Boom digital?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Carla
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ponte, Cristina
Tipo de documento: Livro
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/65276
Resumo: UID/CCI/04667/2016
id RCAP_35c2772cddea7c4f559d66c9f54dfed3
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/65276
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Boom digital?Crianças (3-8 anos) e ecrãsBoom digitalcriançasinternetfamilíasdigitalPortugalLiteracia digitalUID/CCI/04667/2016Os Estatutos da ERC (Lei n.º 53/2005, de 8 de novembro) estabelecem como competência do Conselho Regulador «assegurar a realização de estudos e outras iniciativas de investigação e divulgação nas áreas da comunicação social e dos conteúdos, no âmbito da promoção do livre exercício da liberdade de expressão e de imprensa e da utilização crítica dos meios de comunicação social». No contexto desta orientação, a ERC promove, desde 2014, o projeto «Públicos e Consumos de Media», cada edição aprofundando um tema: em 2014, foram os media digitais; em 2015, o consumo audiovisual. Para a terceira edição do projeto, que consubstancia uma parceria ERC-Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), propusemo-nos empreender um estudo pioneiro em Portugal (e na maior parte dos países europeus) sobre usos de meios eletrónicos por crianças de três a oito anos. A escolha deste tema enquadra-se no objetivo da regulação dos media de «assegurar a proteção dos públicos mais sensíveis, tais como menores, relativamente a conteúdos e serviços suscetíveis de prejudicar o respetivo desenvolvimento». Com um trabalho de campo realizado em 2016, o estudo visou promover o conhecimento sobre como as crianças mais novas estão a crescer em contacto com a tecnologia digital existente à sua volta, os usos que fazem dos ecrãs, as competências e literacias que vão adquirindo, as situações de dano que podem experimentar e os modos como as famílias intervêm nessa socialização digital. Esta teia de envolvimento combina expectativas, preocupações e pressões sociais. Rapidamente se percebeu que o resultado final era muito mais do que isso. As respostas dos pais contrariavam ideias como a das crianças como «nativas digitais» ou a da «morte da televisão» em tempos de ecrãs tácteis. Daí a interrogação do título deste livro: Boom digital? in introduçãoERC – Entidade Reguladora para a Comunicação SocialCentro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital (CIC. Digital)Departamento de Ciências da Comunicação (DCC)RUNMartins, CarlaPonte, Cristina2019-04-01T22:04:46Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/book118application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/65276eng978-989-99607-5-6PURE: 12488171info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:31:03Zoai:run.unl.pt:10362/65276Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:34:18.314750Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Boom digital?
Crianças (3-8 anos) e ecrãs
title Boom digital?
spellingShingle Boom digital?
Martins, Carla
Boom digital
crianças
internet
familías
digital
Portugal
Literacia digital
title_short Boom digital?
title_full Boom digital?
title_fullStr Boom digital?
title_full_unstemmed Boom digital?
title_sort Boom digital?
author Martins, Carla
author_facet Martins, Carla
Ponte, Cristina
author_role author
author2 Ponte, Cristina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital (CIC. Digital)
Departamento de Ciências da Comunicação (DCC)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Carla
Ponte, Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Boom digital
crianças
internet
familías
digital
Portugal
Literacia digital
topic Boom digital
crianças
internet
familías
digital
Portugal
Literacia digital
description UID/CCI/04667/2016
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-04-01T22:04:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/65276
url http://hdl.handle.net/10362/65276
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-99607-5-6
PURE: 12488171
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 118
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137964403458048