GER.e - sistema integrado de apoio à formação e aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/4715 |
Resumo: | Esta dissertação teve como principal objectivo a concepção de uma plataforma electrónica para apoio a gestão de actividades de formação. Tendo como objectivo de partida o apoio aos cursos de especialização tecnológica (CET) promovidos no âmbito do Programa Aveiro Norte da Universidade de Aveiro, a plataforma evoluiu para um grau de desenvolvimento que permite a sua utilização num contexto muito mais alargado. De facto, esta plataforma tem sido utilizada, para além dos CET, numa variedade de acções de formação de curta, média e longa duração envolvendo tanto jovens em formação inicial bem como activos com necessidades de requalificação. Um denominador comum a todos os estudos e diagnósticos efectuados nos últimos anos relativos ao estado da economia portuguesa é a falta de recursos humanos com os perfis e níveis de formação adequados aos desafios dos sectores económicos dominantes. Falta de quadros intermédios, oferta excessiva em determinadas áreas e deficitária noutras, são alguns dos indícios do desajustamento entre a oferta de ensino e formação e a respectiva procura. Por outro lado, as estatísticas relativas ao número de jovens entre os 15 e 24 anos de idade, que frequentam algum tipo de ensino ou formação de nível intermédio ou superior mostram que, apesar de vincado aumento ao longo dos últimos anos, os níveis atingidos são claramente inferiores às médias comunitárias. Esta comparação adquire contornos ainda mais negativos se forem tomadas em conta as áreas temáticas de ensino e formação, sendo patente que a frequência de cursos nas áreas tecnológicas se encontra em situação perigosamente deficitária. A isto acrescem os seguintes factores de preocupação: • Um número considerável de acções de formação foram durante vários anos orientadas para a redução do desemprego ou para o complemento de magros salários através de subsídios de formação. Deste modo a atitude pró-activa de formação para novos patamares de exigência ficou frequentemente relegada para uma posição secundária. • Os níveis de sucesso escolar e profissional de uma parte significativa das acções de formação levadas a cabo ao longo dos últimos foram muito baixos. Tais realidades, sendo comuns à generalidade do país, adquirem particular acuidade em zonas com forte tradição industrial de pequenas e médias empresas como é o caso do distrito de Aveiro. Os indícios alarmantes de deslocalização e encerramento de empresas que têm afectado esta região fazem com que a problemática da formação profissional tenha que ser encarada com especial empenho no momento presente. Neste sentido, as organizações do sistema de ensino e formação têm que se apetrechar para responder às necessidades de uma população que, ou saiu mal preparada e de forma demasiado precoce da Escola ou foi arrastada para o desemprego com idade demasiado adiantada para facilmente recomeçar uma profissão. Os programas de formação profissional, de que é exemplo o Programa de Formação Pós-Secundária da Universidade de Aveiro para o Norte do Distrito ( Programa Aveiro-Norte, http://www.aveiro-norte.ua.pt ) são assim, para um grande número de trabalhadores e jovens, um capital de esperança que importa não desperdiçar. Nestes programas de formação profissional, a gestão da actividade formativa requer uma elevada percentagem de recursos humanos e é despendida uma elevada quantidade de tempo na gestão de todos os processos. Esta dissertação deverá descrever o ciclo de desenvolvimento da plataforma electrónica para apoio a gestão de actividades de formação. |
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GER.e - sistema integrado de apoio à formação e aprendizagemEngenharia electrónicaSistemas de gestão de informaçãoFormação profissionalEsta dissertação teve como principal objectivo a concepção de uma plataforma electrónica para apoio a gestão de actividades de formação. Tendo como objectivo de partida o apoio aos cursos de especialização tecnológica (CET) promovidos no âmbito do Programa Aveiro Norte da Universidade de Aveiro, a plataforma evoluiu para um grau de desenvolvimento que permite a sua utilização num contexto muito mais alargado. De facto, esta plataforma tem sido utilizada, para além dos CET, numa variedade de acções de formação de curta, média e longa duração envolvendo tanto jovens em formação inicial bem como activos com necessidades de requalificação. Um denominador comum a todos os estudos e diagnósticos efectuados nos últimos anos relativos ao estado da economia portuguesa é a falta de recursos humanos com os perfis e níveis de formação adequados aos desafios dos sectores económicos dominantes. Falta de quadros intermédios, oferta excessiva em determinadas áreas e deficitária noutras, são alguns dos indícios do desajustamento entre a oferta de ensino e formação e a respectiva procura. Por outro lado, as estatísticas relativas ao número de jovens entre os 15 e 24 anos de idade, que frequentam algum tipo de ensino ou formação de nível intermédio ou superior mostram que, apesar de vincado aumento ao longo dos últimos anos, os níveis atingidos são claramente inferiores às médias comunitárias. Esta comparação