O universo sonoro dos videojogos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/15589 |
Resumo: | Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia. |
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O universo sonoro dos videojogosVideojogosSomImersãoSom adaptativoSom interativoLimboHellblade senua’s sacrificePokémon legends arceusVideogamesSoundImmersionAdaptative soundInterative soundDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.O objetivo principal desta dissertação foi estudar os elementos sonoros dos videojogos e a maneira como o som influencia a imersão de um jogo. Este tema é importante porque a maioria dos estudos sobre videojogos focam-se na narrativa e nos gráficos, e não no ambiente sonoro. Depois da leitura de vários livros e artigos relacionados com videojogos e som, foi feita uma análise, através do método qualitativo, de três jogos: Pokémon Legends: Arceus; Limbo; e Hellblade: Senua’s Sacrifice. Como primeira análise, os videojogos foram jogados e analisados de acordo com o som, onde foram cruzados os conceitos estudados no capítulo do som. A dissertação está dividida em três partes: a primeira parte foca-se nos videojogos, onde está uma introdução sobre os videojogos; a história dos videojogos desde os primeiros até aos mais recentes, cruzando com os conceitos de som; os géneros dos videojogos e as suas definições. A segunda parte foca-se no som, onde está uma pequena introdução sobre o som e a criação do conceito de som passivo; o conceito de som adaptativo; som interativo; e imersão. Por fim, o terceiro capítulo engloba a análise, onde farei a minha análise relativamente ao som dos três jogos escolhidos.ABSTRACT: The main goal of this dissertation was to study the sound elements of videogames and how sound influences the immersion of a game. This topic is important because most studies on videogames focus on the narrative and graphics, rather than the sound environment. After the reading of several books and articles related to video games and sound, I decided to do a content analysis, through the qualitative method, of three games: Pokémon Legends: Arceus; Limbo; and Hellblade: Senua's Sacrifice. As a first analysis, the video games were played and analyzed according to sound, where the concepts studied in the sound chapter were cross-referenced. The dissertation is divided into three parts: the first part focuses on videogames, where an introducion about videogames is found; the history of video games from the first to the most recent ones, cross-referenced with sound concepts; video game genres and their definitions. The second part focuses on sound, where a brief introduction is given to sound and the creation of the concept of passive sound; the concept of adaptive sound; interactive sound; and immersion. Finally, the third chapter covers analysis, where I will do my analysis regarding the three chosen games.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialFélix, JoãoRCIPLRebelo, Ana Clara Teixeira2023-02-14T16:12:38Z2022-12-162022-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15589TID:203187873porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:17Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15589Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:14.153642Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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