A atitude face à disciplina de português e o autoconceito do ensino profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/12979 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo verificar a relação entre o Auto Conceito e as Atitudes Face à Disciplina de Português em alunos do Ensino Secundário Profissional. Participaram no estudo 183 sujeitos de ambos os sexos, do Ensino Secundário de uma Escola Profissional da Região do Alentejo, dos quais 84 eram rapazes e 99 eram raparigas com idades compreendidas entre os 15 e os 22 anos. Os alunos responderam ao Questionário de “Atitudes Face ao Português” e à “Escala de AutoConceito” de “Self-Perception Profile for Adolescents” de Susan Harter (1998). Os resultados na generalidade comprovam que existe relação entre o Auto Conceito e a Atitude Face à Disciplina de Português. Foram encontradas algumas correlações: no Perfil da Auto Perceção, entre o Auto Conceito (Atração Romântica) e o QAFP (Gosto/Motivação); no Perfil de Importância entre a sub-escala (Aspetos Comportamentais) e o QAFP (Gosto/Motivação), entre outras; The attitude towards the school subject Portuguese and self-concept in students attending vocational education Abstract: The objective of this paper is to verify the relation between self-perception and the attitude towards the Portuguese language subject in students attending vocational secondary education courses. One hundred and eighty-three students, male and female, attending vocational secondary education courses at a career school in the Alentejo region have participated in the study. There were eighty four boys and ninety-nine girls aged between fifteen and twenty-two years old. The students answered the questionnaire in “Atitudes face ao Português” and also answered to the topics of the self-concept scale in “Self-Perception Profile for Adolescents” by Susan Harter (1988). In general, the results prove the existence of a relation between self-perception and the attitude towards the Portuguese language subject. Some correlations were found: in the Self-Perception Profile, between the Self-concept (Romantic relationships domain) and the QAFP- Questionnaire of Attitude towards the Portuguese Language (Likes and Motivation domain); in the Importance Ratings, between the Behavioral conduct subscale and the QAFP (Likes and Motivation domain); among others. |
id |
RCAP_358ff6dd97d7fa416d8b6bb4064620c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/12979 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A atitude face à disciplina de português e o autoconceito do ensino profissionalAutoconceitoAtitudeAprendizagemLíngua portuguesaEnsino profissionalSelf-perceptionAttitudeLearningPortuguese languageVocationalO presente trabalho tem como objetivo verificar a relação entre o Auto Conceito e as Atitudes Face à Disciplina de Português em alunos do Ensino Secundário Profissional. Participaram no estudo 183 sujeitos de ambos os sexos, do Ensino Secundário de uma Escola Profissional da Região do Alentejo, dos quais 84 eram rapazes e 99 eram raparigas com idades compreendidas entre os 15 e os 22 anos. Os alunos responderam ao Questionário de “Atitudes Face ao Português” e à “Escala de AutoConceito” de “Self-Perception Profile for Adolescents” de Susan Harter (1998). Os resultados na generalidade comprovam que existe relação entre o Auto Conceito e a Atitude Face à Disciplina de Português. Foram encontradas algumas correlações: no Perfil da Auto Perceção, entre o Auto Conceito (Atração Romântica) e o QAFP (Gosto/Motivação); no Perfil de Importância entre a sub-escala (Aspetos Comportamentais) e o QAFP (Gosto/Motivação), entre outras; The attitude towards the school subject Portuguese and self-concept in students attending vocational education Abstract: The objective of this paper is to verify the relation between self-perception and the attitude towards the Portuguese language subject in students attending vocational secondary education courses. One hundred and eighty-three students, male and female, attending vocational secondary education courses at a career school in the Alentejo region have participated in the study. There were eighty four boys and ninety-nine girls aged between fifteen and twenty-two years old. The students answered the questionnaire in “Atitudes face ao Português” and also answered to the topics of the self-concept scale in “Self-Perception Profile for Adolescents” by Susan Harter (1988). In general, the results prove the existence of a relation between self-perception and the attitude towards the Portuguese language subject. Some correlations were found: in the Self-Perception Profile, between the Self-concept (Romantic relationships domain) and the QAFP- Questionnaire of Attitude towards the