Pequenos sítios, objectos perdidos, artefactos sem contexto. 3. O «ídolo cilíndrico» de Ervidel (Herdade da Cariola)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Victor S.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/56173
Resumo: Com os seus respeitáveis 738,75 g, o ídolo cilíndrico gravado de Cariola (Ervidel, Aljustrel) não é o exemplar mais pesado que se conhece de entre a totalidade dos lisos e gravados. Mas é certo que, dos gravados, é um bom exemplo. Maiores, maiores, temos os da Península de Lisboa, Alapraia 3 incluída, todos não decorados. Mas do Alentejo profundo não. Até agora. As questões que se colocam logo à partida são de várias ordens: porquê as representações do cabelo, porquê os Olhos de Sol, porquê as tatuagens ou pinturas faciais. E, já agora, qual o sexo destas «figuras», se é que o têm. Procura‑se sacudir dúvidas, as respostas são mais difíceis de encontrar. Tal como se disse no capítulo respectivo do livro «Sítios, «Horizontes» e Artefactos», os vendedores de gordura de ofídeo que se encarreguem disso. Isto não é um Resumo, quem disse que era? Jorj X. McCie nunca disse que era. Nem os que sonham reinar numa Pérsia distante. Aqui e agora, estamos no 3.º milénio (a.n.e.)... talvez nos seus meados…ou na Terra Média… 
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spelling Pequenos sítios, objectos perdidos, artefactos sem contexto. 3. O «ídolo cilíndrico» de Ervidel (Herdade da Cariola)Small sites, lost objects, artefacts without context. 3. The “cylindrical idol” of Ervidel (Herdade da Cariola)3º milénio a.n.e«ídolo cilíndrico»Herdade da Cariola (Ervidel, Portugal)3rd millenium b.c.e.«cylindrical idol»Cariola Farm (Ervidel, Portugal)Com os seus respeitáveis 738,75 g, o ídolo cilíndrico gravado de Cariola (Ervidel, Aljustrel) não é o exemplar mais pesado que se conhece de entre a totalidade dos lisos e gravados. Mas é certo que, dos gravados, é um bom exemplo. Maiores, maiores, temos os da Península de Lisboa, Alapraia 3 incluída, todos não decorados. Mas do Alentejo profundo não. Até agora. As questões que se colocam logo à partida são de várias ordens: porquê as representações do cabelo, porquê os Olhos de Sol, porquê as tatuagens ou pinturas faciais. E, já agora, qual o sexo destas «figuras», se é que o têm. Procura‑se sacudir dúvidas, as respostas são mais difíceis de encontrar. Tal como se disse no capítulo respectivo do livro «Sítios, «Horizontes» e Artefactos», os vendedores de gordura de ofídeo que se encarreguem disso. Isto não é um Resumo, quem disse que era? Jorj X. McCie nunca disse que era. Nem os que sonham reinar numa Pérsia distante. Aqui e agora, estamos no 3.º milénio (a.n.e.)... talvez nos seus meados…ou na Terra Média… With its respectable 738.75 g, the engraved cylindrical “idol” from Cariola (Ervidel, Aljustrel) is not the heaviest known example, but it is certain that, of the not engraved ones, it is a good example. Bigger, bigger, we have those from the Lisbon Peninsula, Alapraia 3 included. But not from the deep Alentejo. Till now. The questions are of several orders: why are the representations of hair like that, why Sun’s eyes, why tattoos or face paintings. And, by the way, what are the sex (or gender…) of these “figures”, if any it was. It seeks fair to sake off doubts, the answers are more difficult to find. As stated in the respective chapter of the book «Sites, «Horizons» and Artifacts», only the snake fat sellers are responsible for this. This not an Abstract, who said it was? Jorj X. McCie never said it was. Not even those who dream to reign in a distant Persia. Here, we are in the 3rd millennium (b.c.e.), maybe in the Middle Earth... UNIARQ / FL-ULRepositório da Universidade de LisboaGonçalves, Victor S.2023-02-06T14:56:56Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/56173porGonçalves, V. S. (2022). Pequenos sítios, objectos perdidos, artefactos sem contexto. 3. O «ídolo cilíndrico» de Ervidel (Herdade da Cariola). [Small sites, lost objects, artefacts without context. 3. The “cylindrical idol” of Ervidel (Herdade da Cariola) ]. OPHIUSSA. Revista do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, 6 5-21. doi: 10.51679/ophiussa.2022.1221645-653X10.51679/ophiussa.2022.1222184-173Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:03:01Zoai:repositorio.ul.pt:10451/56173Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:06:24.266787Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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