A cobertura eleitoral no Facebook – o caso do Público nas Eleições Europeias de 2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Matilde Amado Gomes Gamito
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/96187
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo identificar a estratégia editorial utilizada pelo Público na cobertura das Eleições Europeias de 2019, em particular na sua página de Facebook. Ao determinar que assuntos são importantes e quais merecem atenção, os meios de comunicação social adquirem um papel importante na estruturação da realidade política e social. O papel das redes sociais na distribuição de notícias tem vindo a aumentar, muito pelo advento dos dispositivos móveis, que possibilita que estas atinjam a audiência de forma instantânea. Simultaneamente, cresce também a preocupação com as fake news, na medida em que as caraterísticas permitem que o conteúdo seja transmitido entre utilizadores, sem que exista qualquer verificação de factos ou análise editorial. Para atingir o objetivo deste trabalho são identificadas todas as peças publicadas no site do Público relativas às eleições europeias, e analisadas as publicações feitas respetiva página de Facebook, entre os dias 22 e 28 de maio de 2019. Os resultados mostram que o Facebook é encarado como uma ferramenta que permite encaminhar os utilizadores para o site.
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