Projeto “MIDU”: A Intervenção do artesanato numa coleção de moda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/13629 |
Resumo: | A moda sempre foi um ponto de partida para demonstrar sentimentos devido ao que é expresso nela. Peças artesanais são únicas, e estão cada vez mais em destaque no mercado. Todos os detalhes da produção são analisados metodicamente por serem feitos a mão. O fato de não serem industrializados, reforça a originalidade da peça, e ajuda ao meio ambiente. A proposta divulgada neste projeto aproxima o design, o artesanato e a sustentabilidade. Assenta na criação de uma coleção cápsula têxtil, que visa o desenvolvimento de 6 coordenados elaborados com técnicas sustentáveis, o upcycling e o zero waste, usando diferentes técnicas criativas e manipulações tridimensionais. O projeto que a seguir se apresenta tem como inspiração primordial a primavera, pretende-se demonstrar alegria, amor e muita cor. A coleção cápsula, intitulada de MIDU é composta por seis coordenados e subdividida em duas partes, a primeira que transcreve a primavera e a segunda que demonstra o amor. O enquadramento teórico deste projeto nestes domínios é justificado pela revisão bibliográfica, o que serve de suporte para a fase prática de forma a expor conceitos como o artesanato, criatividade, comunicação têxtil entre outos. O projeto foca ainda na preservação e sustentabilidade dos materiais e o uso de técnicas tradicionais e artesanais. |
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Projeto “MIDU”: A Intervenção do artesanato numa coleção de modaArtesanatoBordadoCrochéModaSustentabilidadeUpcyclingDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Design de ModaA moda sempre foi um ponto de partida para demonstrar sentimentos devido ao que é expresso nela. Peças artesanais são únicas, e estão cada vez mais em destaque no mercado. Todos os detalhes da produção são analisados metodicamente por serem feitos a mão. O fato de não serem industrializados, reforça a originalidade da peça, e ajuda ao meio ambiente. A proposta divulgada neste projeto aproxima o design, o artesanato e a sustentabilidade. Assenta na criação de uma coleção cápsula têxtil, que visa o desenvolvimento de 6 coordenados elaborados com técnicas sustentáveis, o upcycling e o zero waste, usando diferentes técnicas criativas e manipulações tridimensionais. O projeto que a seguir se apresenta tem como inspiração primordial a primavera, pretende-se demonstrar alegria, amor e muita cor. A coleção cápsula, intitulada de MIDU é composta por seis coordenados e subdividida em duas partes, a primeira que transcreve a primavera e a segunda que demonstra o amor. O enquadramento teórico deste projeto nestes domínios é justificado pela revisão bibliográfica, o que serve de suporte para a fase prática de forma a expor conceitos como o artesanato, criatividade, comunicação têxtil entre outos. O projeto foca ainda na preservação e sustentabilidade dos materiais e o uso de técnicas tradicionais e artesanais.Fashion has always been a starting point to show feelings because of what is expressed in it. Handmade pieces are unique, and are increasingly highlighted in the market. All production details are analysed methodically because they are handmade. The fact that they are not industrialized, reinforces the originality of the piece, and helps the environment. The proposal disclosed in this project brings together design, craftsmanship and sustainability. It is based on the creation of a textile capsule collection, which aims to develop 6 coordinated items made with sustainable techniques, upcycling and zero waste, using different creative techniques and three-dimensional manipulations. The project that is presented below has spring as its primary inspiration, it aims to demonstrate joy, love and lots of colour. The capsule collection, entitled MIDU is composed of six coordinates and subdivided into two parts, the first that transcribes the spring and the second that demonstrates love. The theoretical framework of this project in these areas is justified by the bibliographic review, which serves as support for the practical phase in order to expose concepts such as craftsmanship, creativity, textile communication among others. The project also focuses on the preservation and sustainability of materials and the use of traditional and craft techniques.Pinheiro, Cláudia Isabel de SousauBibliorumPinheiro, Micaela Alexandra Pinto2023-11-10T14:30:18Z2023-02-232022-11-302023-02-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13629TID:203383036porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:57:17Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13629Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:01.677689Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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