relação entre as propriedades fisicas dos lubrificantes e o seu comportamento tribológicoLubrificaçãoViscosidadeMassa volúmicaCoeficiente de termoviscosidadeCoeficiente de piezoviscozidadeAtritoLubricationViscosityDensityThermoviscosity coefficientPiezoviscosity coefficientFrictionA Tribologia é definida como a ciência que estuda os fenómenos relacionados com os contactos superficiais em movimento relativo, lubrificação e desgaste. O seu estudo tem uma importância relevante uma vez que tem um impacto direto sobre as civilizações, e no esforço humano exigido para a movimentação de cargas pesadas. Durante os séculos XIX e século XX aconteceram os principais grandes avanços nesta matéria, fruto do avanço tecnológico e dos estudos disponíveis nessa altura. Nesta área em específico, as geometrias das superfícies de contacto assumem-se como um fator importante dado que, quando submetidas a pressão, os corpos se deformam, criando uma área de contacto entre as duas superfícies. Os contactos podem ser do tipo linear ou elíptico, conforme a geometria dos corpos gerando uma força de atrito entre as superfícies que precisa de ser reduzida o máximo quanto possível. O atrito é o fator menos desejável, no que concerne aos contactos, uma vez que provoca um desgaste severo na superfície dos corpos em contacto. Esse desgaste assume, no limite, danos graves (como abrasão, adesão ou erosão), ou até rotura de componentes, sendo essencial a presença de um lubrificante. Este terá como principal função separar os corpos em movimento relativo, gerando uma camada de filme de lubrificante suficientemente grande, que mantém afastadas as rugosidades das superfícies, reduzindo o atrito entre os componentes e aumentando o tempo de vida. Para que o atrito entre estas superfícies seja mínimo, o lubrificante tem de estar munido de um conjunto de propriedades físicas que irão ser vitais no seu desempenho ao longo do tempo, nomeadamente a viscosidade e massa volúmica. Ambas são afetadas pela variação da temperatura, tornando o lubrificante mais “fino” em altas temperaturas, o que pode não ser desejável num contacto quando submetido a elevadas pressões de contacto, correndo-se o risco de o lubrificante deixar de ter a capacidade de separar as superfícies dos corpos convenientemente. Consequentemente, torna-se essencial analisar o tipo de lubrificante a usar para que o seu uso seja devidamente empregue. Dentro dos vários domínios da tribologia, a propriedade que se pretende estudar é o coeficiente de piezoviscozidade que relaciona a viscosidade do fluído quando se encontra sob pressão e em regime eslastohidrodinâmico. O objetivo principal deste estudo é relacionar a piezoviscosidade com o coeficiente de atrito, analisar a forma como varia o atrito consoante a variação do coeficiente de piezoviscosidade e consequentemente analisar de que forma a espessura de filme vai ser afetada com a alteração destes coeficientes em regime de filme completo.Tribology is defined as the science that studies the phenomena related to surface contacts in relative motion, lubrication, and wear. Its study has a relevant importance since it has a direct impact on civilizations, and on the human effort required to move heavy loads. During the 19th and 20th centuries the major advances in this field occurred, because of technological advances and the studies available at that time. In this specific area, the geometries of the contact surfaces are an important factor, since, when subjected to pressure, the bodies deform, creating a contact area between the two surfaces. The contacts can be of linear or elliptical type, depending on the geometry of the bodies generating a frictional force between the surfaces that needs to be reduced as much as possible. Friction is the least desirable factor, as far as contacts are concerned since it causes severe wear on the surface of the bodies in contact. This wear can eventually lead to serious damage (such as abrasion, adhesion, or erosion), or even component breakage, and the presence of a lubricant is essential. The lubricant's main function is to separate the bodies in relative motion, generating a sufficiently large lubricant film layer that keeps the surface roughness apart, reducing friction between the components and increasing life. For friction between these surfaces to be minimal, the lubricant must be equipped with several physical properties that will be vital to its performance over time, namely viscosity and density. Both are affected by temperature variation, making the lubricant "thinner" at high temperatures, which may not be desirable in a contact when subjected to high contact pressures, with the risk that the lubricant will no longer be able to separate the surfaces of the bodies properly. Consequently, it becomes essential to analyze the type of lubricant to be used to use it properly. Within the various fields of tribology, the property that is intended to be studied is the piezoviscosity coefficient that relates the viscosity of the fluid when it is under pressure and in the eslastohydrodynamic regime. The main objective of this study is to relate the piezoviscosity with the coefficient of friction, analyze how the friction varies according to the variation of the piezoviscosity coefficient and consequently analyze how the film thickness will be affected with the change of these coefficients in the full-film regime.Campos, Armando José Vilaça deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAscenção, Fernando Moreira dos Santos de2022-10-29T00:31:13Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/19355TID:202796299porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:13:54Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19355Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:27.756563Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A Tribologia é definida como a ciência que estuda os fenómenos relacionados com os contactos superficiais em movimento relativo, lubrificação e desgaste. O seu estudo tem uma importância relevante uma vez que tem um impacto direto sobre as civilizações, e no esforço humano exigido para a movimentação de cargas pesadas. Durante os séculos XIX e século XX aconteceram os principais grandes avanços nesta matéria, fruto do avanço tecnológico e dos estudos disponíveis nessa altura. Nesta área em específico, as geometrias das superfícies de contacto assumem-se como um fator importante dado que, quando submetidas a pressão, os corpos se deformam, criando uma área de contacto entre as duas superfícies. Os contactos podem ser do tipo linear ou elíptico, conforme a geometria dos corpos gerando uma força de atrito entre as superfícies que precisa de ser reduzida o máximo quanto possível. O atrito é o fator menos desejável, no que concerne aos contactos, uma vez que provoca um desgaste severo na superfície dos corpos em contacto. Esse desgaste assume, no limite, danos graves (como abrasão, adesão ou erosão), ou até rotura de componentes, sendo essencial a presença de um lubrificante. Este terá como principal função separar os corpos em movimento relativo, gerando uma camada de filme de lubrificante suficientemente grande, que mantém afastadas as rugosidades das superfícies, reduzindo o atrito entre os componentes e aumentando o tempo de vida. Para que o atrito entre estas superfícies seja mínimo, o lubrificante tem de estar munido de um conjunto de propriedades físicas que irão ser vitais no seu desempenho ao longo do tempo, nomeadamente a viscosidade e massa volúmica. Ambas são afetadas pela variação da temperatura, tornando o lubrificante mais “fino” em altas temperaturas, o que pode não ser desejável num contacto quando submetido a elevadas pressões de contacto, correndo-se o risco de o lubrificante deixar de ter a capacidade de separar as superfícies dos corpos convenientemente. Consequentemente, torna-se essencial analisar o tipo de lubrificante a usar para que o seu uso seja devidamente empregue. Dentro dos vários domínios da tribologia, a propriedade que se pretende estudar é o coeficiente de piezoviscozidade que relaciona a viscosidade do fluído quando se encontra sob pressão e em regime eslastohidrodinâmico. O objetivo principal deste estudo é relacionar a piezoviscosidade com o coeficiente de atrito, analisar a forma como varia o atrito consoante a variação do coeficiente de piezoviscosidade e consequentemente analisar de que forma a espessura de filme vai ser afetada com a alteração destes coeficientes em regime de filme completo. |
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