Qual o impacto das campanhas internas do dstgroup na Felicidade Interna Bruta (FIB) e na produtividade dos seus trabalhadores?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Inês Adriana Meirinhos Cardeiras
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6836
Resumo: Num mercado cada vez mais competitivo, é essencial que as empresas procurem preocupar-se com a sua felicidade, bem como a felicidade dos seus trabalhadores. Uma das condições essenciais para a felicidade profissional, assenta na dedicação considerando que os trabalhadores, são o alicerce de uma organização. Neste contexto, investigou-se qual o impacto que as campanhas internas do dstgroup têm na Felicidade Interna Bruta, que se trata do medidor de qualidade de vida e de progresso social e na produtividade dos seus trabalhadores, com o objetivo central de avaliar como a organização aborda o endomarketing e perceber também de que forma estas campanhas internas são eficazes e, caso contrário, quais as medidas a adotar. Recorreu-se então à utilização de uma metodologia de cariz quantitativo, tendo sido utilizado os questionários como instrumentos de estudo, com uma amostra de 211 participantes. Após a recolha dos dados finais, realizou-se a sua análise através da caracterização da amostra, do Alpha de Cronbach para verificar a confiabilidade das escalas, de um teste ANOVA unidirecional para comparar variáveis de distribuições normais de igual variância e análises descritivas e estatísticas. Concluiu-se então que a felicidade e a motivação parecem estar relacionadas com o desempenho positivo e a eficácia. Verificou-se também que o tempo de efetividade dos trabalhadores pode influenciar a sua felicidade em relação à organização.
id RCAP_3601b7ba5e33664f1ab7833f47991162
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6836
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Qual o impacto das campanhas internas do dstgroup na Felicidade Interna Bruta (FIB) e na produtividade dos seus trabalhadores?FelicidadeFelicidade Interna BrutaComunicação InternaEndomarketingSatisfação no trabalhoHappinessGross National HappinessInternal communicationEndomarketingJob satisfactionNum mercado cada vez mais competitivo, é essencial que as empresas procurem preocupar-se com a sua felicidade, bem como a felicidade dos seus trabalhadores. Uma das condições essenciais para a felicidade profissional, assenta na dedicação considerando que os trabalhadores, são o alicerce de uma organização. Neste contexto, investigou-se qual o impacto que as campanhas internas do dstgroup têm na Felicidade Interna Bruta, que se trata do medidor de qualidade de vida e de progresso social e na produtividade dos seus trabalhadores, com o objetivo central de avaliar como a organização aborda o endomarketing e perceber também de que forma estas campanhas internas são eficazes e, caso contrário, quais as medidas a adotar. Recorreu-se então à utilização de uma metodologia de cariz quantitativo, tendo sido utilizado os questionários como instrumentos de estudo, com uma amostra de 211 participantes. Após a recolha dos dados finais, realizou-se a sua análise através da caracterização da amostra, do Alpha de Cronbach para verificar a confiabilidade das escalas, de um teste ANOVA unidirecional para comparar variáveis de distribuições normais de igual variância e análises descritivas e estatísticas. Concluiu-se então que a felicidade e a motivação parecem estar relacionadas com o desempenho positivo e a eficácia. Verificou-se também que o tempo de efetividade dos trabalhadores pode influenciar a sua felicidade em relação à organização.In an increasingly competitive market, it is essential that companies seek to be concerned with their happiness, as well as the happiness of their workers. One of the essential conditions for professional happiness is based on dedication considering that workers are the foundation of an organization. In this context, we investigated the impact that dstgroup's internal campaigns have on Gross Internal Happiness, that it is the quality of life and social progress meter and on the productivity of its workers, with the central objective of evaluating how the organization approaches internal marketing and also understanding how these internal campaigns are effective and, if not, what measures to take. We then used a quantitative methodology, using questionnaires as study tools, with a sample of 211 participants. After collecting the final data, its analysis was carried out through the characterization of the sample, from Cronbach's Alpha to verify the reliability of the scales, a unidirectional ANOVA test to compare variables of normal distributions of equal variance, descriptive and statistical analyzes, among others. It was concluded that happiness and motivation seem to be related to positive performance and effectiveness. It was also found that the effective time of workers can influence their happiness in relation to the organization.Silva, PauloRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSoares, Inês Adriana Meirinhos Cardeiras2021-09-16T13:04:43Z2021-07-122021-02-162021-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6836TID:202765350porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:29:01Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6836Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:40.613749Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Qual o impacto das campanhas internas do dstgroup na Felicidade Interna Bruta (FIB) e na produtividade dos seus trabalhadores?
