Projeto de Intervenção na Comunidade Académica: Uma Realidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frias, Ana
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Chora, Antónia, Sim-Sim, Margarida, Palminhas, Edgar, Caldeira, Ermelinda, Casas Novas, Vitória
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/13480
Resumo: Introdução: Portugal, no contexto da Europa Ocidental, é o 3.º país com a mais elevada taxa de incidência por infeção VIH/SIDA [i.e. 13.5/100.000 hab.] (ECDC, 2012). Efeitos positivos são conseguidos através de parcerias jovens-adultos, dando voz aos mais novos, empoderando-os na prevenção (UNFPA, 2014). Nos países em desenvolvimento estes programas dirigidos à juventude são estratégicos para a saúde da sociedade a curto prazo (Dick, Ferguson, & Ross, 2006). Algumas universidades no estrangeiro assumem a prevenção do VIH/SIDA como uma política institucional organizando programas e projetos (Hoban, Ottenritter, Gascoigne, & Kerr, 2003), mas em Portugal escasseiam. Objetivo: Apresentar o Projeto “conhecer e prevenir o VIH-Sida” e as intervenções realizadas no ano de 2013 na Comunidade académica de Évora. Método: Formação de pares educadores (voluntários); intervenções nos polos da universidade de Évora; aplicação de Questionário a docente e não docente; debates e jogos; distribuição de preservativos e discussão do correto uso do mesmo; realização do teste rápido do VIH, de forma gratuita e confidencial. Resultados: Foram formados 22 pares educadores. Das intervenções realizadas resultaram 6 debates, a distribuição de 5321 preservativos masculinos e 500 femininos, 117 atividades de aconselhamento individual e a realização de 117 testes rápidos do VIH. Conclusão: No âmbito das políticas do Ministério da Saúde e do Plano Nacional de Saúde, a prevenção do VIH_SIDA é considerada prioritária. Pretende-se dar continuidade a este projeto-piloto estando já agendadas novas intervenções, no meio académico, para o Ano 2014.
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