Relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/24704 |
Resumo: | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. |
id |
RCAP_351c55fee11a529bebfb8a44a35b9bce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/24704 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágioEnsino da educação físicaEstágio pedagógicoFormação de professoresRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.Associado à formação profissional e como investimento no processo formativo individual, este Estágio Pedagógico é focado na aplicação de competências, através do contato direto com uma realidade de ensino, que no meu caso foi uma turma do 8º ano de escolaridade. O objetivo, seguindo as linhas orientadoras do processo educativo proclamado, visava o desenvolvimento de competências essenciais para a formação enquanto docente. No entanto, o PEA teve a preocupação de se centrar no aluno, partindo dos seus interesses e das suas necessidades. Tentei, neste sentido, desenvolver uma intervenção correta e eficaz na ação educativa, através da aplicação direta de conhecimentos prévios, bem como dos adquiridos ao longo deste ano letivo, o que permitiu adequar os processos formativos de forma “única” e significativa. As decisões do professor têm um impacto particular sobre cada aluno, assim, optei pelo ensino diferenciado em prol do ensino em massa, para que houvesse uma evolução sustentada no que diz respeito ao aluno. O relato da Intervenção Pedagógica que este documento engloba, é um resultado das aprendizagens realizadas com o NEEF, orientador de escola, GEF e segundo os diferentes níveis de interpretação do PNEF, a diferenciação dos objetivos, dos conteúdos, bem como da gestão do tempo, da rotação dos espaços, das estratégias e da diferenciação dos grupos de nível dentro da turma. A regulação dos processos de formação, e consequentemente a avaliação são vistas como parte integrante do PEA, porque só desta forma é possível promovê-lo. Este documento é o relatório de um percurso de aprendizagem em estágio e inclui um tema-problema, onde se exploram as dimensões do FB utilizadas no contexto das minhas instruções e a sua importância para a eficiência da minha forma de ensinar.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/24704http://hdl.handle.net/10316/24704TID:201341107porRosa, Luís Filipe Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:35:05Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/24704Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:11.226447Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio |
title |
Relatório de estágio |
spellingShingle |
Relatório de estágio Rosa, Luís Filipe Marques Ensino da educação física Estágio pedagógico Formação de professores |
title_short |
Relatório de estágio |
title_full |
Relatório de estágio |
title_fullStr |
Relatório de estágio |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio |
title_sort |
Relatório de estágio |
author |
Rosa, Luís Filipe Marques |
author_facet |
Rosa, Luís Filipe Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Luís Filipe Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da educação física Estágio pedagógico Formação de professores |
topic |
Ensino da educação física Estágio pedagógico Formação de professores |
description |
Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/24704 http://hdl.handle.net/10316/24704 TID:201341107 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/24704 |
identifier_str_mv |
TID:201341107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133663272632320 |