adquire contornos ainda mais negativos se forem tomadas em conta as áreas temáticas de ensino e formação, sendo patente que a frequência de cursos nas áreas tecnológicas se encontra em situação perigosamente deficitária. A isto acrescem os seguintes factores de preocupação: • Um número considerável de acções de formação foram durante vários anos orientadas para a redução do desemprego ou para o complemento de magros salários através de subsídios de formação. Deste modo a atitude pró-activa de formação para novos patamares de exigência ficou frequentemente relegada para uma posição secundária. • Os níveis de sucesso escolar e profissional de uma parte significativa das acções de formação levadas a cabo ao longo dos últimos foram muito baixos. Tais realidades, sendo comuns à generalidade do país, adquirem particular acuidade em zonas com forte tradição industrial de pequenas e médias empresas como é o caso do distrito de Aveiro. Os indícios alarmantes de deslocalização e encerramento de empresas que têm afectado esta região fazem com que a problemática da formação profissional tenha que ser encarada com especial empenho no momento presente. Neste sentido, as organizações do sistema de ensino e formação têm que se apetrechar para responder às necessidades de uma população que, ou saiu mal preparada e de forma demasiado precoce da Escola ou foi arrastada para o desemprego com idade demasiado adiantada para facilmente recomeçar uma profissão. Os programas de formação profissional, de que é exemplo o Programa de Formação Pós-Secundária da Universidade de Aveiro para o Norte do Distrito ( Programa Aveiro-Norte, http://www.aveiro-norte.ua.pt ) são assim, para um grande número de trabalhadores e jovens, um capital de esperança que importa não desperdiçar. Nestes programas de formação profissional, a gestão da actividade formativa requer uma elevada percentagem de recursos humanos e é despendida uma elevada quantidade de tempo na gestão de todos os processos. Esta dissertação deverá descrever o ciclo de desenvolvimento da plataforma electrónica para apoio a gestão de actividades de formação.A common denominator to all studies and diagnoses made to the Portuguese economy in the last years is the lack of human resources with profiles and skill levels appropriated to the most relevant economics challenges. On one hand, the lack of intermediate level professionals, excessive offer in certain areas and deficient in others, are some of the indications of the maladjustment between the teaching offer and training. On the other hand, the statistics relative to the number of young people between 15 and 24 years of age, who are enrolled in some kind of teaching or training of intermediate level or higher education show that, in spite the increase along the last years, the levels reached are clearly inferior to the European Union average. This comparison reaches more negative levels if some thematic teaching and training areas, being clearly that the attendance in courses of technological areas is a dangerously deficient situation. adhere are some more worrying issues: • A considerable number of training actions along the years were oriented to the unemployment reduction or to the complement of thing wages through the training subsidies. This way the pro-active training attitude has been relegated to a secondary position. • Success levels of school and professional of a significant part of training actions in the last years has been very low Such realities, being common to the generality of the country, acquire a particular acuity in areas with small and medium companies with strong industrial tradition. Such is the case of the Aveiro district. The alarming indications of closing companies that have been affected in this region suggest that the professional training issue must be faced with especial determination in this moment. In this sense, the education and training organizations must find answers to the needs of the population that leaves poorly prepared and to soon from school or has been dragged to unemployment in old age for a easily restart a job. Professional training programs, such as the Programa de Formação Pós- Secundária da Universidade de Aveiro para o Norte do Distrito ( Programa Aveiro-Norte, http://www.aveiro-norte.ua.pt), are, for a great number of workers and youngsters, a hope that should not be wasted. In these professional training programs the learning activities have associated an administrative activity that requires a high percentage of human resources and a large amount of time to be spent in the administration of all processes associated to the training activity. This study should allow the conception of a platform that allows reducing the amount of time and human resources allocated to the administrative processes, in particular in the case of the Programa Aveiro Norte.Universidade de Aveiro2011-12-22T12:18:48Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4715porPereira, Pedro Miguel dos Santos Beçainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:05:40Zoai:ria.ua.pt:10773/4715Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:36.290857Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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