A relevância dos níveis de divulgação de informação das empresas cotadas portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Patrícia Daniela Tremoço
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/13108
Resumo: Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais
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spelling A relevância dos níveis de divulgação de informação das empresas cotadas portuguesasIAS 1Índice de DivulgaçãoRelevânciaDivulgação obrigatóriaEmpresas cotadas portuguesasDisclosure IndexValue-RelevanceMandatory DisclosurePortuguese listed firmsMestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças EmpresariaisEste estudo pretende analisar se a informação contabilística que é divulgada nas notas anexas é, ou não, relevante para as empresas cotadas portuguesas. Para isso, foi construído um Índice de Divulgação, segundo Gaio & Mateus (2014), e foram utilizados os Modelos Simples do Preço (Ohlson, 1995) e do Retorno (Easton & Harris, 1991) e os Modelos Estendidos do Preço e do Retorno (Alfaraih & Ianezi, 2011) para analisar a relevância da informação divulgada. Os resultados sugerem que, em média, as empresas cotadas portuguesas divulgam cerca de 80% dos itens exigidos pela IAS 1, e que, por si só, o nível de divulgação não é relevante, ou seja, o mercado não valoriza se uma empresa divulga mais ou menos informação. No entanto, o nível de divulgação aumenta a relevância do Book Value per Share (BVPS), ou seja, empresas com um nível de divulgação mais elevada apresentam informação mais relevante em termos de BVPS.This study intends to analyze if the accounting information disclosed in the accounting notes is value-relevant, to the portuguese listed firms. For that, was constructed one Disclosure Index according to Gaio & Mateus (2014) and were used the Simple Models of Price (Ohlson, 1995) and Return (Easton & Harris, 1991) and the Extended Models of Price and Return (Alfaraih & Ianezi, 2011), to analyze the relevance of the disclosed information. The results suggest that, in average, the Portuguese listed firms disclose around 80% of the items required by IAS 1 and that, by itself, the level of disclosure is not relevant, in other words, the market does not value if a firm disclose more or less information. However, the level of disclosure increases the value-relevance of the Book Value Per Share (BVPS), that is, firms with higher disclose level present information more value-relevant in terms of BVPS.Instituto Superior de Economia e GestãoSilva, Cristina Martins daRepositório da Universidade de LisboaAfonso, Patrícia Daniela Tremoço2017-02-02T14:35:29Z2016-102016-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/13108porAfonso, Patrícia Daniela Tremoço (2016). "A relevância dos níveis de divulgação de informação das empresas cotadas portuguesas". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:43:13Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/13108Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:08.575192Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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