Comunicação e desenvolvimento da linguagem: a classificação internacional da funcionalidade na intervenção educativa em alunos com necessidades educativas especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frias, Maria Helena Henriques Marques
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1788
Resumo: Actualmente, promover uma escola inclusiva, vai muito além dos princípios da igualdade e da solidariedade. Incluir uma qualquer criança na escola, significa perfilá-la, para assim desencadear uma verdadeira rede de estruturas internas e externas à Escola, que articuladas entre si e respeitando as especificidades de cada indivíduo, tem a responsabilidade de formar e educar, perspectivando uma inclusão mais alargada: a inclusão social. A presente dissertação circunscreve-se à problemática da inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) de carácter permanente, em contexto pedagógico, com especial incidência, na intervenção educativa destes alunos, cujos comprometimentos situam-se na tipologia da comunicação e linguagem. A Classificação Internacional da Funcionalidade (CIF), como instrumento comum, utilizado pelas várias áreas sociais, assume um papel preponderante, na despistagem e identificação de factores que determinam a funcionalidade do indivíduo, preconizando um modelo biopsicossocial, que inclui a participação de todos, na individualização das características elementares do ser humano, em detrimento de estereótipos sociais e de esferas de referência. A investigação aqui apresentada tem a configuração de um estudo de caso único, onde se ilustram traços de união entre teoria e prática. Esta metodologia, assente no papel do professor enquanto investigador em acção, permitiu explanar a intervenção educativa com um aluno portador de comprometimentos ao nível da comunicação e linguagem, com base nos pressupostos da CIF e da legislação em vigor, visando o diagnóstico, avaliação e definição de um plano de intervenção pedagógico e didáctico multidisciplinar. Este estudo aparece sustentando por um enquadramento teórico bastante vasto que alude desde o conceito de NEE, passando pela CIF, aspectos específicos da linguagem e suas perturbações, conceito de comunicação, sistemas aumentativos e alternativos de comunicação até ao conceito de avaliação quer em sentido lato, quer no âmbito da intervenção em Educação Especial.
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A presente dissertação circunscreve-se à problemática da inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) de carácter permanente, em contexto pedagógico, com especial incidência, na intervenção educativa destes alunos, cujos comprometimentos situam-se na tipologia da comunicação e linguagem. A Classificação Internacional da Funcionalidade (CIF), como instrumento comum, utilizado pelas várias áreas sociais, assume um papel preponderante, na despistagem e identificação de factores que determinam a funcionalidade do indivíduo, preconizando um modelo biopsicossocial, que inclui a participação de todos, na individualização das características elementares do ser humano, em detrimento de estereótipos sociais e de esferas de referência. A investigação aqui apresentada tem a configuração de um estudo de caso único, onde se ilustram traços de união entre teoria e prática. Esta metodologia, assente no papel do professor enquanto investigador em acção, permitiu explanar a intervenção educativa com um aluno portador de comprometimentos ao nível da comunicação e linguagem, com base nos pressupostos da CIF e da legislação em vigor, visando o diagnóstico, avaliação e definição de um plano de intervenção pedagógico e didáctico multidisciplinar. Este estudo aparece sustentando por um enquadramento teórico bastante vasto que alude desde o conceito de NEE, passando pela CIF, aspectos específicos da linguagem e suas perturbações, conceito de comunicação, sistemas aumentativos e alternativos de comunicação até ao conceito de avaliação quer em sentido lato, quer no âmbito da intervenção em Educação Especial.Actualmente, la promoción de una escuela inclusiva, va más allá de los principios de igualdad y solidaridad. Incluya cualquier niño, mediante su perfil, con el fin de desencadenar una red de estructuras dentro y fuera de la escuela, que se articula con los demás y respetando las especificidades de cada persona, tiene la responsabilidad de formar y educar, con la perspectiva de una inclusión más amplia: la inclusión social. Esta tesis se limita a la cuestión de la inclusión de los niños con necesidades educativas especiales (NEE) de carácter permanente en el contexto educativo, haciendo especial hincapié en la intervención educativa a estos estudiantes, cuyos compromisos se encuentran en materia de comunicación y lenguaje. La Clasificación Internacional del Funcionamiento (CIF) como una herramienta común, utilizado por varios sectores sociales, desempeña un papel importante en la detección e identificación de los factores que determinan la funcionalidad de la persona, aboga por un modelo biopsicosocial, que incluye la participación de todos en individualización de las características básicas de los seres humanos en lugar de los estereotipos sociales y de esferas de referencia. La investigación presentada aquí es la configuración de un único estudio de casos, que muestran huellas de unión entre la teoría y la práctica. Esta metodología, basada en el papel del profesor como investigador en la acción, ayuda a explicar la intervención educativa con un niño portador de los compromisos a nivel de comunicación y el lenguaje, basado en el que figura en el CIF y la legislación vigente, para el diagnóstico, evaluación y definición un plan de intervención multidisciplinaria de enseñanza y aprendizaje. Este estudio es apoyado por un marco teórico suficientemente extenso que se refiere desde el concepto de NEE, a través de CIF, en particular los aspectos del lenguaje y sus trastornos, un concepto de comunicación, sistemas alternativos y aumentativos de comunicación con el concepto de evaluación y en el sentido más amplio, o en virtud de la intervención en Educación Especial.In these times, promoting an inclusive school goes forward the principles of equality and solidarity. Including each child in the school means getting her or his profile so that we can manage a real net of internal and external structures that are articulated and that respect the individual characteristics. These structures have the responsibility of educating and forming for the social inclusion. The current research is confined to the problematic of children with permanent special educational needs included in pedagogical context , especially the educative intervention in the students that have got some communicative and language problems. The International Functionality Classification (IFC), as a common tool, used by the different social areas, assumes an important role in the detection and identification of factors that determine the functionality of the individual through a biopsychosocial model, that includes the participation of all, in the individualization of the elementary characteristics of the human being in detriment of social stereotypes and reference spheres. The research, here presented, has the design of a single case, where some traces of union between theory and practice are illustrated. This methodology, focused on the teacher as a researcher of her own action, allowed to study the educative intervention with a student who has got some communicative and language problems. With the help of the principles conveyed in the International Functionality Classification and in the legislation on that matter, this study aims at diagnosis, evaluation and definition of a multi-discipline, didactic and pedagogical plan. This study appears sustained by a vast literature which includes many concepts as: Special Educational Needs, International Functionality Classification, specific features of language and its disturbances, communication, augmentative and alternative systems of communication and evaluation in general terms and mainly in the Special Education.Universidade da Beira InteriorSardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumFrias, Maria Helena Henriques Marques2014-06-05T15:41:06Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1788porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:29Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1788Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:34.327295Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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