A PRÁTICA DO SOCIODRAMA EM CONTEXTO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Dulce Ferreira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Morgado, Elsa Maria Gabriel, Leonido, Levi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/190
Resumo: Este trabalho aborda a prática do Sociodrama em contexto escolar2, especificamente nas aulas de Expressão Dramática. A disciplina de expressão dramática é definida como um espaço e uma ferramenta educativa que permite desenvolver o currículo escolar em vários domínios, tais como a educação artística, a expressão corporal, a língua ou literatura e pelas suas características relacionais e interpessoais, é de facto uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de habilidades sociais e pessoais. Constatando que as práticas teatrais traziam não só uma melhoria na assimilação dos conhecimentos, como permitiam a certos alunos ajustar as suas emoções e o seu comportamento e atitudes face a determinadas situações escolares. Pois as atividades dramáticas impõem um trabalho em equipa, em grupo, que pode favorecer qualquer tipo de aula. Estas situações em que o grupo está concentrado numa atividade, num jogo, ajudam a melhorar os aspetos da socialização e da comunicação, sempre que são propostas num espaço e clima seguros para o aluno. É nesse ambiente seguro que o Sociodrama entra, tendo como base a disciplina de Expressão Dramática. Este relatório tem por objetivo ilustrar como a prática do Sociodrama pode ser aproveitada no projeto educativo de uma Escola, e de que forma poderá fazer parte integrante desse mesmo currículo.
id RCAP_35ed9c872e3d53c0eee7b2cae163e86b
oai_identifier_str oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/190
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A PRÁTICA DO SOCIODRAMA EM CONTEXTO ESCOLARPractice of sociodrama in school contextSociodramaDramatic ExpressionDramatic PlaySociodramaexpressão DramáticaJogo DramáticoEste trabalho aborda a prática do Sociodrama em contexto escolar2, especificamente nas aulas de Expressão Dramática. A disciplina de expressão dramática é definida como um espaço e uma ferramenta educativa que permite desenvolver o currículo escolar em vários domínios, tais como a educação artística, a expressão corporal, a língua ou literatura e pelas suas características relacionais e interpessoais, é de facto uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de habilidades sociais e pessoais. Constatando que as práticas teatrais traziam não só uma melhoria na assimilação dos conhecimentos, como permitiam a certos alunos ajustar as suas emoções e o seu comportamento e atitudes face a determinadas situações escolares. Pois as atividades dramáticas impõem um trabalho em equipa, em grupo, que pode favorecer qualquer tipo de aula. Estas situações em que o grupo está concentrado numa atividade, num jogo, ajudam a melhorar os aspetos da socialização e da comunicação, sempre que são propostas num espaço e clima seguros para o aluno. É nesse ambiente seguro que o Sociodrama entra, tendo como base a disciplina de Expressão Dramática. Este relatório tem por objetivo ilustrar como a prática do Sociodrama pode ser aproveitada no projeto educativo de uma Escola, e de que forma poderá fazer parte integrante desse mesmo currículo.This report addresses the practice of Sociodrama in schools, specifically in Dramatic Expression classes. Over the last ten years of teaching, I realized that not only did the theater practices lead to an improvement in the assimilation of knowledge, but they allowed certain students to adjust their emotions, their behavior and attitudes in relation to certain school situations. The area of dramatic Expression is defined as a space and an educational tool that allows the development of the school curriculum in various fields such as arts education, body expression, language or literature, and because of its relational and interpersonal characteristics, it is in fact a powerful tool for the development of social and personal skills. The Dramatic Play is an interesting tool for all teachers, not just for the professionals of the areas involved. Dramatic activities require team work, group work, which may favor any kind of class. These situations in which the group is focused on an activity, on a game, help improve socialization and communication aspects, whenever they’re proposed under an environment and a space which are safe for the student. It is in this safe environment that Sociodrama comes in, based on the discipline of Dramatic Expression. This report aims to illustrate how the practice of Sociodrama can be harnessed in the educational project of a school, and how it can be part of that same curriculum in the following years.MUNDIS2016-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/190oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/190ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 7 N.º 2 (2016): 25.ª Edição | ERAS; 23-501647-35582184-2116reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/190https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/190/188Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Dulce FerreiraMorgado, Elsa Maria GabrielLeonido, Levi2022-09-05T13:57:49Zoai:ojs2.eras.mundis.pt:article/190Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:10:52.418815Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A PRÁTICA DO SOCIODRAMA EM CONTEXTO ESCOLAR
Practice of sociodrama in school context
title A PRÁTICA DO SOCIODRAMA EM CONTEXTO ESCOLAR
spellingShingle A PRÁTICA DO SOCIODRAMA EM CONTEXTO ESCOLAR
da Silva, Dulce Ferreira
Sociodrama
Dramatic Expression
Dramatic Play
Sociodrama
expressão Dramática
Jogo Dramático
title_short A PRÁTICA DO SOCIODRAMA EM CONTEXTO ESCOLAR
title_full A PRÁTICA DO SOCIODRAMA EM CONTEXTO ESCOLAR
title_fullStr A PRÁTICA DO SOCIODRAMA EM CONTEXTO ESCOLAR
title_full_unstemmed A PRÁTICA DO SOCIODRAMA EM CONTEXTO ESCOLAR
title_sort A PRÁTICA DO SOCIODRAMA EM CONTEXTO ESCOLAR
author da Silva, Dulce Ferreira
author_facet da Silva, Dulce Ferreira
Morgado, Elsa Maria Gabriel
Leonido, Levi
author_role author
author2 Morgado, Elsa Maria Gabriel
Leonido, Levi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Dulce Ferreira
Morgado, Elsa Maria Gabriel
Leonido, Levi
dc.subject.por.fl_str_mv Sociodrama
Dramatic Expression
Dramatic Play
Sociodrama
expressão Dramática
Jogo Dramático
topic Sociodrama
Dramatic Expression
Dramatic Play
Sociodrama
expressão Dramática
Jogo Dramático
description Este trabalho aborda a prática do Sociodrama em contexto escolar2, especificamente nas aulas de Expressão Dramática. A disciplina de expressão dramática é definida como um espaço e uma ferramenta educativa que permite desenvolver o currículo escolar em vários domínios, tais como a educação artística, a expressão corporal, a língua ou literatura e pelas suas características relacionais e interpessoais, é de facto uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de habilidades sociais e pessoais. Constatando que as práticas teatrais traziam não só uma melhoria na assimilação dos conhecimentos, como permitiam a certos alunos ajustar as suas emoções e o seu comportamento e atitudes face a determinadas situações escolares. Pois as atividades dramáticas impõem um trabalho em equipa, em grupo, que pode favorecer qualquer tipo de aula. Estas situações em que o grupo está concentrado numa atividade, num jogo, ajudam a melhorar os aspetos da socialização e da comunicação, sempre que são propostas num espaço e clima seguros para o aluno. É nesse ambiente seguro que o Sociodrama entra, tendo como base a disciplina de Expressão Dramática. Este relatório tem por objetivo ilustrar como a prática do Sociodrama pode ser aproveitada no projeto educativo de uma Escola, e de que forma poderá fazer parte integrante desse mesmo currículo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-30T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/190
oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/190
url https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/190
identifier_str_mv oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/190
https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/190/188
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv MUNDIS
publisher.none.fl_str_mv MUNDIS
dc.source.none.fl_str_mv ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 7 N.º 2 (2016): 25.ª Edição | ERAS; 23-50
1647-3558
2184-2116
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129978685620224