title Qual o impacto das campanhas internas do dstgroup na Felicidade Interna Bruta (FIB) e na produtividade dos seus trabalhadores?
spellingShingle Qual o impacto das campanhas internas do dstgroup na Felicidade Interna Bruta (FIB) e na produtividade dos seus trabalhadores?
Soares, Inês Adriana Meirinhos Cardeiras
Felicidade
Felicidade Interna Bruta
Comunicação Interna
Endomarketing
Satisfação no trabalho
Happiness
Gross National Happiness
Internal communication
Endomarketing
Job satisfaction
title_short Qual o impacto das campanhas internas do dstgroup na Felicidade Interna Bruta (FIB) e na produtividade dos seus trabalhadores?
title_full Qual o impacto das campanhas internas do dstgroup na Felicidade Interna Bruta (FIB) e na produtividade dos seus trabalhadores?
title_fullStr Qual o impacto das campanhas internas do dstgroup na Felicidade Interna Bruta (FIB) e na produtividade dos seus trabalhadores?
title_full_unstemmed Qual o impacto das campanhas internas do dstgroup na Felicidade Interna Bruta (FIB) e na produtividade dos seus trabalhadores?
title_sort Qual o impacto das campanhas internas do dstgroup na Felicidade Interna Bruta (FIB) e na produtividade dos seus trabalhadores?
author Soares, Inês Adriana Meirinhos Cardeiras
author_facet Soares, Inês Adriana Meirinhos Cardeiras
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Paulo
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Inês Adriana Meirinhos Cardeiras
dc.subject.por.fl_str_mv Felicidade
Felicidade Interna Bruta
Comunicação Interna
Endomarketing
Satisfação no trabalho
Happiness
Gross National Happiness
Internal communication
Endomarketing
Job satisfaction
topic Felicidade
Felicidade Interna Bruta
Comunicação Interna
Endomarketing
Satisfação no trabalho
Happiness
Gross National Happiness
Internal communication
Endomarketing
Job satisfaction
description Num mercado cada vez mais competitivo, é essencial que as empresas procurem preocupar-se com a sua felicidade, bem como a felicidade dos seus trabalhadores. Uma das condições essenciais para a felicidade profissional, assenta na dedicação considerando que os trabalhadores, são o alicerce de uma organização. Neste contexto, investigou-se qual o impacto que as campanhas internas do dstgroup têm na Felicidade Interna Bruta, que se trata do medidor de qualidade de vida e de progresso social e na produtividade dos seus trabalhadores, com o objetivo central de avaliar como a organização aborda o endomarketing e perceber também de que forma estas campanhas internas são eficazes e, caso contrário, quais as medidas a adotar. Recorreu-se então à utilização de uma metodologia de cariz quantitativo, tendo sido utilizado os questionários como instrumentos de estudo, com uma amostra de 211 participantes. Após a recolha dos dados finais, realizou-se a sua análise através da caracterização da amostra, do Alpha de Cronbach para verificar a confiabilidade das escalas, de um teste ANOVA unidirecional para comparar variáveis de distribuições normais de igual variância e análises descritivas e estatísticas. Concluiu-se então que a felicidade e a motivação parecem estar relacionadas com o desempenho positivo e a eficácia. Verificou-se também que o tempo de efetividade dos trabalhadores pode influenciar a sua felicidade em relação à organização.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-16T13:04:43Z
2021-07-12
2021-02-16
2021-07-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/6836
TID:202765350
url http://hdl.handle.net/10400.19/6836
identifier_str_mv TID:202765350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130917671796736