Avaliação clínica em enfermagem de saúde mental com crianças infetadas por SARS-COV2
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/49013 |
Resumo: | O presente relatório de estágio surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem na Área de Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, visando documentar a minha experiência e evolução profissional no desenvolvimento das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. O estágio em contexto comunitário integra um estudo de investigação clínico que pretende avaliar e identificar precocemente problemas de Saúde Mental em crianças que estiveram infetadas pelo SARS-COV2 no Serviço de Infeciologia de um hospital (internamento e/ou ambulatório) entre março de 2020 e abril de 2021. Foi realizado um estudo observacional de natureza transversal, tendo sido obtida uma amostra de 117 crianças. Através da aplicação do questionário SDQ (Strengths and difficulties questionnaire) foram identificadas 33 crianças com possíveis alterações do estado de Saúde Mental (perturbação psiquiátrica, perturbação emocional, perturbação de oposição/conduta e perturbação de hiperatividade). Constatou-se que 9 destas crianças já tinham um seguimento prévio em Saúde Mental, não se apurando uma relação causa-efeito entre a altura em que estiveram com COVID-19 e alterações psicopatológicas. O estágio em contexto hospitalar teve como objetivo adquirir e desenvolver competências específicas do Enfermeiro especialista através da prestação de cuidados à criança, adolescente e a sua família em situação de crise, onde a metodologia selecionada foi assente na Teoria das Transições de Afaf Meleis. |
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Avaliação clínica em enfermagem de saúde mental com crianças infetadas por SARS-COV2Enfermagem psiquiátricaCOVID-19CriançaInquéritos e questionáriosO presente relatório de estágio surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem na Área de Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, visando documentar a minha experiência e evolução profissional no desenvolvimento das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. O estágio em contexto comunitário integra um estudo de investigação clínico que pretende avaliar e identificar precocemente problemas de Saúde Mental em crianças que estiveram infetadas pelo SARS-COV2 no Serviço de Infeciologia de um hospital (internamento e/ou ambulatório) entre março de 2020 e abril de 2021. Foi realizado um estudo observacional de natureza transversal, tendo sido obtida uma amostra de 117 crianças. Através da aplicação do questionário SDQ (Strengths and difficulties questionnaire) foram identificadas 33 crianças com possíveis alterações do estado de Saúde Mental (perturbação psiquiátrica, perturbação emocional, perturbação de oposição/conduta e perturbação de hiperatividade). Constatou-se que 9 destas crianças já tinham um seguimento prévio em Saúde Mental, não se apurando uma relação causa-efeito entre a altura em que estiveram com COVID-19 e alterações psicopatológicas. O estágio em contexto hospitalar teve como objetivo adquirir e desenvolver competências específicas do Enfermeiro especialista através da prestação de cuidados à criança, adolescente e a sua família em situação de crise, onde a metodologia selecionada foi assente na Teoria das Transições de Afaf Meleis.This internship report comes within the scope of the Master's Degree in Nursing in the Specialization Area in Mental Health and Psychiatric Nursing, aiming to document my experience and professional evolution in the development of the specific competences of the Nurse Specialist in Mental Health and Psychiatric Nursing. The internship in a community context is part of a clinical research study that aims to assess and identify early Mental Health problems in children who were infected with SARS-COV2 in the Infectious Disease Service of a hospital (inpatient and/or outpatient) between March 2020 and April of 2021. A cross-sectional observational study was carried out, with a sample of 117 children. Through the application of the SDQ questionnaire (Strengths and difficulties questionnaire), 33 children with possible changes in their Mental Health status (psychiatric disorder, emotional disorder, oppositional/conduct disorder and hyperactivity disorder) were identified. It was found that 9 of these children already had a previous follow-up in Mental Health, not establishing a cause-effect relationship between the time they were with COVID-19 and psychopathological changes. The internship in a hospital context aimed to acquire and develop specific skills of the specialist nurse through the provision of care to children, adolescents and their families in a crisis situation, where the selected methodology was based on the Theory of Transitions by Afaf Meleis.Nabais, António Jorge Soares AntunesRepositório ComumCarvalho, Mariana Inácio2024-01-17T10:16:16Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49013TID:203444930porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-18T09:40:55Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49013Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:51:58.428282Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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