Habitação mínima flexível como solução habitacional para a geração Y

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Diogo Baêta Neves dos, 1986-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/5624
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2019
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spelling Habitação mínima flexível como solução habitacional para a geração YCasas pequenasConstrução modularGeração Y - HabitaçõesLifeEdited apartment (Nova Iorque, Estados Unidos)Casa MJE (Castrillón, Espanha)Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2019Exame público realizado em 2 de Julho de 2020A Geração Y, também apelidada de Millennials, constitui um vasto grupo demográfico com necessidades muito específicas e criteriosas. Por conseguinte, importa perceber o que procuram estes indivíduos quando lhes surge a necessidade de escolher uma habitação, a fim de se encontrar estratégias adaptadas às suas exigências. Caracterizada como a primeira geração de “nativos” digitais, apresenta um perfil de consumismo distinto das anteriores gerações, proveniente de uma crise económica à escala global e uma desadequação entre uma formação altamente qualificada e o mercado de trabalho precário. Por estes motivos, assume valores mais focados na experiência e menos no lado material. Como tal, os Millennials tendem para a gestão regrada das poupanças direccionando as suas opções para escolhas onde a versatilidade e a sustentabilidade ocupam lugares chave. No caso da escolha da habitação, tendem a perspectivar a mobilidade, valorizando e optando por espaços arrendados, partilhados, ao invés de adquirir casa e assumir contratos prolongados com instituições bancárias. Quando decidem instalar-se, preferem espaços mais reduzidos, com plantas abertas e poucas divisões, porém de grande flexibilidade, que proporcionem condições adaptadas ao trabalho e ao lazer, desta forma, conseguem conciliar uma série de factores que lhes facultem maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. A questão da localização das habitações surge, também, como uma prioridade, passando a ser valorizada a acessibilidade aos transportes públicos ou a deslocação pedonal rápida e segura. A Geração Y e as suas necessidades habitacionais, manifestam-se, actualmente, como um constante desafio à disciplina de Arquitectura, portanto é vital criar estratégias de inovação e visão futura que projectem ambientes que reflictam a sua individualidade.Generation Y, also known as Millennials, constitute a large demographic group with very specific and discerning needs. Therefore, it is important to understand what these individuals search for when choosing a home in order to find solutions that fit their requirements. Characterised as the first generation of “digital natives”, this group presents a different consumer profile from the previous generation, influenced by the global economic crisis and the disparity between being highly qualified yet encountering a precarious work-life. For these reasons, there values have become more focused on the experience and less on the materialistic. As such, Millennials tend to rigorously manage their savings and are more motivated by values such as versatility and sustainability. Relating to their choice of housing, this group tend to perceive mobility, valuing and opting for rented and shared spaces, instead of buying a house and take on longer contracts provided by lenders. When deciding to move, they prefer small spaces with open plan areas and fewer rooms. These spaces allow greater flexibility that can adapt for work and leisure, therefore facilitating a better work-life balance. The issue of housing location is also seen as a priority when considering accessibility to public transportation and a desire to move quickly and safely when travelling by foot. Generation Y and their current housing needs pose a constant architectural challenge, therefore, it is vital to create innovative strategies and a future vision that allows these environments to reflect its inhabitant’s individuality.2020-07-24T17:04:17Z2020-07-242019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/5624http://hdl.handle.net/11067/5624TID:202544966porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessAnjos, Diogo Baêta Neves dos, 1986-reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:42:21Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5624Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:24:21.642328Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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