A diversidade cultural no ensino secundário Cabo Verde: novos desafios educativos e curriculares. Estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Sónia dos Reis
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/10149
Resumo: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação
id RCAP_35ea7a01e82f24d0ed1eb011e00683f8
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/10149
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A diversidade cultural no ensino secundário Cabo Verde: novos desafios educativos e curriculares. Estudo de casoDiversidade CulturalAlunos do Ensino SecundárioFormação docenteCabo VerdeDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da EducaçãoAs alterações sentidas na caracterização da população escolar transformam a escola num lugar de encontro e de diálogo de culturas, exigindo que ela, enquanto instituição responsável pela igualdade de oportunidades de todos os alunos que a frequentam, as valorize e seja sensível aos seus valores. No contexto cabo-verdiano, a diversidade cultural é uma realidade nova que impõe exigências à sociedade e à escola em particular. O trabalho desenvolvido no presente estudo tem por objectivo verificar em que medida os professores do ensino secundário em Cabo Verde se sentem preparados para lidar com a diversidade cultural dos alunos nas escolas. Tendo em atenção os objectivos propostos para este estudo, optámos por elaborar e aplicar um questionário a noventa e oito professores do ensino secundário de um Liceu em Cabo Verde. Os resultados deste estudo apontam para a identificação dos inquiridos quanto à diversidade cultural existente na escola. Observa-se, contudo, o reconhecimento por parte dos inquiridos relativamente à importância da formação em educação multi/intercultural na escola, associada aos novos desafios colocados pelas mudanças sociais e culturais da sociedade e da escola, em particular, bem como a fraca presença dos conteúdos relacionados com a diversidade cultural nos currículos escolares e no da formação dos professores.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNMagalhães, Sónia dos Reis2013-07-18T13:47:28Z2013-042013-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/10149porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:43:42Zoai:run.unl.pt:10362/10149Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:19:16.336381Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A diversidade cultural no ensino secundário Cabo Verde: novos desafios educativos e curriculares. Estudo de caso
title A diversidade cultural no ensino secundário Cabo Verde: novos desafios educativos e curriculares. Estudo de caso
spellingShingle A diversidade cultural no ensino secundário Cabo Verde: novos desafios educativos e curriculares. Estudo de caso
Magalhães, Sónia dos Reis
Diversidade Cultural
Alunos do Ensino Secundário
Formação docente
Cabo Verde
title_short A diversidade cultural no ensino secundário Cabo Verde: novos desafios educativos e curriculares. Estudo de caso
title_full A diversidade cultural no ensino secundário Cabo Verde: novos desafios educativos e curriculares. Estudo de caso
title_fullStr A diversidade cultural no ensino secundário Cabo Verde: novos desafios educativos e curriculares. Estudo de caso
title_full_unstemmed A diversidade cultural no ensino secundário Cabo Verde: novos desafios educativos e curriculares. Estudo de caso
title_sort A diversidade cultural no ensino secundário Cabo Verde: novos desafios educativos e curriculares. Estudo de caso
author Magalhães, Sónia dos Reis
author_facet Magalhães, Sónia dos Reis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Sónia dos Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade Cultural
Alunos do Ensino Secundário
Formação docente
Cabo Verde
topic Diversidade Cultural
Alunos do Ensino Secundário
Formação docente
Cabo Verde
description Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-18T13:47:28Z
2013-04
2013-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/10149
url http://hdl.handle.net/10362/10149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137836328288256