A atitude face à disciplina de português e o autoconceito do ensino profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Dolores Correia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12979
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo verificar a relação entre o Auto Conceito e as Atitudes Face à Disciplina de Português em alunos do Ensino Secundário Profissional. Participaram no estudo 183 sujeitos de ambos os sexos, do Ensino Secundário de uma Escola Profissional da Região do Alentejo, dos quais 84 eram rapazes e 99 eram raparigas com idades compreendidas entre os 15 e os 22 anos. Os alunos responderam ao Questionário de “Atitudes Face ao Português” e à “Escala de AutoConceito” de “Self-Perception Profile for Adolescents” de Susan Harter (1998). Os resultados na generalidade comprovam que existe relação entre o Auto Conceito e a Atitude Face à Disciplina de Português. Foram encontradas algumas correlações: no Perfil da Auto Perceção, entre o Auto Conceito (Atração Romântica) e o QAFP (Gosto/Motivação); no Perfil de Importância entre a sub-escala (Aspetos Comportamentais) e o QAFP (Gosto/Motivação), entre outras; The attitude towards the school subject Portuguese and self-concept in students attending vocational education Abstract: The objective of this paper is to verify the relation between self-perception and the attitude towards the Portuguese language subject in students attending vocational secondary education courses. One hundred and eighty-three students, male and female, attending vocational secondary education courses at a career school in the Alentejo region have participated in the study. There were eighty four boys and ninety-nine girls aged between fifteen and twenty-two years old. The students answered the questionnaire in “Atitudes face ao Português” and also answered to the topics of the self-concept scale in “Self-Perception Profile for Adolescents” by Susan Harter (1988). In general, the results prove the existence of a relation between self-perception and the attitude towards the Portuguese language subject. Some correlations were found: in the Self-Perception Profile, between the Self-concept (Romantic relationships domain) and the QAFP- Questionnaire of Attitude towards the Portuguese Language (Likes and Motivation domain); in the Importance Ratings, between the Behavioral conduct subscale and the QAFP (Likes and Motivation domain); among others.
id RCAP_358ff6dd97d7fa416d8b6bb4064620c1
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/12979
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A atitude face à disciplina de português e o autoconceito do ensino profissionalAutoconceitoAtitudeAprendizagemLíngua portuguesaEnsino profissionalSelf-perceptionAttitudeLearningPortuguese languageVocationalO presente trabalho tem como objetivo verificar a relação entre o Auto Conceito e as Atitudes Face à Disciplina de Português em alunos do Ensino Secundário Profissional. Participaram no estudo 183 sujeitos de ambos os sexos, do Ensino Secundário de uma Escola Profissional da Região do Alentejo, dos quais 84 eram rapazes e 99 eram raparigas com idades compreendidas entre os 15 e os 22 anos. Os alunos responderam ao Questionário de “Atitudes Face ao Português” e à “Escala de AutoConceito” de “Self-Perception Profile for Adolescents” de Susan Harter (1998). Os resultados na generalidade comprovam que existe relação entre o Auto Conceito e a Atitude Face à Disciplina de Português. Foram encontradas algumas correlações: no Perfil da Auto Perceção, entre o Auto Conceito (Atração Romântica) e o QAFP (Gosto/Motivação); no Perfil de Importância entre a sub-escala (Aspetos Comportamentais) e o QAFP (Gosto/Motivação), entre outras; The attitude towards the school subject Portuguese and self-concept in students attending vocational education Abstract: The objective of this paper is to verify the relation between self-perception and the attitude towards the Portuguese language subject in students attending vocational secondary education courses. One hundred and eighty-three students, male and female, attending vocational secondary education courses at a career school in the Alentejo region have participated in the study. There were eighty four boys and ninety-nine girls aged between fifteen and twenty-two years old. The students answered the questionnaire in “Atitudes face ao Português” and also answered to the topics of the self-concept scale in “Self-Perception Profile for Adolescents” by Susan Harter (1988). In general, the results prove the existence of a relation between self-perception and the attitude towards the Portuguese language subject. Some correlations were found: in the Self-Perception Profile, between the Self-concept (Romantic relationships domain) and the QAFP- Questionnaire of Attitude towards the Portuguese Language (Likes and Motivation domain); in the Importance Ratings, between the Behavioral conduct subscale and the QAFP (Likes and Motivation domain); among others.Universidade de Évora2015-02-25T17:26:36Z2015-02-252014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12979http://hdl.handle.net/10174/12979TID:201264706porDepartamento de Psicologiadoloresoliveira@live.com.pt681Oliveira, Maria Dolores Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:57:36Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12979Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:17.299285Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A atitude face à disciplina de português e o autoconceito do ensino profissional
title A atitude face à disciplina de português e o autoconceito do ensino profissional
spellingShingle A atitude face à disciplina de português e o autoconceito do ensino profissional
Oliveira, Maria Dolores Correia
Autoconceito
Atitude
Aprendizagem
Língua portuguesa
Ensino profissional
Self-perception
Attitude
Learning
Portuguese language
Vocational
title_short A atitude face à disciplina de português e o autoconceito do ensino profissional
title_full A atitude face à disciplina de português e o autoconceito do ensino profissional
title_fullStr A atitude face à disciplina de português e o autoconceito do ensino profissional
title_full_unstemmed A atitude face à disciplina de português e o autoconceito do ensino profissional
title_sort A atitude face à disciplina de português e o autoconceito do ensino profissional
author Oliveira, Maria Dolores Correia
author_facet Oliveira, Maria Dolores Correia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Dolores Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Autoconceito
Atitude
Aprendizagem
Língua portuguesa
Ensino profissional
Self-perception
Attitude
Learning
Portuguese language
Vocational
topic Autoconceito
Atitude
Aprendizagem
Língua portuguesa
Ensino profissional
Self-perception
Attitude
Learning
Portuguese language
Vocational
description O presente trabalho tem como objetivo verificar a relação entre o Auto Conceito e as Atitudes Face à Disciplina de Português em alunos do Ensino Secundário Profissional. Participaram no estudo 183 sujeitos de ambos os sexos, do Ensino Secundário de uma Escola Profissional da Região do Alentejo, dos quais 84 eram rapazes e 99 eram raparigas com idades compreendidas entre os 15 e os 22 anos. Os alunos responderam ao Questionário de “Atitudes Face ao Português” e à “Escala de AutoConceito” de “Self-Perception Profile for Adolescents” de Susan Harter (1998). Os resultados na generalidade comprovam que existe relação entre o Auto Conceito e a Atitude Face à Disciplina de Português. Foram encontradas algumas correlações: no Perfil da Auto Perceção, entre o Auto Conceito (Atração Romântica) e o QAFP (Gosto/Motivação); no Perfil de Importância entre a sub-escala (Aspetos Comportamentais) e o QAFP (Gosto/Motivação), entre outras; The attitude towards the school subject Portuguese and self-concept in students attending vocational education Abstract: The objective of this paper is to verify the relation between self-perception and the attitude towards the Portuguese language subject in students attending vocational secondary education courses. One hundred and eighty-three students, male and female, attending vocational secondary education courses at a career school in the Alentejo region have participated in the study. There were eighty four boys and ninety-nine girls aged between fifteen and twenty-two years old. The students answered the questionnaire in “Atitudes face ao Português” and also answered to the topics of the self-concept scale in “Self-Perception Profile for Adolescents” by Susan Harter (1988). In general, the results prove the existence of a relation between self-perception and the attitude towards the Portuguese language subject. Some correlations were found: in the Self-Perception Profile, between the Self-concept (Romantic relationships domain) and the QAFP- Questionnaire of Attitude towards the Portuguese Language (Likes and Motivation domain); in the Importance Ratings, between the Behavioral conduct subscale and the QAFP (Likes and Motivation domain); among others.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2015-02-25T17:26:36Z
2015-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/12979
http://hdl.handle.net/10174/12979
TID:201264706
url http://hdl.handle.net/10174/12979
identifier_str_mv TID:201264706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia
doloresoliveira@live.com.pt
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136547947151360