Interdisciplinaridade: proposta de aperfeiçoamento no processo ensino-aprendizagem em cursos de nível superior em Belém do Pará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Andressa Malcher
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/20741
Resumo: Este estudo baseia-se em pesquisa bibliográfica e de campo, com abordagem qualitativa, o qual investiga os fatores que interferem na interdisciplinaridade como uma proposta de aperfeiçoamento no processo de ensino-aprendizagem em Instituições de Ensino Superior no Estado do Pará (Brasil). De um modo geral, procura identificar a real existência da interdisciplinaridade no âmbito escolar e suas consequências na dimensão educacional, assim como a importância do papel do coordenador, do professor e do aluno no citado processo. Busca identificar a interdisciplinaridade como um método de ensino com concepção inovadora e enriquecedora no processo educacional superior e analisa o papel da IES e sua influência na socialização do conceito interdisciplinar e na postura da equipe pedagógica. Os resultados encontrados sugerem a aplicação da interdisciplinaridade no ensino superior, fundamentada nos seguintes pontos: organizar para melhor atender seus alunos; cumprir sua função educativa; formar profissionais como agentes transformadores capazes de ajustarem-se aos avanços das ciências e da tecnologia; construir o conhecimento e não a simples transmissão de conteúdos; estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo, promovendo a divulgação dos conhecimentos científicos, culturais e técnicos; promover estudo sistemático dos problemas do mundo presente, coerente à internacionalização dos mercados, promova a redução no excesso de verbalização pelos professores; colaborar o envolvimento do aluno no trabalho sem a recompensa de uma nota ou conceito e que patrocine um enfoque aberto, experimental e interdisciplinar em todas as áreas do conhecimento. ABSTRACT: This study bases on bibliographical research and of field, with qualitative approach, which investigates the factors that interfere in the interdisciplinary as an improvement proposal in the teaching-learning process in higher education Institutions in the State of Pará (Brasil). ln a general way, it tries to identify to real existence of the interdisciplinary in the school ambit and your consequences in the educational dimension, as well as the importance of the coordinator's paper, of the teacher and of the student in mentioned him/it process. Search to identify the interdisciplinary as a teaching method with innovative conception that enriches in the process educational superior and it analyzes the paper of IES and your influence in the concept interdisciplinary and in the posture of the pedagogic team. The found results suggest the application of the interdisciplinary in the higher education, based in the following points: to organize for best to assist your students; to accomplish your educational function; to form professionals as agents transformers capable of they be adjusted to the progresses of the sciences and of the technology; to build the knowledge and not the simple transmission of contents; to stimulate the cultural creation and the development of the scientific spirit and of the reflexive thought, promoting the popularization of the knowledge scientific, cultural and technicians; to promote systematic study of the problems of the present world, coherent to the internationalization of the markets, promote the reduction in the verbal excess for the teachers; the student's involvement to collaborate in the work without the reward of a note or concept and that sponsors a focus open, experimental and interdisciplinary in all the areas of the knowledge.
id RCAP_352483ba702146c5396a25ff01f04890
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/20741
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interdisciplinaridade: proposta de aperfeiçoamento no processo ensino-aprendizagem em cursos de nível superior em Belém do ParáConhecimentoDisciplinasTransversalidadeInterdisciplinaridadeKnowledgeDisciplinesTransversalityInterdisciplinaridadEste estudo baseia-se em pesquisa bibliográfica e de campo, com abordagem qualitativa, o qual investiga os fatores que interferem na interdisciplinaridade como uma proposta de aperfeiçoamento no processo de ensino-aprendizagem em Instituições de Ensino Superior no Estado do Pará (Brasil). De um modo geral, procura identificar a real existência da interdisciplinaridade no âmbito escolar e suas consequências na dimensão educacional, assim como a importância do papel do coordenador, do professor e do aluno no citado processo. Busca identificar a interdisciplinaridade como um método de ensino com concepção inovadora e enriquecedora no processo educacional superior e analisa o papel da IES e sua influência na socialização do conceito interdisciplinar e na postura da equipe pedagógica. Os resultados encontrados sugerem a aplicação da interdisciplinaridade no ensino superior, fundamentada nos seguintes pontos: organizar para melhor atender seus alunos; cumprir sua função educativa; formar profissionais como agentes transformadores capazes de ajustarem-se aos avanços das ciências e da tecnologia; construir o conhecimento e não a simples transmissão de conteúdos; estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo, promovendo a divulgação dos conhecimentos científicos, culturais e técnicos; promover estudo sistemático dos problemas do mundo presente, coerente à internacionalização dos mercados, promova a redução no excesso de verbalização pelos professores; colaborar o envolvimento do aluno no trabalho sem a recompensa de uma nota ou conceito e que patrocine um enfoque aberto, experimental e interdisciplinar em todas as áreas do conhecimento. ABSTRACT: This study bases on bibliographical research and of field, with qualitative approach, which investigates the factors that interfere in the interdisciplinary as an improvement proposal in the teaching-learning process in higher education Institutions in the State of Pará (Brasil). ln a general way, it tries to identify to real existence of the interdisciplinary in the school ambit and your consequences in the educational dimension, as well as the importance of the coordinator's paper, of the teacher and of the student in mentioned him/it process. Search to identify the interdisciplinary as a teaching method with innovative conception that enriches in the process educational superior and it analyzes the paper of IES and your influence in the concept interdisciplinary and in the posture of the pedagogic team. The found results suggest the application of the interdisciplinary in the higher education, based in the following points: to organize for best to assist your