A diversidade cultural no ensino secundário Cabo Verde: novos desafios educativos e curriculares. Estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/10149 |
Resumo: | Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação |
id |
RCAP_35ea7a01e82f24d0ed1eb011e00683f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/10149 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A diversidade cultural no ensino secundário Cabo Verde: novos desafios educativos e curriculares. Estudo de casoDiversidade CulturalAlunos do Ensino SecundárioFormação docenteCabo VerdeDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da EducaçãoAs alterações sentidas na caracterização da população escolar transformam a escola num lugar de encontro e de diálogo de culturas, exigindo que ela, enquanto instituição responsável pela igualdade de oportunidades de todos os alunos que a frequentam, as valorize e seja sensível aos seus valores. No contexto cabo-verdiano, a diversidade cultural é uma realidade nova que impõe exigências à sociedade e à escola em particular. O trabalho desenvolvido no presente estudo tem por objectivo verificar em que medida os professores do ensino secundário em Cabo Verde se sentem preparados para lidar com a diversidade cultural dos alunos nas escolas. Tendo em atenção os objectivos propostos para este estudo, optámos por elaborar e aplicar um questionário a noventa e oito professores do ensino secundário de um Liceu em Cabo Verde. Os resultados deste estudo apontam para a identificação dos inquiridos quanto à diversidade cultural existente na escola. Observa-se, contudo, o reconhecimento por parte dos inquiridos relativamente à importância da formação em educação multi/intercultural na escola, associada aos novos desafios colocados pelas mudanças sociais e culturais da sociedade e da escola, em particular, bem como a fraca presença dos conteúdos relacionados com a diversidade cultural nos currículos escolares e no da formação dos professores.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNMagalhães, Sónia dos Reis2013-07-18T13:47:28Z2013-042013-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/10149porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:43:42Zoai:run.unl.pt:10362/10149Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:19:16.336381Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A diversidade cultural no ensino secundário Cabo Verde: novos desafios educativos e curriculares. Estudo de caso |
title |
A diversidade cultural no ensino secundário Cabo Verde: novos desafios educativos e curriculares. Estudo de caso |
spellingShingle |
A diversidade cultural no ensino secundário Cabo Verde: novos desafios educativos e curriculares. Estudo de caso Magalhães, Sónia dos Reis Diversidade Cultural Alunos do Ensino Secundário Formação docente Cabo Verde |
title_short |
A diversidade cultural no ensino secundário Cabo Verde: novos desafios educativos e curriculares. Estudo de caso |
title_full |
A diversidade cultural no ensino secundário Cabo Verde: novos desafios educativos e curriculares. Estudo de caso |
title_fullStr |
A diversidade cultural no ensino secundário Cabo Verde: novos desafios educativos e curriculares. Estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A diversidade cultural no ensino secundário Cabo Verde: novos desafios educativos e curriculares. Estudo de caso |
title_sort |
A diversidade cultural no ensino secundário Cabo Verde: novos desafios educativos e curriculares. Estudo de caso |
author |
Magalhães, Sónia dos Reis |
author_facet |
Magalhães, Sónia dos Reis |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Sónia dos Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diversidade Cultural Alunos do Ensino Secundário Formação docente Cabo Verde |
topic |
Diversidade Cultural Alunos do Ensino Secundário Formação docente Cabo Verde |
description |
Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-18T13:47:28Z 2013-04 2013-04-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/10149 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/10149 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137836328288256 |