Atuação do Supervisor Pedagógico e sua influência no desempenho dos professores da escola do I ciclo do ensino secundário Hoji - Ya- Henda do Lobito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calológio, Marcelina Domingas
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1973
Resumo: A supervisão pedagógica constitui hoje em dia um elemento fundamental para o desenvolvimento profissional e, consequentemente, para a melhoria do ensino e da aprendizagem. No entanto, é fundamental que o supervisor pedagógico, para além de um perfil bem definido, tenha em conta determinados princípios e metodologias para que a sua atuação, em contexto escolar, seja eficaz e eficiente. Tendo em conta este contexto, realizámos um estudo cujo objetivo principal foi o de estudar a influência da atuação dos supervisores pedagógicos no desempenho dos professores da Escola do I Ciclo do Ensino Secundário Hoji-ya-Henda do Lobito (Angola). Para tal, desenvolvemos uma metodologia descritiva, ex post facto, através da aplicação de um inquérito por questionário junto de 74 participantes (n=74). Os resultados mostram, no caso estudado, uma perceção positiva relativamente à importância do desempenho do supervisor, sendo evidente a sua influência em diversos domínios, designadamente no trabalho com os alunos, na colaboração entre professores e no reconhecimento do trabalho dos professores.
id RCAP_352a305f6c61e261ee8b56c7edc8226c
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/1973
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Atuação do Supervisor Pedagógico e sua influência no desempenho dos professores da escola do I ciclo do ensino secundário Hoji - Ya- Henda do LobitoSupervisão pedagógicaDesenvolvimento profissionalDesempenho docenteEnsino-aprendizagemPedagogical supervisionProfessional DevelopmentTeaching performanceTeaching-learningA supervisão pedagógica constitui hoje em dia um elemento fundamental para o desenvolvimento profissional e, consequentemente, para a melhoria do ensino e da aprendizagem. No entanto, é fundamental que o supervisor pedagógico, para além de um perfil bem definido, tenha em conta determinados princípios e metodologias para que a sua atuação, em contexto escolar, seja eficaz e eficiente. Tendo em conta este contexto, realizámos um estudo cujo objetivo principal foi o de estudar a influência da atuação dos supervisores pedagógicos no desempenho dos professores da Escola do I Ciclo do Ensino Secundário Hoji-ya-Henda do Lobito (Angola). Para tal, desenvolvemos uma metodologia descritiva, ex post facto, através da aplicação de um inquérito por questionário junto de 74 participantes (n=74). Os resultados mostram, no caso estudado, uma perceção positiva relativamente à importância do desempenho do supervisor, sendo evidente a sua influência em diversos domínios, designadamente no trabalho com os alunos, na colaboração entre professores e no reconhecimento do trabalho dos professores.Pedagogical supervision is nowadays a fundamental element for professional development and, consequently, for the improvement of teaching and learning. However, it is essential that the pedagogical supervisor, in addition to a well-defined profile, take into account certain principles and methodologies, so that their performance in a school context is effective and efficient. Taking into account this context, we carried out a study whose main objective was to study the influence of the pedagogical supervisor on the performance of the teachers of the Hoji-ya-Henda 1st Cycle Secondary School from Lobito (Angola). To do this, we developed a descriptive methodology, ex post facto, by applying a questionnaire survey to 74 participants (n = 74). In this case, the results show a positive perception of the importance of the performance of the supervisor, being evident its influence in several domains, namely in the work with the students, in the collaboration between teachers and in the recognition of the work of the teachers2017-12-05T15:17:17Z2017-01-01T00:00:00Z20172017-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/1973TID:201711141porCalológio, Marcelina Domingasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:10:15ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Atuação do Supervisor Pedagógico e sua influência no desempenho dos professores da escola do I ciclo do ensino secundário Hoji - Ya- Henda do Lobito
title Atuação do Supervisor Pedagógico e sua influência no desempenho dos professores da escola do I ciclo do ensino secundário Hoji - Ya- Henda do Lobito
spellingShingle Atuação do Supervisor Pedagógico e sua influência no desempenho dos professores da escola do I ciclo do ensino secundário Hoji - Ya- Henda do Lobito
Calológio, Marcelina Domingas
Supervisão pedagógica
Desenvolvimento profissional
Desempenho docente
Ensino-aprendizagem
Pedagogical supervision
Professional Development
Teaching performance
Teaching-learning
title_short Atuação do Supervisor Pedagógico e sua influência no desempenho dos professores da escola do I ciclo do ensino secundário Hoji - Ya- Henda do Lobito
title_full Atuação do Supervisor Pedagógico e sua influência no desempenho dos professores da escola do I ciclo do ensino secundário Hoji - Ya- Henda do Lobito
title_fullStr Atuação do Supervisor Pedagógico e sua influência no desempenho dos professores da escola do I ciclo do ensino secundário Hoji - Ya- Henda do Lobito
title_full_unstemmed Atuação do Supervisor Pedagógico e sua influência no desempenho dos professores da escola do I ciclo do ensino secundário Hoji - Ya- Henda do Lobito
title_sort Atuação do Supervisor Pedagógico e sua influência no desempenho dos professores da escola do I ciclo do ensino secundário Hoji - Ya- Henda do Lobito
author Calológio, Marcelina Domingas
author_facet Calológio, Marcelina Domingas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calológio, Marcelina Domingas
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão pedagógica
Desenvolvimento profissional
Desempenho docente
Ensino-aprendizagem
Pedagogical supervision
Professional Development
Teaching performance
Teaching-learning
topic Supervisão pedagógica
Desenvolvimento profissional
Desempenho docente
Ensino-aprendizagem
Pedagogical supervision
Professional Development
Teaching performance
Teaching-learning
description A supervisão pedagógica constitui hoje em dia um elemento fundamental para o desenvolvimento profissional e, consequentemente, para a melhoria do ensino e da aprendizagem. No entanto, é fundamental que o supervisor pedagógico, para além de um perfil bem definido, tenha em conta determinados princípios e metodologias para que a sua atuação, em contexto escolar, seja eficaz e eficiente. Tendo em conta este contexto, realizámos um estudo cujo objetivo principal foi o de estudar a influência da atuação dos supervisores pedagógicos no desempenho dos professores da Escola do I Ciclo do Ensino Secundário Hoji-ya-Henda do Lobito (Angola). Para tal, desenvolvemos uma metodologia descritiva, ex post facto, através da aplicação de um inquérito por questionário junto de 74 participantes (n=74). Os resultados mostram, no caso estudado, uma perceção positiva relativamente à importância do desempenho do supervisor, sendo evidente a sua influência em diversos domínios, designadamente no trabalho com os alunos, na colaboração entre professores e no reconhecimento do trabalho dos professores.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-05T15:17:17Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017
2017-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/1973
TID:201711141
url http://hdl.handle.net/11328/1973
identifier_str_mv TID:201711141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302551381671936