Convergência da percepção de jovens grávidas e de professores com formação específica em educação sexual sobre a gravidez na adolescência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/11841 |
Resumo: | A gravidez na adolescência é um problema que continua a inquietar pais, professores, técnicos de saúde e os próprios jovens, já que poderão conduzir a problemas de saúde, tanto para os jovens como para os filhos e criar desequilíbrios familiares, psicológicos, económicos e sociais. Neste estudo pretendemos conhecer as percepções de grávidas adolescentes e de professores com formação específica sobre educação sexual. Estudou-se uma população de 30 jovens grávidas e um grupo de 60 professores de uma escola do norte do país, pioneira num projecto de Educação Sexual (ES). Utilizou-se um questionário para as grávidas adolescentes e outro para os professores. Com base nos dados obtidos da Escala do Ambiente Familiar, as grávidas adolescentes de idade superior a 18 anos, comparativamente às mais jovens, revelam maior valor de coerência em todos os itens: coesão, expressividade, conflito, independência, organização e controlo familiar. Os resultados sobre os professores indicam que aquela escola está preparada para dar resposta a esta temática, havendo no entanto diferenças significativas (P<0,05) a nível do género, área de docência, nível de ensino e tempo de docência. Comparando os dados das jovens adolescentes com os dos professores verifica-se que não existem diferenças significativas (P>0.05) na visão de uns e de outros sobre a ES, nomeadamente, na adequação da ES na escola, de quem deve fazer ES e que tipo de aconselhamento se deve fazer a jovens no âmbito da ES. Estes dados sugerem que a formação destes professores os sensibilizou adequadamente para a problemática da gravidez na adolescência. |
id |
RCAP_35cae05e3ef6d535a662155986f13b5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11841 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Convergência da percepção de jovens grávidas e de professores com formação específica em educação sexual sobre a gravidez na adolescênciaEducação sexualGravidez na adolescênciaA gravidez na adolescência é um problema que continua a inquietar pais, professores, técnicos de saúde e os próprios jovens, já que poderão conduzir a problemas de saúde, tanto para os jovens como para os filhos e criar desequilíbrios familiares, psicológicos, económicos e sociais. Neste estudo pretendemos conhecer as percepções de grávidas adolescentes e de professores com formação específica sobre educação sexual. Estudou-se uma população de 30 jovens grávidas e um grupo de 60 professores de uma escola do norte do país, pioneira num projecto de Educação Sexual (ES). Utilizou-se um questionário para as grávidas adolescentes e outro para os professores. Com base nos dados obtidos da Escala do Ambiente Familiar, as grávidas adolescentes de idade superior a 18 anos, comparativamente às mais jovens, revelam maior valor de coerência em todos os itens: coesão, expressividade, conflito, independência, organização e controlo familiar. Os resultados sobre os professores indicam que aquela escola está preparada para dar resposta a esta temática, havendo no entanto diferenças significativas (P<0,05) a nível do género, área de docência, nível de ensino e tempo de docência. Comparando os dados das jovens adolescentes com os dos professores verifica-se que não existem diferenças significativas (P>0.05) na visão de uns e de outros sobre a ES, nomeadamente, na adequação da ES na escola, de quem deve fazer ES e que tipo de aconselhamento se deve fazer a jovens no âmbito da ES. Estes dados sugerem que a formação destes professores os sensibilizou adequadamente para a problemática da gravidez na adolescência.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - CIFPEC - unidade de investigação 644 .Universidade da Beira Interior. Departamento de Psicologia e EducaçãoUniversidade do MinhoOliveira, TâniaCarvalho, Graça Simões de20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/11841por"Psicologia e Educação." ISSN 1645-6084. 9:nº especial (2010) 48.1645-6084info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:37:24Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11841Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:33:41.923144Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Convergência da percepção de jovens grávidas e de professores com formação específica em educação sexual sobre a gravidez na adolescência |
title |
Convergência da percepção de jovens grávidas e de professores com formação específica em educação sexual sobre a gravidez na adolescência |
spellingShingle |
Convergência da percepção de jovens grávidas e de professores com formação específica em educação sexual sobre a gravidez na adolescência Oliveira, Tânia Educação sexual Gravidez na adolescência |
title_short |
Convergência da percepção de jovens grávidas e de professores com formação específica em educação sexual sobre a gravidez na adolescência |
title_full |
Convergência da percepção de jovens grávidas e de professores com formação específica em educação sexual sobre a gravidez na adolescência |
title_fullStr |
Convergência da percepção de jovens grávidas e de professores com formação específica em educação sexual sobre a gravidez na adolescência |
title_full_unstemmed |
Convergência da percepção de jovens grávidas e de professores com formação específica em educação sexual sobre a gravidez na adolescência |
title_sort |
Convergência da percepção de jovens grávidas e de professores com formação específica em educação sexual sobre a gravidez na adolescência |
author |
Oliveira, Tânia |
author_facet |
Oliveira, Tânia Carvalho, Graça Simões de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Graça Simões de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Tânia Carvalho, Graça Simões de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação sexual Gravidez na adolescência |
topic |
Educação sexual Gravidez na adolescência |
description |
A gravidez na adolescência é um problema que continua a inquietar pais, professores, técnicos de saúde e os próprios jovens, já que poderão conduzir a problemas de saúde, tanto para os jovens como para os filhos e criar desequilíbrios familiares, psicológicos, económicos e sociais. Neste estudo pretendemos conhecer as percepções de grávidas adolescentes e de professores com formação específica sobre educação sexual. Estudou-se uma população de 30 jovens grávidas e um grupo de 60 professores de uma escola do norte do país, pioneira num projecto de Educação Sexual (ES). Utilizou-se um questionário para as grávidas adolescentes e outro para os professores. Com base nos dados obtidos da Escala do Ambiente Familiar, as grávidas adolescentes de idade superior a 18 anos, comparativamente às mais jovens, revelam maior valor de coerência em todos os itens: coesão, expressividade, conflito, independência, organização e controlo familiar. Os resultados sobre os professores indicam que aquela escola está preparada para dar resposta a esta temática, havendo no entanto diferenças significativas (P<0,05) a nível do género, área de docência, nível de ensino e tempo de docência. Comparando os dados das jovens adolescentes com os dos professores verifica-se que não existem diferenças significativas (P>0.05) na visão de uns e de outros sobre a ES, nomeadamente, na adequação da ES na escola, de quem deve fazer ES e que tipo de aconselhamento se deve fazer a jovens no âmbito da ES. Estes dados sugerem que a formação destes professores os sensibilizou adequadamente para a problemática da gravidez na adolescência. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/11841 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/11841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
"Psicologia e Educação." ISSN 1645-6084. 9:nº especial (2010) 48. 1645-6084 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior. Departamento de Psicologia e Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior. Departamento de Psicologia e Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132856325242880 |