students; to accomplish your educational function; to form professionals as agents transformers capable of they be adjusted to the progresses of the sciences and of the technology; to build the knowledge and not the simple transmission of contents; to stimulate the cultural creation and the development of the scientific spirit and of the reflexive thought, promoting the popularization of the knowledge scientific, cultural and technicians; to promote systematic study of the problems of the present world, coherent to the internationalization of the markets, promote the reduction in the verbal excess for the teachers; the student's involvement to collaborate in the work without the reward of a note or concept and that sponsors a focus open, experimental and interdisciplinary in all the areas of the knowledge.Universidade de Évora2017-02-14T11:49:43Z2017-02-142010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/20741http://hdl.handle.net/10174/20741porEsc. C. S.teses@bib.uevora.pt229Moraes, Andressa Malcherinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:10:48Zoai:dspace.uevora.pt:10174/20741Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:07.554379Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interdisciplinaridade: proposta de aperfeiçoamento no processo ensino-aprendizagem em cursos de nível superior em Belém do Pará
title Interdisciplinaridade: proposta de aperfeiçoamento no processo ensino-aprendizagem em cursos de nível superior em Belém do Pará
spellingShingle Interdisciplinaridade: proposta de aperfeiçoamento no processo ensino-aprendizagem em cursos de nível superior em Belém do Pará
Moraes, Andressa Malcher
Conhecimento
Disciplinas
Transversalidade
Interdisciplinaridade
Knowledge
Disciplines
Transversality
Interdisciplinaridad
title_short Interdisciplinaridade: proposta de aperfeiçoamento no processo ensino-aprendizagem em cursos de nível superior em Belém do Pará
title_full Interdisciplinaridade: proposta de aperfeiçoamento no processo ensino-aprendizagem em cursos de nível superior em Belém do Pará
title_fullStr Interdisciplinaridade: proposta de aperfeiçoamento no processo ensino-aprendizagem em cursos de nível superior em Belém do Pará
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade: proposta de aperfeiçoamento no processo ensino-aprendizagem em cursos de nível superior em Belém do Pará
title_sort Interdisciplinaridade: proposta de aperfeiçoamento no processo ensino-aprendizagem em cursos de nível superior em Belém do Pará
author Moraes, Andressa Malcher
author_facet Moraes, Andressa Malcher
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Andressa Malcher
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento
Disciplinas
Transversalidade
Interdisciplinaridade
Knowledge
Disciplines
Transversality
Interdisciplinaridad
topic Conhecimento
Disciplinas
Transversalidade
Interdisciplinaridade
Knowledge
Disciplines
Transversality
Interdisciplinaridad
description Este estudo baseia-se em pesquisa bibliográfica e de campo, com abordagem qualitativa, o qual investiga os fatores que interferem na interdisciplinaridade como uma proposta de aperfeiçoamento no processo de ensino-aprendizagem em Instituições de Ensino Superior no Estado do Pará (Brasil). De um modo geral, procura identificar a real existência da interdisciplinaridade no âmbito escolar e suas consequências na dimensão educacional, assim como a importância do papel do coordenador, do professor e do aluno no citado processo. Busca identificar a interdisciplinaridade como um método de ensino com concepção inovadora e enriquecedora no processo educacional superior e analisa o papel da IES e sua influência na socialização do conceito interdisciplinar e na postura da equipe pedagógica. Os resultados encontrados sugerem a aplicação da interdisciplinaridade no ensino superior, fundamentada nos seguintes pontos: organizar para melhor atender seus alunos; cumprir sua função educativa; formar profissionais como agentes transformadores capazes de ajustarem-se aos avanços das ciências e da tecnologia; construir o conhecimento e não a simples transmissão de conteúdos; estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo, promovendo a divulgação dos conhecimentos científicos, culturais e técnicos; promover estudo sistemático dos problemas do mundo presente, coerente à internacionalização dos mercados, promova a redução no excesso de verbalização pelos professores; colaborar o envolvimento do aluno no trabalho sem a recompensa de uma nota ou conceito e que patrocine um enfoque aberto, experimental e interdisciplinar em todas as áreas do conhecimento. ABSTRACT: This study bases on bibliographical research and of field, with qualitative approach, which investigates the factors that interfere in the interdisciplinary as an improvement proposal in the teaching-learning process in higher education Institutions in the State of Pará (Brasil). ln a general way, it tries to identify to real existence of the interdisciplinary in the school ambit and your consequences in the educational dimension, as well as the importance of the coordinator's paper, of the teacher and of the student in mentioned him/it process. Search to identify the interdisciplinary as a teaching method with innovative conception that enriches in the process educational superior and it analyzes the paper of IES and your influence in the concept interdisciplinary and in the posture of the pedagogic team. The found results suggest the application of the interdisciplinary in the higher education, based in the following points: to organize for best to assist your students; to accomplish your educational function; to form professionals as agents transformers capable of they be adjusted to the progresses of the sciences and of the technology; to build the knowledge and not the simple transmission of contents; to stimulate the cultural creation and the development of the scientific spirit and of the reflexive thought, promoting the popularization of the knowledge scientific, cultural and technicians; to promote systematic study of the problems of the present world, coherent to the internationalization of the markets, promote the reduction in the verbal excess for the teachers; the student's involvement to collaborate in the work without the reward of a note or concept and that sponsors a focus open, experimental and interdisciplinary in all the areas of the knowledge.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2017-02-14T11:49:43Z
2017-02-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/20741
http://hdl.handle.net/10174/20741
url http://hdl.handle.net/10174/20741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Esc. C. S.
teses@bib.uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136603163066368