Promover a auto-gestão apoiada de saúde na criança e adolescente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Bárbara Bacharel de Sampaio
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/43666
Resumo: O envolvimento em comportamentos de saúde, bem como, a gestão de doenças crónicas, são cada vez mais reconhecidos como uma responsabilidade da pessoa e da sua família. A auto- gestão é um processo em que as crianças e jovens desenvolvem um conjunto de atitudes, comportamentos e competências que os ajudam a diminuir o impacto da sua condição de saúde em todas as vertentes da sua vida, tanto para eles como para a sua família ou cuidadores. A realização da revisão scoping, com o título: “O conceito de auto-gestão de saúde na criança e adolescente: scoping review”, contribuiu para uma melhor compreensão do conceito de auto-gestão na idade pediátrica. Segundo os resultados desta revisão, o envolvimento em comportamentos de auto-gestão está associado a benefícios para a criança/adolescente, tanto a curto como a longo prazo, e nas várias dimensões da sua vida. Os enfermeiros têm um papel fundamental no apoio e na educação para a auto-gestão de saúde, podendo reduzir riscos e promover condições que a apoiem. Este relatório tem como objetivo descrever e refletir criticamente sobre o percurso de formação desenvolvido, bem como, comunicar os resultados de aprendizagem clínica e de investigação aplicada. Foi realizado um estágio em três contextos de intervenção diferentes: Serviço de Internamento de Pediatria, Cuidados de Saúde Primários e Urgência Pediátrica Polivalente de um Hospital Central de Lisboa. Em cada contexto de intervenção foi realizado um projeto formativo individual, no qual foram definidos objetivos gerais e específicos e atividades a desenvolver, bem como, os respetivos indicadores de avaliação, em resposta aos diagnósticos de situação identificados em cada contexto. Foi definido como objetivo transversal a todos os contextos de estágio: desenvolver competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica na prestação de cuidados de enfermagem à criança/adolescente e família nos diversos contextos de intervenção, tendo como foco a promoção da auto-gestão apoiada da criança e do adolescente. O caminho percorrido para a concretização dos objetivos definidos promoveu o desenvolvimento de competências comuns e específicas de EEESIP e permitiu-me transferir conhecimentos sobre a temática da auto-gestão apoiada de saúde para a prestação de cuidados de enfermagem à criança/adolescente e família. O Modelo de Promoção da Saúde, de Nola Pender, representa a visão teórica deste relatório e sustentou e orientou todo o percurso académico realizado, tanto na vertente teórica como na prática de cuidados de enfermagem especializados, prestados à criança/adolescente e família. O presente relatório integra a articulação dos conhecimentos e competências adquiridos e as experiências vivenciadas ao longo do percurso formativo. No seu todo, alargaram a minha visão sobre a prática de cuidados à criança e família, tornando-me mais consciente e mais capaz para prestar cuidados de enfermagem de qualidade, com segurança, competência e em verdadeira parceria com a criança e família.
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Segundo os resultados desta revisão, o envolvimento em comportamentos de auto-gestão está associado a benefícios para a criança/adolescente, tanto a curto como a longo prazo, e nas várias dimensões da sua vida. Os enfermeiros têm um papel fundamental no apoio e na educação para a auto-gestão de saúde, podendo reduzir riscos e promover condições que a apoiem. Este relatório tem como objetivo descrever e refletir criticamente sobre o percurso de formação desenvolvido, bem como, comunicar os resultados de aprendizagem clínica e de investigação aplicada. Foi realizado um estágio em três contextos de intervenção diferentes: Serviço de Internamento de Pediatria, Cuidados de Saúde Primários e Urgência Pediátrica Polivalente de um Hospital Central de Lisboa. Em cada contexto de intervenção foi realizado um projeto formativo individual, no qual foram definidos objetivos gerais e específicos e atividades a desenvolver, bem como, os respetivos indicadores de avaliação, em resposta aos diagnósticos de situação identificados em cada contexto. Foi definido como objetivo transversal a todos os contextos de estágio: desenvolver competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica na prestação de cuidados de enfermagem à criança/adolescente e família nos diversos contextos de intervenção, tendo como foco a promoção da auto-gestão apoiada da criança e do adolescente. O caminho percorrido para a concretização dos objetivos definidos promoveu o desenvolvimento de competências comuns e específicas de EEESIP e permitiu-me transferir conhecimentos sobre a temática da auto-gestão apoiada de saúde para a prestação de cuidados de enfermagem à criança/adolescente e família. O Modelo de Promoção da Saúde, de Nola Pender, representa a visão teórica deste relatório e sustentou e orientou todo o percurso académico realizado, tanto na vertente teórica como na prática de cuidados de enfermagem especializados, prestados à criança/adolescente e família. O presente relatório integra a articulação dos conhecimentos e competências adquiridos e as experiências vivenciadas ao longo do percurso formativo. No seu todo, alargaram a minha visão sobre a prática de cuidados à criança e família, tornando-me mais consciente e mais capaz para prestar cuidados de enfermagem de qualidade, com segurança, competência e em verdadeira parceria com a criança e família.The involvement in healthier behaviours, as well as management of chronic diseases has been increasingly attributed as a responsability of an individual and its family. Self- management is a process in which childreen and teens develop a wide range of behaviours and skils that help them minimize the impact of their health condition in all aspects of their lives. This applies to childreen and teens as well as to their respective families or care takers. For a better understanding of the concept of self-management in the pediatric age range, a scoping review with title “The concept of health self-management in children and teens” was done. The results of this review showed that the involvement in self-management behaviours is associated to various benefits to the child/teen. These benefits occured both in the short and in the long term as well as in all their life dimensions. Nurses play a key role in supporting and educating health self-management by reducing risks and promoting conditions to suporto it. The goal of the following report is to critically describe and reflect on the learning path developed. Moreover, another goal set for to this report is to communicate the clinical results learned and the research apllied. An internship was carried out in three different intervention contexts: inpatient pediatrics, primary health care and pediatric emergency In each intervention context, an individual academic project was performed. Global and specific goals and activities to perform were set for each project as well as respective evaluation indicators. The common goal set for all aspects of the internships was: “develop skils of a specialist nurse in child and pediatric health nursing in providing nursing care to the child and teen and its family in the various contexts of interventionm with focus on supported child and teen self-management”. Nola Pender´s model of health promotion represents the vision of this report and sustained and guided the academic path followed. This vision was followed both in the teorical and practical sides of the specialized nursing care provided to the child and its family. This report includes an integration of knowledge and skils accquired and experiences lived throughout the learning path. All in all, these aspects broadened my vision in what concerns to the practice of children and its familily´s care. I became more conscious and capable of performing high quality nursing care, doing it more safely, profficiently and in a true partnership with the child and its family.Charepe, Zaida BorgesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSoares, Bárbara Bacharel de Sampaio2023-01-2420222024-07-17T00:00:00Z2023-01-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/43666TID:203391691porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-06T01:37:11Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/43666Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:30.947970Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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