Avaliação do desempenho de um corredor de Turbo-rotundas - Capacidade e impactes ambientais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariano, Pedro Carvalho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/38624
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
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spelling Avaliação do desempenho de um corredor de Turbo-rotundas - Capacidade e impactes ambientaisTurbo-rotundasDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de CoimbraO conceito de turbo-rotunda surgiu recentemente na Holanda através do investigador Lambertus Fortujin, da Universidade de Delft, enquanto solução alternativa às rotundas convencionais com múltiplas vias, com o objectivo de resolver os problemas de segurança associados aos movimentos de entrecruzamento na zona de negociação e atravessamento das rotundas convencionais. A principal característica das turbo-rotundas é a introdução de elementos de delimitação física entre vias para definição de circuitos em espiral que garantem a devida canalização dos veículos de forma continua desde a entrada à saída pretendida. Evidenciam assim duas grandes potencialidades comparativamente às rotundas convencionais: (i), diminuição do número de pontos de conflito gerados pelos entrecruzamentos no anel de circulação e, (ii) aumento do nível de deflexão imposto pelos elementos físicos de canalização, o que traduz numa redução de velocidade e no aumento significativo de segurança. Dentro da comunidade científica existe um consenso generalizado relativo ao aumento da segurança rodoviária com a transformação de uma rotunda convencional de duas vias numa turbo-rotunda, mas o mesmo não acontece relativamente aos seus efeitos na capacidade, havendo mesmo alguns autores que afirmam uma pequena redução de capacidade, principalmente nos ramos sujeitos a maiores volumes de tráfego. Neste sentido, esta tese centra-se na avaliação do desempenho da solução turbo-rotunda, quando aplicada em corredor, comparativamente a uma rotunda normal de duas vias, sendo que a análise incidiu em dois níveis fundamentais: capacidade e impactes ambientais. O trabalho foi suportado pela aplicação de técnicas de microssimulação do software AIMSUN, e pela construção de um modelo baseado numa situação real depois de devidamente calibrado e validado. Foi possível concluir que o nível de desempenho das turbo-rotundas é fortemente condicionado pela carga de tráfego afetado à rede, perdendo desempenho de forma acentuada quando atingidas as condições de saturação. A solução mostrou-se ainda particularmente sensível à repartição do tráfego, tanto ao nível das entradas como do corredor. Em termos gerais, foi ainda possível concluir que os indicadores ambientais, seguem de perto o andamento dos indicadores caracterizadores da capacidade.The concept of turbo-roundabout has recently emerged in the Netherlands by a researcher of the University of Delft, named Lambertus Fortujin, as an alternative solution to conventional roundabouts with multiple lanes, in order to solve the security problems associated with weaving movements on negotiation and crossing zones of conventional roundabouts. The main characteristic of turbo-roundabouts is the introduction of physical raised splitters to define spiral lines that ensure vehicle channeling continuously from the entrance to the desired exit. Turbo-roundabouts thus show two major potentialities compared to conventional roundabouts: (i) reduction of conflict points generated by waving maneuvers in the circulation ring, and (ii) increasing of the deflection level imposed by physical channeling elements, which leads to speed reduction and significant increase on road safety. Within the scientific community there is widespread consensus on a sharp increase road safety with the transformation of a conventional two-way roundabout in a turbo-roundabout, but the same is not true for their effects on capacity, as there are some authors who claim a small reduction in capacity, especially in branches with higher traffic volume. In this sense, the thesis proposal is based on the evaluation of the performance of a turbo-roundabout compared to a normal two-way roundabout, when applied in corridor, as the analysis focused on two main levels: capacity and environmental impacts. The work was supported by microsimulation techniques, using the software AIMSUN, and by developing a virtual model based on a real case, once properly calibrated and validated. It was possible to conclude that the performance of turbo-roundabouts is strongly influenced by the traffic load on the network, as there is a sharp degradation of their performance at saturation levels. This solution proved to be particularly sensitive to traffic distribution, both in the entrances and on the corridor. Generally, it was even possible to conclude that environmental indicators results are similar to capacity results.2014-02-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/38624http://hdl.handle.net/10316/38624TID:201659417porMariano, Pedro Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:55Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/38624Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:57:45.727975Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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