Análise do Impacto das Transferências Mediáticas no Mercado das Ações de Clubes de Futebol Portugueses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/82072 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Economia apresentada à Faculdade de Economia |
id |
RCAP_35c78246dd0c4aa1ca3c539a7affdb2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/82072 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise do Impacto das Transferências Mediáticas no Mercado das Ações de Clubes de Futebol PortuguesesAnalysis of the Impact of Mediatic Transfers on the Portuguese Football Club Stock MarketAçõesTransferências MediáticasBolsa de ValoresFutebolStocksMediatic TransfersStock MarketFootballDissertação de Mestrado em Economia apresentada à Faculdade de EconomiaAo longo destes anos, foram realizados alguns estudos relativamente ao comportamento das acções incidindo preferencialmente no impacto do resultado dos jogos. Os mais recentes focaram-se igualmente noutros aspectos importantes como os pontos não esperados e à importância do jogo que pode permitir ao clube atingir uma determinada posição na tabela. De facto, são os jogos que, semana após semana, provocam um culminar de emoções que dão origem a oscilações nas acções mas não serão, naturalmente, a única razão. Esta observação faz levantar várias questões, tais como: a vinda de um jogador de renome não terá um grande impacto nas acções? A venda do melhor jogador de uma determinada equipa não terá um efeito negativo maior do que talvez uma derrota em casa contra um rival? Sendo assim, terão as transferências impacto nas acções? Se “Sim”, será possível antecipar este comportamento por parte do mercado?O foco principal deste estudo será o impacto das transferências mediáticas no comportamento das acções de clubes de futebol portugueses. Apesar de já terem sido realizados estudos acerca do comportamento das acções destes clubes, nenhum deles incidiu nas transferências, quer sejam vendas ou compras. O Trabalho de Projecto tem a seguinte estrutura: A segunda secção apresenta uma revisão bibliográfica de forma a dar ao leitor uma noção mais clara do tema. Na terceira secção irá ser apresentada a metodologia, nomeadamente o modelo econométrico que irá ser utilizado que segue o modelo de Godinho e Cerqueira (forthcoming). Os dados utilizados no estudo serão analisados na mesma secção com especial atenção para a importância dos pontos não esperados e a importância da aquisição/venda de jogadores por parte dos clubes de futebol bem como uma análise mais detalhada da amostra que será feita através das estatísticas discritivas. Os resultados serão apresentados na secção número quatro pelo que as suas respectivas conclusões estarão reservadas para a quinta secção.During these years, some studies were carried out regarding the stocks behavior, preferentially focusing on the impact of the results of the games. The most recent ones have also focused on other important aspects such as the points not expected and the importance of the game that can allow the club to reach a certain position in the table. In fact, it is the games that, week after week, do it a culmination of emotions that give rise to oscillations in the stocks but will not, of course, be the only reason. This observation raises a number of questions, such as: will not the coming of a renowned player have a major impact on the actions? Will not the sale of the best player of a certain team have a greater negative effect than perhaps a home defeat against a rival? So will the transfers have impact on the actions? If "Yes", is it possible to anticipate this behavior by the market?The main focus of this study will be the impact of media transfers on the stocks behavior of the Portuguese football clubs. Although studies have already been carried out on the stocks behavior of these clubs, none of them focused on transfers, whether sales or acquisitions.The Project Work has the following structure: The second section presents a bibliographical review in order to give the reader a clearer notion of the theme. In the third section will be presented the methodology, namely the econometric model that will be used that follows the model of Godinho and Cerqueira (forthcoming). The data used in the study will be analyzed in the same section with particular attention to the importance of the points not expected and the importance of the acquisition / sale of players by football clubs as well as a more detailed analysis of the sample that will be made through the discretionary statistics . The results will be presented in section number four and their conclusions will be reserved for the fifth section.2017-07-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/82072http://hdl.handle.net/10316/82072TID:202110273porLopes, André Faria de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-11-07T10:58:17Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/82072Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:04:03.010628Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do Impacto das Transferências Mediáticas no Mercado das Ações de Clubes de Futebol Portugueses Analysis of the Impact of Mediatic Transfers on the Portuguese Football Club Stock Market |
title |
Análise do Impacto das Transferências Mediáticas no Mercado das Ações de Clubes de Futebol Portugueses |
spellingShingle |
Análise do Impacto das Transferências Mediáticas no Mercado das Ações de Clubes de Futebol Portugueses Lopes, André Faria de Oliveira Ações Transferências Mediáticas Bolsa de Valores Futebol Stocks Mediatic Transfers Stock Market Football |
title_short |
Análise do Impacto das Transferências Mediáticas no Mercado das Ações de Clubes de Futebol Portugueses |
title_full |
Análise do Impacto das Transferências Mediáticas no Mercado das Ações de Clubes de Futebol Portugueses |
title_fullStr |
Análise do Impacto das Transferências Mediáticas no Mercado das Ações de Clubes de Futebol Portugueses |
title_full_unstemmed |
Análise do Impacto das Transferências Mediáticas no Mercado das Ações de Clubes de Futebol Portugueses |
title_sort |
Análise do Impacto das Transferências Mediáticas no Mercado das Ações de Clubes de Futebol Portugueses |
author |
Lopes, André Faria de Oliveira |
author_facet |
Lopes, André Faria de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, André Faria de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ações Transferências Mediáticas Bolsa de Valores Futebol Stocks Mediatic Transfers Stock Market Football |
topic |
Ações Transferências Mediáticas Bolsa de Valores Futebol Stocks Mediatic Transfers Stock Market Football |
description |
Dissertação de Mestrado em Economia apresentada à Faculdade de Economia |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/82072 http://hdl.handle.net/10316/82072 TID:202110273 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/82072 |
identifier_str_mv |
TID:202110273 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133933539950592 |