Erros em prescrição pediátrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pirralho, Diana Isabel Nunes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/14134
Resumo: Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz
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spelling Erros em prescrição pediátricaPrescrição pediátricaErros de medicaçãoIntervenientesAdministraçãoDissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas MonizO tratamento farmacológico depende da relação de confiança entre o paciente e os intervenientes no seu processo de cura. Esta confiança pode ser abalada quando ocorrem erros no tratamento, o que afeta o sucesso do mesmo e a saúde do paciente. Os erros ocorrem, podendo ser cometidos por qualquer um dos intervenientes no processo de tratamento (médico, enfermeiro, farmacêutico ou paciente). Vários estudos apontam como erro mais frequente o erro de prescrição. O erro, quando ocorre, pode ter implicações sérias em qualquer paciente, contudo é bastante mais grave quando ocorre na população pediátrica, mais sensível. Neste caso o risco de erro é três vezes superior ao da população adulta, o que motivou este projeto. Este trabalho visa identificar os tipos de erro mais comum em pediatria, apontar formas de evitar ou minorar o erro de prescrição pediátrica, indicando soluções possíveis. Procedeu-se à análise dos tipos de erros mais comuns; do papel dos intervenientes no processo (médico, enfermeiro, farmacêutico e familiares do paciente pediátrico) e foram também observadas algumas novas tecnologias como a prescrição eletrónica, o algoritmo da calculadora informatizada e novos métodos de doseamento sendo apontadas como solução para minorar o erro. Será também apresentado um ensaio experimental, conduzido em estudantes do 3º ano do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, com o objetivo de apreciar o grau de precisão de medição de doses associado à utilização de diferentes métodos de medida de formulações orais líquidas (colher e copo de medida). Os resultados mostram que não há diferença na precisão das medidas efectuadas por homens ou mulheres, havendo diferenças significativas (p<0,05) entre o uso da colher doseadora e o copo medida e de ambos relativamente ao valor padrão. A colher origina subdosagens e o copo causa sobredosagens.Auxtero, Maria DeolindaRepositório ComumPirralho, Diana Isabel Nunes2016-06-21T15:07:07Z2013-10-01T00:00:00Z2013-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/14134201183269porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-06T14:52:21Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/14134Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:08:00.902041Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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