Portuguese Language (Likes and Motivation domain); in the Importance Ratings, between the Behavioral conduct subscale and the QAFP (Likes and Motivation domain); among others.Universidade de Évora2015-02-25T17:26:36Z2015-02-252014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12979http://hdl.handle.net/10174/12979TID:201264706porDepartamento de Psicologiadoloresoliveira@live.com.pt681Oliveira, Maria Dolores Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:57:36Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12979Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:17.299285Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A atitude face à disciplina de português e o autoconceito do ensino profissional |
title |
A atitude face à disciplina de português e o autoconceito do ensino profissional |
spellingShingle |
A atitude face à disciplina de português e o autoconceito do ensino profissional Oliveira, Maria Dolores Correia Autoconceito Atitude Aprendizagem Língua portuguesa Ensino profissional Self-perception Attitude Learning Portuguese language Vocational |
title_short |
A atitude face à disciplina de português e o autoconceito do ensino profissional |
title_full |
A atitude face à disciplina de português e o autoconceito do ensino profissional |
title_fullStr |
A atitude face à disciplina de português e o autoconceito do ensino profissional |
title_full_unstemmed |
A atitude face à disciplina de português e o autoconceito do ensino profissional |
title_sort |
A atitude face à disciplina de português e o autoconceito do ensino profissional |
author |
Oliveira, Maria Dolores Correia |
author_facet |
Oliveira, Maria Dolores Correia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Maria Dolores Correia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoconceito Atitude Aprendizagem Língua portuguesa Ensino profissional Self-perception Attitude Learning Portuguese language Vocational |
topic |
Autoconceito Atitude Aprendizagem Língua portuguesa Ensino profissional Self-perception Attitude Learning Portuguese language Vocational |
description |
O presente trabalho tem como objetivo verificar a relação entre o Auto Conceito e as Atitudes Face à Disciplina de Português em alunos do Ensino Secundário Profissional. Participaram no estudo 183 sujeitos de ambos os sexos, do Ensino Secundário de uma Escola Profissional da Região do Alentejo, dos quais 84 eram rapazes e 99 eram raparigas com idades compreendidas entre os 15 e os 22 anos. Os alunos responderam ao Questionário de “Atitudes Face ao Português” e à “Escala de AutoConceito” de “Self-Perception Profile for Adolescents” de Susan Harter (1998). Os resultados na generalidade comprovam que existe relação entre o Auto Conceito e a Atitude Face à Disciplina de Português. Foram encontradas algumas correlações: no Perfil da Auto Perceção, entre o Auto Conceito (Atração Romântica) e o QAFP (Gosto/Motivação); no Perfil de Importância entre a sub-escala (Aspetos Comportamentais) e o QAFP (Gosto/Motivação), entre outras; The attitude towards the school subject Portuguese and self-concept in students attending vocational education Abstract: The objective of this paper is to verify the relation between self-perception and the attitude towards the Portuguese language subject in students attending vocational secondary education courses. One hundred and eighty-three students, male and female, attending vocational secondary education courses at a career school in the Alentejo region have participated in the study. There were eighty four boys and ninety-nine girls aged between fifteen and twenty-two years old. The students answered the questionnaire in “Atitudes face ao Português” and also answered to the topics of the self-concept scale in “Self-Perception Profile for Adolescents” by Susan Harter (1988). In general, the results prove the existence of a relation between self-perception and the attitude towards the Portuguese language subject. Some correlations were found: in the Self-Perception Profile, between the Self-concept (Romantic relationships domain) and the QAFP- Questionnaire of Attitude towards the Portuguese Language (Likes and Motivation domain); in the Importance Ratings, between the Behavioral conduct subscale and the QAFP (Likes and Motivation domain); among others. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2015-02-25T17:26:36Z 2015-02-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/12979 http://hdl.handle.net/10174/12979 TID:201264706 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/12979 |
identifier_str_mv |
TID:201264706 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Psicologia doloresoliveira@live.com.pt 681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136547947151360 |