Otimização de embalagem metálica para transporte de produtos perigosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Teresa Raquel Barros
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/15217
Resumo: A redução de consumo de matéria‐prima no fabrico de embalagens, tem associado um elevado leque de vantagens. Quando um produtor reduz o peso da sua embalagem, aumenta a sua competitividade, tornando‐a mais económica e diminui o seu impacto ambiental. Neste contexto nasceu o projeto de redução de espessuras de uma embalagem homologada para o transporte de produtos perigosos da COLEP. As embalagens certificadas para transporte de produtos perigosos, embalagens UN, têm de resistir a testes exigentes, para garantir a segurança da sociedade e do meio ambiente, durante o seu transporte. A redução de espessuras de uma embalagem UN é assim um desafio, pois a robustez da embalagem não pode ser afetada pela sua redução de espessuras. Para que isto seja possível, é necessário otimizar a geometria da embalagem e o seu sistema de fecho. Já com uma redução de espessuras predefinida a implementar, este projeto tem como objetivo o aumento da resistência da embalagem. Para tal, foram realizados ensaios para verificar o estado atual da embalagem com a redução de espessuras, e posteriormente estudadas possíveis soluções para a melhoria das fragilidades encontradas. As melhorias tiveram como base de estudo ferramentas da qualidade, nomeadamente o uso do diagrama de Ishikawa, para identificar as áreas com maior impacto na embalagem. Também foi realizado um benchmarking, onde foi possível analisar diferentes soluções presentes no mercado. Para além das ferramentas de qualidade, foi usada uma ferramenta de análise numérica, ABAQUS CAE® para estudo do comportamento da embalagem, em que foram analisadas as solicitações criadas pelos ensaios UN. A validação dos estudos foi realizada através do fabrico de protótipos com diferentes soluções para o rebordo e para o tampo da embalagem. Os ensaios realizados aos protótipos demostram uma melhoria nos ensaios UN e no tempo de abertura da embalagem. Este conjunto de soluções mutuamente aplicadas na embalagem levam à sua melhoria.
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