Análise do Impacto das Transferências Mediáticas no Mercado das Ações de Clubes de Futebol Portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, André Faria de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/82072
Resumo: Dissertação de Mestrado em Economia apresentada à Faculdade de Economia
id RCAP_35c78246dd0c4aa1ca3c539a7affdb2a
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/82072
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise do Impacto das Transferências Mediáticas no Mercado das Ações de Clubes de Futebol PortuguesesAnalysis of the Impact of Mediatic Transfers on the Portuguese Football Club Stock MarketAçõesTransferências MediáticasBolsa de ValoresFutebolStocksMediatic TransfersStock MarketFootballDissertação de Mestrado em Economia apresentada à Faculdade de EconomiaAo longo destes anos, foram realizados alguns estudos relativamente ao comportamento das acções incidindo preferencialmente no impacto do resultado dos jogos. Os mais recentes focaram-se igualmente noutros aspectos importantes como os pontos não esperados e à importância do jogo que pode permitir ao clube atingir uma determinada posição na tabela. De facto, são os jogos que, semana após semana, provocam um culminar de emoções que dão origem a oscilações nas acções mas não serão, naturalmente, a única razão. Esta observação faz levantar várias questões, tais como: a vinda de um jogador de renome não terá um grande impacto nas acções? A venda do melhor jogador de uma determinada equipa não terá um efeito negativo maior do que talvez uma derrota em casa contra um rival? Sendo assim, terão as transferências impacto nas acções? Se “Sim”, será possível antecipar este comportamento por parte do mercado?O foco principal deste estudo será o impacto das transferências mediáticas no comportamento das acções de clubes de futebol portugueses. Apesar de já terem sido realizados estudos acerca do comportamento das acções destes clubes, nenhum deles incidiu nas transferências, quer sejam vendas ou compras. O Trabalho de Projecto tem a seguinte estrutura: A segunda secção apresenta uma revisão bibliográfica de forma a dar ao leitor uma noção mais clara do tema. Na terceira secção irá ser apresentada a metodologia, nomeadamente o modelo econométrico que irá ser utilizado que segue o modelo de Godinho e Cerqueira (forthcoming). Os dados utilizados no estudo serão analisados na mesma secção com especial atenção para a importância dos pontos não esperados e a importância da aquisição/venda de jogadores por parte dos clubes de futebol bem como uma análise mais detalhada da amostra que será feita através das estatísticas discritivas. Os resultados serão apresentados na secção número quatro pelo que as suas respectivas conclusões estarão reservadas para a quinta secção.During these years, some studies were carried out regarding the stocks behavior, preferentially focusing on the impact of the results of the games. The most recent ones have also focused on other important aspects such as the points not expected and the importance of the game that can allow the club to reach a certain position in the table. In fact, it is the games that, week after week, do it a culmination of emotions that give rise to oscillations in the stocks but will not, of course, be the only reason. This observation raises a number of questions, such as: will not the coming of a renowned player have a major impact on the actions? Will not the sale of the best player of a certain team have a greater negative effect than perhaps a home defeat against a rival? So will the transfers have impact on the actions? If "Yes", is it possible to anticipate this behavior by the market?The main focus of this study will be the impact of media transfers on the stocks behavior of the Portuguese football clubs. Although studies have already been carried out on the stocks behavior of these clubs, none of them focused on transfers, whether sales or acquisitions.The Project Work has the following structure: The second section presents a bibliographical review in order to give the reader a clearer notion of the theme. In the third section will be presented the methodology, namely the econometric model that will be used that follows the model of Godinho and Cerqueira (forthcoming). The data used in the study will be analyzed in the same section with particular attention to the importance of the points not expected and the importance of the acquisition / sale of players by football clubs as well as a more detailed analysis of the sample that will be made through the discretionary statistics . The results will be presented in section number four and their conclusions will be reserved for the fifth section.2017-07-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/82072http://hdl.handle.net/10316/82072TID:202110273porLopes, André Faria de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2019-11-07T10:58:17Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/82072Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:04:03.010628Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise do Impacto das Transferências Mediáticas no Mercado das Ações de Clubes de Futebol Portugueses
Analysis of the Impact of Mediatic Transfers on the Portuguese Football Club Stock Market
title Análise do Impacto das Transferências Mediáticas no Mercado das Ações de Clubes de Futebol Portugueses
spellingShingle Análise do Impacto das Transferências Mediáticas no Mercado das Ações de Clubes de Futebol Portugueses
Lopes, André Faria de Oliveira
Ações
Transferências Mediáticas
Bolsa de Valores
Futebol
Stocks
Mediatic Transfers
Stock Market
Football
title_short Análise do Impacto das Transferências Mediáticas no Mercado das Ações de Clubes de Futebol Portugueses
title_full Análise do Impacto das Transferências Mediáticas no Mercado das Ações de Clubes de Futebol Portugueses
title_fullStr Análise do Impacto das Transferências Mediáticas no Mercado das Ações de Clubes de Futebol Portugueses
title_full_unstemmed Análise do Impacto das Transferências Mediáticas no Mercado das Ações de Clubes de Futebol Portugueses
title_sort Análise do Impacto das Transferências Mediáticas no Mercado das Ações de Clubes de Futebol Portugueses
author Lopes, André Faria de Oliveira
author_facet Lopes, André Faria de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, André Faria de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ações
Transferências Mediáticas
Bolsa de Valores
Futebol
Stocks
Mediatic Transfers
Stock Market
Football
topic Ações
Transferências Mediáticas
Bolsa de Valores
Futebol
Stocks
Mediatic Transfers
Stock Market
Football
description Dissertação de Mestrado em Economia apresentada à Faculdade de Economia
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/82072
http://hdl.handle.net/10316/82072
TID:202110273
url http://hdl.handle.net/10316/82072
identifier_str_mv TID:202110273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133933539950592